Logo depois do Homem de Ferro, chegou a hora de falar dos fatos mais interessantes sobre o líder dos Vingadores, o Capitão América.
10. Criação
O Capitão América nasceu em 1941, no auge da Segunda Guerra Mundial, justamente como uma propaganda militar americana, incentivando os jovens a entrarem na carreira militar. Pelas mãos de Joe Simon e Jack Kirby, Capitão América #1 foi lançada.
A origem do personagem é bastante conhecida, com o jovem e desnutrido militar Steve Rogers, sendo convidado a participar de um experimento envolvendo o Soro do Super soldado, que o transformaria em um super humano. O experimento é um sucesso, e sobre a alcunha de Capitão América, o Super Soldado leva o patriotismo americano por todo o planeta, enquanto confrontava Nazistas e Japoneses.
A revista do herói americano foi um tremendo sucesso, chegando ao Brasil em 1943, na revista O Guri, na edição 73.
9. Cancelamento da Revista
Nos primeiros anos, o Capitão América era um verdadeiro fenômeno editorial, principalmente ao lado de seu sidecick adolescente, Bucky Barnes. Porém, com o fim da guerra, as histórias do herói acabaram se tornando muito pobres e sem propósito. As 15 milhões de vendas mensais, se tornaram algo do passado.
A revista passou a ser trimestral, e outros títulos passaram a ser criados com o envolvimento do personagem, mas nada disso impediu o cancelamento definitivo do quadrinho em 1950.
A primeira tentativa de ressuscitar de personagem, foi em 1953, na revista Young Men 24. Entretanto, o retorno do personagem ao topo dos quadrinhos seria muito mais glorioso.
8. O Sexto Vingador
O super soldado voltou oficialmente para o universo dos quadrinhos da Marvel em 1964, em Vingadores #4. O Capitão havia ficado congelado desde 1945, por ter caído em um mar de gelo durante um confronto com o Barão Zemo.
Após anos congelado no Ártico, Namor encontra o herói, o levando aos Vingadores, e após alguns desentendimentos (Principalmente com o Homem de Ferro), o patriota se junta a equipe. Essa história de ´´Primeiro Vingador´´ é uma grande farsa nos quadrinhos, na verdade, ele foi apenas o sexto vingador.
O primeiro vilão que Steve enfrentou ao lado dos Vingadores, foi o próprio Barão Zemo.
Graças ao sucesso com seus novos companheiros, o Capitão América continuou fazendo participações especiais em outras revistas, como a do Homem de Ferro, até finalmente retornar com uma história solo em 1965, em Tales os Suspense #63. Nesse retorno escrito por Stan Lee, o autor seguiu a risca a origem do personagem, o reapresentando para as novas gerações.
Ao longo das décadas, Steve foi se tornando um dos membros mais importantes da equipe, e por sua experiência de guerra, se tornou o líder da equipe.
7. Capitão para Presidente
No início dos anos 1980, o Capitão América passou por um arco bastante curioso. Após salvar um grupo de políticos de um atentado terrorista, os mesmos o anunciam como seu representante na corrida eleitoral, mesmo a contra gosto do herói.
Durante o arco, o personagem balança, pois a pressão popular era bastante positiva, e inclusive Vingadores como a Vespa, também foram favoráveis. Por outro lado, Homem de Ferro e Visão, colocaram um pouco de realidade na mente do herói, dizendo que ele terá que aceitar muita corrupção, além de não ter nenhuma capacidade para esse cargo.
No final, o Capitão América obviamente nega o pedido, dizendo que não tinha capacidade para tal, e um fracasso, iria destruir o ´´Sonho Americano´´. Seu discurso diante de centenas de jornalistas é realmente emocionante, mostrando a grandeza e a humildade do personagem.
Na série de quadrinhos ´´What if´´ o Capitão América acabou realmente se tornando presidente, após o atual presidente ser revelado como um vilão. Pela sua inexperiência no ramo, o governo de Rogers seria desastroso, e acabaria sendo derrubado por um golpe do seu maior inimigo, o Caveira Vermelha.
6. Escudo
Uma das armas mais marcantes da Cultura Pop, o escudo de Steve Rogers, foi entregue ao soldado assim que recebeu seus poderes. O escudo foi criado por Howard Stark, com uma liga de Vibranium e Adamantium, o tornando praticamente indestrutível, além de absolver impactos, dissipando a pressão através do corpo do escudo.
O que alguns não sabem, é que o primeiro escudo do Capitão foi de formato triangular, e tinha apenas o aço em sua composição, porém, rapidamente foi alterado para a versão que conhecemos.
5. Crossovers
Ao longo de sua jornada nas hqs, o super soldado já se encontrou com alguns personagens além da sua editora. A maior aventura do Capitão, foi o seu encontro com o Batman. Inicialmente, os dois se unem para investigar o sequestro de um avião, cujo os culpados eram Coringa e Caveira Vermelha.
Em certo momento, Steve suspeita que Bruce Wayne seja o culpado, e os dois duelam. Em meio a luta, os dois descobrem as suas identidades secretas, através dos seus estilos de luta. Unidos, Batman, Capitão América, Robin e Bucky, conseguem salvar Washington de uma ameaça nuclear, com o Coringa traindo o Caveira nos ultimo instantes, e morrendo lado a lado.
Mas é claro que não podia faltar, uma história da Amalgam Comics, a editora que fundiu o heróis da Marvel e DC, criando versões bizarras dos super heróis. O Capitão América foi fundido com ninguém mais ninguém menos, do que o Superman. Nessa história, no auge da Segunda Guerra Mundial, o jovem Clark Kent, é usado como cobaia em um experimento do exercito, sendo injetado com o soro do super soldado, que usa restos de um cadáver kripitoniano, criando assim, um verdadeiro SUPER Soldado.
Ao lado da American Girl (Bucky + Supergirl) o Super Soldado foi enfrentando inimigos como Lex Luthor e o Utra-Metallo.
4. A Bomba das Bombas
Muito antes de Chris Evans, o Capitão América já fazia sucesso nas telas do cinema, com seu primeiro filme solo em 1990, com Matt Salinger assumindo o mante do soldado, com uma atuação realmente genial, arrancando risadas a todo o momento, mesmo que não fosse a sua intenção.....
A origem do personagem se mantém inalterada, mas a sua personalidade muda muito. Rogers é um verdadeiro saco de pancada, covarde, e burro, apanhando mais que tapete em dia de faxina em sua primeira luta com o Caveira Vermelha, e sendo preso em uma bomba direcionada a Washington, que acaba sendo desviada pelo herói, e afundando no oceano. Após muitos anos, o super soldado é descongelado e retorna confuso para a cidade. O Capitão aparentemente deu uma passadinha no Brasil antes de seguir para a ação, já que rouba dois carros durante o filme, ludibriando seus donos, fingindo um enjoou.
Após fugir e apanhar o filme inteiro, Capitão América enfrenta Don Corleone... digo Caveira Vermelha, e apanha novamente, vencendo na mais pura sorte, ao arremessar seu escudo de plástico no vilão, o derrubando para a morte em um precipício. Após esse filmaço, o herói sumiu dos cinemas até 2011.
Abaixo, temos o link passa assistir essa belezinha no youtube, boa sorte ao assistir isso....
3. Guerra Civil e Morte
Um dos eventos mais marcantes da história dos quadrinhos, que colocou Capitão América e Homem de Ferro, em combate direto. O governo Americano criou uma lei de registro dos heróis, que limitava suas ações, coisa que Stark apoia, e Steve discordava. Agora como foragidos, Rogers, Golias, Coisa, Mulher invisível, Demolidor, Scott Lang e muitos outros, fogem do governo, enquanto tentam lutar contra o crime como podem.
Após diversos confrontos intensos entre os dois grupos, e muitas reflexões sobre as suas atitudes, o Capitão América consegue derrotar Stark, mas acaba percebendo que quebrou todos os limites, e decide se entregar.
Durante uma transferência de prisão, Capitão é baleado duas vezes por agentes da Hydra, e acaba morto, deixando Tony Stark completamente quebrado. Depois da morte do sonho americano, Bucky Barnes assume o manto do seu amigo, se tornando o novo Capitão América. Tempos depois, descobrimos que o Capitão havia sido preso em uma linha temporal, e não morto de fato.
2. Mjölnir
Antes de cena épica em Vingadores Ultimato, o Capitão América já havia erguido o martelo de Thor em outras duas ocasiões. A primeira vez que o soldado realizou esse feito, foi em Thor 390, provando ser um dos poucos dignos de manipular o poder do trovão. A segunda situação, foi após o arco de Guerra Civil, Thor acaba morrendo, e líder dos Vingadores se torna o novo portador do seu martelo.
Mas é claro, que o momento mais marcante do Capitão com o Mjölnir, foi justamente em sua batalha contra Thanos nos cinemas. Em Era de Ultron, fomos capazes de ver o herói conseguir mover levemente o martelo, dando um pista de que ele seria capaz de ergue-lo, e aos 45 do segundo tempo em Ultimato, Capitão América se mostra digno, e usa todo o seu poder para atacar o Titã Louco.
1. O Capitão da Hydra
Durante a saga ´´Império Secreto´´ o Capitão América acaba perdendo o soro do super soldado no seu sangue, durante uma luta com o Prego de Ferro (Um belo nome para um vilão), o que deixa Steve com o corpo de um homem de 90 anos. Mesmo velho, o herói não abandonou o seu trabalho, e foi com Maria Hill, verificar uma prisão para super criminosos, que era mantida por uma garota chamada Kobik, a personificação de um cubo cósmico.
Durante uma fuga na prisão, Kobik devolve os poderes ao super soldado, que confronta o vilão Ossos Cruzados. Após a Segunda Guerra Civil, Steve Rogers se tornou diretor da Shield, algo que seria um grande erro. Quando Kobik devolveu os poderes para Steve, ela também passou a sua ideologia para ele, já que o cubo cósmico passou anos nas mãos do Caveira Vermelha, o maior inimigo do Capitão América, criando assim um novo Capitão.
Com sua mente corrompida, Rogers assume o comando da Hydra, e prende os heróis mais poderosos da terra, fora do planeta, enquanto manipula Thor, fingindo ser digno do Mjölnir. Personagens como o Justiceiro, também seguem cegamente o novo Capitão da Hydra. Com o seu líder contra eles, os heróis foram massacrados, já que Steve sabia todas as suas fraquezas. Com o fim da resistência, o Capitão da Hydra governou os Estados Unidos com punho de ferro. Ao fim do arco, o Falcão consegue libertar o verdadeiro Capitão América, que estava preso no cubo cósmico, e de brinde, retira os poderes colossais do Capitão da Hydra. O verdadeiro Capitão derrota a sua cópia, e restaura a paz no país, ficando ainda sim, com sua imagem muito manchada. Mesmo com uma trama sensacional, a história decepciona com um final pra lá de clichê, com uma solução extremamente previsível.
Comments