top of page

10 Curiosidades Sobre o Batman

Atualizado: 1 de ago. de 2022

Assim como fizemos com o Superman, hoje estaremos apresentando uma lista com 10 fatos curiosos sobre o Batman, um dos maiores personagens da história da cultura pop, com 83 anos de história e incríveis 8 filmes próprios.


 

10. Criação e Inspirações

Movido pelo sucesso de Superman, a National Comics (futura DC) precisava criar novos personagens a altura do Homem de Aço, e ficou a cargo do jovem desenhista Bob Kane, criar esse tal personagem. Durante uma festa, Kane conheceu o quadrinhista Bill Finger, que decidiu ajuda-lo nessa missão. O herói da dupla seria um vigilante da noite, sombrio e brutal, reunindo traços dos justiceiros Zorro e Sombra, e do assassino fictício, o Morcego. O nome de Bruce Wayne, foi criado pela junção dos nomes do Rei Escocês Robert Bruce, e do general inglês Anthony Wayne.

O Homem Morcego teve a sua primeira aparição, em Maio de 1939, na revista Detective Comics #27, um dos maiores marcos da história dos quadrinhos. Na edição chamada ´´Caso do Sindicato dos Químicos´´, já somos apresentados a Bruce Wayne e Comissário Gordon, e quando Gordon é avisado sobre um crime em uma fábrica de químicos, somos apresentados ao Cavaleiro das Trevas, que entra em ação, combatendo os criminosos, chegando a matar um deles, revelando um dos fatos mais chocantes sobre essa primeira versão do herói, ele não tinha nenhum remorso quanto aos criminosos, os matando brutalmente e chegando a utilizar armas de fogo.

Com o sucesso estrondoso das primeiras edições, no ano seguinte, Batman recebeu a sua revista solo, que teve um sucesso tão grande quanto a Detective Comics. O Cruzado Encapuzado chegou ao Brasil em 1940, na edição 7 da revista O Lobinho, com o nome do alter ego do herói deixando de ser Bruce Wayne, e se transformando em Bruno Miller, e Gotham City se transformando em Riacho Doce (kkkkk).

Um fato bastante desconhecido e triste sobre a criação do personagem, foram as discussões internas entre Bill Finger e Bob Kane, com Kane se autoproclamando o único criador do Batman, levando todos os direitos da criação do personagem. Mesmo que Finger tivesse participação ativa na criação das histórias, seu nome nunca era colocado. Apenas depois da sua morte em 1974, Finger passou a receber um pouco de crédito sobre suas criações.

 

9. Aliados do Morcego

Durante a febre dos Sidekicks na década de 1940, o Batman recebeu o seu maior companheiro e amigo, Dick Grayson, o Robin. A ideia era o Menino Prodígio fazer um papel semelhante ao que Watson fazia a Sherlock Holmes, apresentar alguém que o Cavaleiro das Trevas pudesse conversar durante as HQS. O personagem surgiu logo na primeira edição da revista solo do Batman, se unindo a outros aliados do herói, como Gordon, e seu fiel mordomo Alfred.

Além de Grayson, vários outros personagens já vestiram o manto de Robin durante a história, como Tim Drake, Stephanie Brown, Carry Kelley, Matt Mcginnis, e o famoso Jason Todd, que protagonizou um dos arcos mais dramáticos da história do Cavaleiro das Trevas, chamado ´´Morte na Família´´, onde o Robin é espancado até a morte pelo Coringa, voltando a vida sobre a alcunha de Capuz Vermelho.

Uma companheira do Batman que não poderíamos nos esquecer, é a Batwoman, alter ego de Kathy Kane, uma grande admiradora e par romântico do herói, que mais tarde teve seu posto ´´Tomado´´, por Batgril, mais conhecida como Barbara Gordon.

 

8. Tal Pai, Tal Filho

A origem do Batman pode ser talvez a mais reconhecida entre os super heróis, onde o jovem Bruce Wayne, presenciou a morte de seus pais Thomas e Martha durante um assalto nas ruas de Gotham. Porém, na famosa história Flashpoint, quando o Flash tenta voltar no tempo para salvar sua mãe, ele quebra a barreira da realidade, alterando vários fatos da sua realidade, entre eles, a identidade do Batman. Nessa realidade, Bruce Wayne foi assassinado no lugar de seus pais, e tomado pela vingança, Thomas Wayne assumiu a figura de Batman, se tornando um vigilante brutal, assassinando todos os criminosos que cruzam o seu caminho.

Além da mudança no herói, o Coringa também recebeu uma nova identidade. Após a morte de seu filho, Martha Wayne chegou a um estado de loucura, não conseguindo parar de rir, assim como o Coringa original, e se tornou uma completa psicopata, se tornando a maior inimiga do Batman de Thomas.

Martha comete crimes terríveis, como assassinar o Comissário Gordon, causar a morte da filha de Harvey Dent e deixar Selina Kyle paraplégica após um tiro. Durante a batalha final contra sua esposa, Thomas explica que haviam outras realidades em que seu filho estava vivo, e se tornaria o Batman. e sabendo disso, Martha salta para a morte em um penhasco.

 

7. O Herói de Mil Faces

O Batman é o herói com mais adaptações Live Action de todos os tempos, com cerca de 11 adaptações contando filmes e séries. A primeira aparição do herói, foi em 1943, na série Batman e Robin, onde foi vivido por Lewis Wilson. Outra atuação clássica do herói, foi apresentada em 1966, onde Adaw West interpretou o defensor de Gotham de maneira bastante infantil e fantasiosa, que mesmo indo contra os princípios do personagem, fez um sucesso estrondoso na época.

Em 1989, Michael Keaton nos entregou a primeira versão do Batman para os cinemas, com uma interpretação mais série, com um Batman silencioso e brutal, diferente dos galhofas interpretados por Val Kilmer e George Clooney.

Mais recentemente, tivemos três ótimas versões cinematográficas do herói. Chistian Bale trouxe um Batman mais realista, e com um alter ego mais bem desenvolvido durante a sua trilogia. Tivemos também Ben Afleck, que gerou muito polêmica durante o seu tempo vestindo o capuz, com um Batman mais amargurado, e que matava sem piedade. Por fim, tivemos Robert Pattinson, que inicialmente despertou bastante dúvida, mas que no final, entregou um Batman ótimo e bastante completo em relação aos desejos do público.

Além das versões do cinema, o Homem Morcego também teve versões para a TV, como na série Gotham.

 

6. O Garra das Trevas

Durante os anos de 1996 e 1997, a saudosa Amalgam Comics, misturou diversos personagens de Marvel e DC, criando personagens no mínimo bizarros, como: Super Soldado (Capitão América e Superman), Lanterna de Ferro (Lanterna Verde e Homem de Ferro), Doutor Apocalipse (Doutor Destino e Apocalipse) e obviamente, Garra das Trevas, que juntou Batman e Wolverine.

A origem do herói mistura muito bem os elementos de ambos os personagens, com o bilionário Logan Wayne, perdendo seus pais para o crime de Gotham, e posteriormente, tendo admantium injetado em seu corpo através do Projeto Arma X. O personagem junta os principais trunfos dos dois personagens, com as garras e o fator de cura de Logan, fundidos com a técnica e os equipamentos do Cavaleiro das Trevas.

Outros personagens presentes nessa saga são, Hiena, fusão do Coringa com o Dentes de Sabre, e a Pardau, que mistura Robin e Jubileu.

 

5. Crossovers

O Cavaleiro das Trevas, é provavelmente o herói de quadrinhos que mais participou de crossovers na história, tendo alguns épicos como quando enfrentou o Hulk, e outros bastante curiosos, como quando cruzou com a galera do Scooby Doo.

Em 1981, em uma das várias parcerias entre Marvel e DC, tivemos um confronto bastante inusitado entre Batman e Hulk. O Gigante Esmeralda havia sido manipulado pelo Coringa, o que o colocou em conflito direto com o Batman. Incapaz de derrotar Hulk em um combate direto, Batman utiliza um gás do sono, que faz com que o Hulk desmaie, e o morcego de Gotham saia vitorioso. Outro encontro entre Batman e os personagens da Marvel, ocorreu em 1996, onde o herói confrontou o Capitão América em uma batalha simplesmente épica, onde Batman ganhou por pouco, e depois, ambos se uniram para derrotar Coringa e Caveira Vermelha. Outro encontro marcante, foi entre Batman e Homem Aranha, que se uniram para confrontar o Coringa e o Carnificina.

Outro arco bastante interessante, foi a minissérie Batman vs Predador, onde o Batman enfrentou o alien caçador do filme Predador, conseguindo derrota-lo com a ajuda de um traje especial.

Batman também já esteve em conflito com as Tartarugas Ninja, Justiceiro, Juiz Dreed, e até mesmo com o próprio Conde Drácula, o que mostra a influencia do personagem além da sua própria editora, sendo um dos personagens mais maleáveis e populares da todos os tempos.

 

4. Legião de Vilões

Sem dúvidas, nenhum herói tem a galeria de vilões que o Batman possui, com uma legião de personagens espetaculares, que juntam perfeitamente poderes e habilidades, com problemas mentais. Logo em Batman #1, somos apresentados ao serial killer Coringa, e a ex aeromoça e agora ladra fanática por Gatos, Selina Kile. Ao longo dos anos de 1940 e 1950, muitos outros personagens marcantes foram apresentados, como o Charada em Detective Comics 140, e o Duas Caras em Detective Comics 66.

Nos cinemas, vários desses vilões vieram a aparecer nas telonas do cinema, e fizeram história, como os Coringas de Heath Ledger e Joaquin Phoenix, que foram fortemente premiados. Além dos cinemas, também temos a saga de jogos Batman Arkham, que trás diversos desses vilões, com tramas bastante interessantes envolvendo cada um deles, explorando ao máximo a rica mitologia do personagem.

 

3. A Era da Censura

Durante os anos de 1950 e 1960, todos os quadrinhos de super heróis foram cruelmente atacados pela censura, muito devido ao livro ´´The Seduction of The Innocent´´, que colocava a culpa do uso de drogas e a violência entre os jovens, nos quadrinhos, algo completamente sem sentido, já que esses quadrinhos sempre deram bons exemplos para os jovens, através das ações heroicas dos seus personagens, que combatiam exatamente a violência e o uso de drogas....

Como resultado, os quadrinhos começaram a se tornar extremamente infantis, e as histórias que antes eram mais intrigantes e investigativas, se afundaram em tramas rasas e repetitivas. Personagens como o Duas Caras, foram completamente cortado das HQS, pelo seu visual assustador, assim como o Coringa, que por não poder ser explorado da forma que poderia, acabou também desaparecendo das histórias do Batman.

Apenas ao final da década de 1970, que os quadrinhos puderam retomar a sua qualidade padrão, com as histórias do Homem Morcego voltando as suas origens mais maduras. Com a chegada dos anos 1980, o Batman se tornou provavelmente o personagem mais popular do planeta, com seus produtos sendo vendidos em cada esquina, com seus melhores quadrinhos sendo lançados, como: A Piada Mortal, O Cavaleiro das Trevas, Asilo Arkham, Morte na Família e muitas outras, encerrando a década com chave de ouro, com o filme Batman de 1989, dirigido por Tim Burton e protagonizado pelo grande Michael Keaton.

 

2. Poder Infinito

Todos sabem que o Batman não possui nenhum tipo de poder (além do dinheiro), porém em Justice Legue #42 de 2015, Bruce teve acesso a um poder praticamente infinito, através da cadeira de Mobius, com essa cadeira, Batman era capaz de prever o futuro, e saber de tudo que já aconteceu no passado, chegando a descobrir, que haviam três Coringas no seu universo.

Porém, com todo esse poder, o Cavaleiro das Trevas acaba ficando viciado nos poderes da cadeira, tentando impedir todos os crimes antes que eles acontecessem. Graças a Hal Jordan, Batman consegue se livrar da cadeira.

Mesmo não alcançando esse nível de poder, o personagem já teve outras versões extremamente poderosas, como o Batman Lanterna Amarelo, Batman Vampiro, o brutal Batman que ri, e o Batman com a armadura Hell Bat, forjada por todos os membros da Liga da Justiça, que ajudaram o morcego e confrontar um avatar de Darkside e o restante de seus acólitos.

 

1. Batman com Preparo

Todos conhecem aquela famosa frase, Batman com preparo vence qualquer um. Obviamente, o Cavaleiro das Trevas não conseguiria vencer todos os personagens da cultura pop, mas mesmo assim, seus feitos foram grandiosos.

Através de um plano de contingencia, o Batman foi capaz de vencer todos os membros da Liga da Justiça, e humilhar o Superman, mais de uma vez, derrotou o Predador como pudemos ver nos crossovers. Mas sem dúvida, seu maior feito, foi derrotar o senhor do mal da DC Comics, Darkside, matando o vilão com uma bala especial, mas infelizmente, sendo atingido pelos seus raios ômega.

Além disso, Batman também foi capaz de derrotar Bizarro, e até mesmo um exército de Marcianos Brancos, que haviam batido boa parte da Liga da Justiça, e todas as tropas da Corte das Corujas.



125 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page