Nesse novo top 10 curiosidades, estaremos trazendo os fatos mais interessantes sobre o maior herói da Marvel Comics, e talvez o maior da história dos quadrinhos, o Homem Aranha. Tentaremos trazer a lista mais original possível, trazendo fatos desconhecidos por muitos, e caso tenha algo a acrescentar em nossa lista, basta deixar nos comentários, então, vamos a lista!!!
10. A Criação
Homem Aranha/Peter Parker foi criado em 1962, para a edição número 15 da revista Amazing Comics. A Amazing vinha em uma grande crise, com riscos sérios de ser cancelada, quando o grande Stan Lee, chegou com a ideia de criar um herói adolescente com poderes de aranha, coisa que foi ridicularizada pelo diretor da revista, porém pela falta de opções, acabou sendo concretizado.
Das mentes de Stan Lee e do desenhista Steve Dikto, o Homem Aranha foi desenvolvido para ser um herói do povo, com dificuldades cotidianas. Outra coisa inovadora, foi a figura de Peter Parker ser um jovem, diferente dos heróis experientes tradicionais. Devido a essa identificação popular, a venda da Amazing Fantasy alavancou de forma espetacular, e em pouco tempo, o herói ganhou a sua própria revista, a primeira edição de The Amazing Spider Man, lançou em Março de 1963, o que cimentou o caminho para um dos maiores personagens da história da Cultura Pop.
O visual do herói é bastante marcante, se mantendo quase inalterado na maiorias das obras que vieram posteriormente, uma característica diferente desse traje, e que foi retratado no filme Homem Aranha: Longe de Casa, são as teias debaixo dos braços do Aranha, que servem como uma asa delta, semelhante a capa do Batman.
9. Homem Aranha Japonês
Em 1978, a Toei Company em parceria com Marvel, criou uma das maiores lendas da história dos super heróis na TV, a série do Homem Aranha Japonês.
A série contou com 41 episódios, e foi transmitida na TV entre 1978 e 1979, um filme também foi lançado em 1979.
A história da série é um tanto quanto diferente a original criada pela Marvel. O protagonista era Takuya Yamaschiro, que ao avistar a queda de uma nave, vai até o local averiguar a situação. A nave havia vindo de um planeta chamado Spider. Dessa nave, saem dois seres, Garia e Professor Monster, Garia era o ultimo guerreiro do planeta Spider, e condenado a morte, decide deixar seus poderes nas mãos de Takuya, que se torna o Homem Aranha.
A série tinha muitos traços de outras produções do país, como os Powers Ranger, já que o Homem Aranha possuía um robô gigante ao estilo Megazord.
Abaixo, estaremos disponibilizando o primeiro episódio dessa saudosa série.
8. Simbionte
Os simbiontes, são parasitas alienígenas criados por Knull, que se embrenham no corpo do seu hospedeiro, e lhe dão diversas habilidades sobre humanas , mas corroem completamente a sua mente, como os casos de Eddie Brock (Venom) e Cletus Cassady (Carnificina) .
Peter entrou em contato com esse parasita pela primeira vez durante o Arco Guerras Secretas, onde o Alien entrou em contato com seu corpo através de uma pedra, e rapidamente, se fundiu completamente ao corpo do herói.
Inicialmente, o Homem Aranha ficou fascinado pelas suas novas habilidades, porém, aos poucos sua mente começou a ser afetada pela consciência do simbionte. Percebendo o perigo, Parker se livra do parasita, que acaba caindo nas mãos de Eddie Brock, que se transforma no vilão Venom.
7. O Sexteto Sinistro
O Homem Aranha tem uma das coleções de vilões mais ricas dos quadrinhos, talvez a mais rica da Marvel Comics, tendo vilões como o lunático Duende Verde, e o genial Doutor Octopus. Mas em 1964, na revista Amazing Spiderman Annual #1, Kraven, Homem Areia, Doutor Octopus, Mysterio, Abutre e Electro, montaram o temido, Sexteto Sinistro, para derrotar o Homem Aranha. Simultaneamente a isso, o herói havia perdido seus poderes devido a tristeza causada pela morte do seu Tio Ben. Usando uma garota com isca, os vilões atraem o Homem Aranha para um local onde cada um dos vilões teria um elemento ao seu favor, como no caso de Electro, que se apropriou de uma usina elétrica para aumentar o seus poderes. Mesmo nessas condições, o herói sai vitorioso, nessa e em outras várias ocasiões.
Curiosamente, o Duende Verde não aceitou participar desse grupo, querendo matar o herói sozinho. Além de Osborn, o próprio Doutor Destino também foi convidado, mas recusou entrar para a equipe.
6. Versão Futurista
No início da década 1990, a Marvel iniciou algumas sagas envolvendo universos alternativos, entre elas, o Homem Aranha 2099, ou simplesmente, o Miranha do Futuro.
Peter Parker é substituído por Miguel O´Hara, um funcionário de uma empresa de engenharia genética corrupta. Miguel se revolta contra a empresa, mas quando estava prestes a se demitir, é drogado com um composto altamente viciante, e para tentar se livrar do vício, ele passa por diversas alterações genéticas, onde acaba cruzando com os genes de uma aranha.
Nessa versão, o herói não só tem os poderes clássicos de aranha, como também, tem tecnologias de ponta, e dois ferrões em cada antebraço e duas presas que liberam um veneno bastante potente.
Além do traje mais escuro, a personalidade do Homem Aranha 2099 é muito mais sombria e fechada do que a do Homem Aranha tradicional, com poucas palavras e sem piadas.
5. Crossovers
O maior herói da Marvel, também já fez história fora da sua própria editora. Como podemos ver na imagem, o Aranha já se encontrou com o Superman, e mais de uma vez. Na primeira ocasião, após Lex Luthor e Doutor Octopus, sequestrarem Lois Lane e Mary Jane, Superman e Homem Aranha se juntam para enfrentar a dupla maligna. Na segunda ocasião, a dupla enfrenta os poderes do Doutor Destino e do Parasita.
O Cabeça de Teia também fez parceria com o Batman, e até mesmo se fundiu com o Superboy, em um crossover da Amalgma Comics, criando assim, o Spiderboy.
Se é que podemos contar isso, o personagem da Marvel também teve uma participação indireta no seriado Os Simpsons, através do personagem do Porco Aranha.
4. Encerramento Cancelado?
Todos sabem que os filmes do Homem Aranha protagonizados por Andrew Garfield, tiveram muitas polêmicas e críticas bastante pesadas, com ator conseguindo se redimir somente em 2021, ao lado de Tobey Magueire e Tom Holland. As opiniões negativas em relação ao filme ´´Espetacular Homem Aranha: A Ameaça de Electro´´, e alguns problemas internos entre a Sony e Andrew, causaram o cancelamento não só do terceiro filme, como também de um quarto que já estava planejado.
Tudo indica que essas sequencias iriam envolver o Sexteto Sinistro. Porém, após a ótima recepção de ´´Homem Aranha: Sem Volta para Casa´´, e a chuva de elogios a atuação de Garfield, algumas especulações sobre o retorno da franquia estão no ar...
Assim como Andrew, a versão de Tobey também está sendo cogitada para um quarto filme.
3. Entrada Tardia
Mesmo sendo o maior herói da editora, o Homem Aranha demorou muito para entrar na principal equipe de super heróis da Marvel, os Vingadores. Apenas em 2004, em Novos Vingadores #25, que o personagem entrou oficialmente para o time, se tornando um grande amigo de Tony Stark, recebendo diversos presentes do bilionário.
Essa entrada para os Vingadores, gerou muitos problemas para Peter, quando durante o arco Guerra Civil, sua identidade foi revelada para o grande público, assim como os seus relacionamentos com Mary Jane Watson, e sua tia May. Inicialmente, Parker lutou ao lado do Homem de Ferro, mas ao perceber que as decisões feitas pelo lado de Stark eram erradas, ele mesmo desafia o homem de lata, acabando derrotado, mas conseguindo escapar, se tornando um fugitivo do governo assim como o Capitão América.
2. Mudança de Realidade
Peter Parker sempre é retratado como um garoto pobre, porém genial, com um QI beirando os 250, sendo capaz de criar diversas tecnologias para ajuda-lo no combate ao crime. Mesmo com tanta inteligência, a carreira heroica de Parker o prejudica na faculdade (algo que é muito retratado em quadrinhos e filmes), o que geralmente o obriga a tentar empregos mais simples, como ser fotografo do Clarim Diário.
Porém, na saga de quadrinhos ´´Espetacular Homem Aranha´´, o corpo de Peter passa a ser controlado pelo Doutor Octopus. Nessa período, Parker funda a sua própria companhia, e depois de se livrar de Oto, passa a comandar a empresa por conta própria, gerando rios de dinheiro, e criando tecnologias a nível Tony Stark.
1. Vilão na Família
Um momento um tanto quanto embaraçoso da história do Amigo da Vizinhança, foi quando sua tia May, quase se casou com seu arqui inimigo, Doutor Octopus. Tudo acontece quando May receba uma ilha como herança de família, e movido pelo interesse nos bens da velinha, Octopus seduz a senhora, a pedindo em casamento.
Pouco antes da união ser consumada, Peter chega e impede essa atrocidade, travando mais uma batalha contra Octavius.
Muito bom