Depois de Superman, Batman e Homem Aranha, chegou a vez do Homem de Ferro. Tony Stark se tornou um dos personagens mais populares da cultura pop, graças ao UCM, que expandiu a fama do personagem, e hoje, traremos 10 fatos curiosos sobre um dos maiores herói da história da Marvel Comics.
10. Criação
Em 1963, Stan Lee e Don Heck criaram o Homem de Ferro, para protagonizar a edição 39 da revista Tales of Suspense, buscando trazer um nome de peso para a revista, que era muito presa a histórias previsíveis e superficiais. A dupla de quadrinhistas (contando com a ajuda de Jack Kirby e Larry Lieber) apostou na criação de um personagem diferente dos padrões, que apesar de genial e bondoso, era bastante arrogante e cheio de falhas de caráter.
Sua história começa quando Tony Stark decide apoiar o exercito americano com armas durante a Guerra do Vietnã, onde acaba sendo atingido por uma explosão, que aloja vários cacos de vidro muito próximos do seu coração. Stark seria forçado a criar armas para os militares do país, mas, sendo mais esperto que eles, o bilionário monta um poderoso traje de combate rudimentar e o reator portátil, para proteger seu coração, finalmente enfrentando seus adversários e consegue escapar.
As primeiras aventuras do herói, rendaram um ótimo resultado para a revista, alavancando os ganhos e gerando um engajamento muito grande, não só do público masculino, mas também do feminino.
A história de Tony Stark é bastante complexa, contando a sua infância conturbada, abordando principalmente os seus problemas de relacionamento com seu pai, Howard Stark. Após o assassinato do seus pais, Tony tomou a frente das industrias Stark, sendo um jovem prodígio.
9. Visual e Melhorias
Logo na edição seguinte da sua criação, o Homem de Ferro sofreu uma modificação na sua armadura, começando a usar um traje inteiramente dourado, e pouco depois, adotando as cores vermelho e dourado.
O traje do herói se tornou mais maleável e expressivo com o passar das histórias, destacando ainda mais as aberturas para os seus olhos e boca.
8. Arsenal de Armaduras
Stark é conhecido por ter uma verdadeira legião de armaduras, criadas para situações específicas de combate. Um traje muito conhecido, é a famosa Hulkbaster, feita com a ajuda do próprio Bruce Banner, para deter Hulk caso ele se descontrolasse.
Outra armadura que Stark criou para combater um vingador, foi a ThorBuster, forjada com metal Uru (o mesmo do martelo do Mjölnir), e com capacidade de resistir a fortes cargas elétricas. Stark também foi capaz de criar recentemente, uma armadura com poder cósmico, feito com base nos restos mortais de um Celestial, fomos apresentados a esse traje na saga ´Banner War. Outras armaduras que merecem uma menção honrosa são, a Bleending Edge, feita com nanotecnologia, a God Buster, feita para enfrentar deuses de um mundo alternativo, a Anticelestial, com capacidade de destruir planetas, e feita para confrontar Celestiais. E por fim, a Ziran Armor, dita como a mais poderosa armadura do herói, feita também com o poder de celestiais, pelas mãos de Tony Stark e Bruce Banner.
7. Lanterna de Ferro
Mais uma pérola da Amalgam Comics, fundiu o Lanterna Verde, Hal Jordan, ao playboy bilionário da Marvel, em um universo alternativo.
Nesse universo, vemos o bilionário Hal Stark pilotando um avião, até cair próximo a uma nave alienígena, que estava o puxando. Hal estava gravemente ferido, com diversos destroços adentrando em seu peito, até que avista um alienígena a beira da morte. Ao se aproximar do visitante, o mesmo morre, forçando Hal Stark a criar uma armadura com materiais extraterrestres para sobreviver, utilizando a bateria de energia dos Lanternas Verdes, como um coração artificial. Com isso, além dos dons dados pela bateria, Stark também tinha diversos armamentos embutidos em sua armadura.
Além de enfrentar diversas criaturas espaciais, o herói tem também que enfrentar um vilão que mistura Mandarim e Sinestro, o famoso, mas nem tanto, Mandarinestro.
6. Maligno e Superior
Na saga Eixo, Doutor Destino e Feiticeira Escarlate lançam o chamado ´´Feitiço de Reversão´´, que altera a personalidade de heróis e vilões, entre eles, o Homem de Ferro. A primeira ação suspeita de Stark, foi distribuir o vírus extremis (cujo o próprio Stark já fazia uso constante) para milhares de pessoas pelo país, aparentemente de graça, através de um aplicativo. Depois de várias pessoas se tornarem viciadas no composto, ele cria uma taxa de 100 dólares por dia, deixando as pessoas desesperadas.
Stark manipula diversas empresas, jornais e políticos, em troca de dinheiro, e começa a passar dos limites na arrogância e agressividade. O novo vilão cria um novo traje chamado Endo-Sym, feita com tecnologia simbionte. Peper Pots e o Demolidor, tentam por diversas vezes deter o bilionário maligno, mas acabam fracassando. O fim definitivo do vilão, veio no arco guerra secretas, onde o Doutor Destino ´´resetou´´ todo o multiverso, enquanto Tony travava uma luta acirrada contra um envelhecido Capitão América, dentro de um traje especial.
5. Membro Fundador
Ao lado de Homem Formiga, Hulk, Vespa e Thor, o Homem de Ferro estreou ao lado dos Vingadores em 1963, logo na primeira edição da revista. O herói liderou a equipe no combate contra o deus Loky.
A origem do herói na equipe de super heróis é praticamente a mesma nos cinemas, com o herói sendo um dos responsáveis por reunir os heróis, e os liderando ao lado do Capitão América pelos 4 filmes da equipe. Em Vingadores Ultimato, Stark sacrificou sua vida para salvar o universo de Thanos, estalando os dedos com a manopla do infinito.
4. Verdadeiros Pais
No MCU, os pais de Tony, são Howard e Maria Stark. Nos quadrinhos, o casal Stark são na verdade, pais adotivos de Tony. Os nomes de seus verdadeiros pais, eram Amanda e Jude Armstrong. Jude era um agente infiltrado da Hydra, que pretendia matar Amanda, mas, acabou se apaixonando por ela, chegando a ter um filho com a agente.
Em um certo momento, Jude decidiu contar a verdade para Amanda, e foi morto imediatamente após revelar que era um agente da Hydra, Com o nascimento do garoto, Amanda foi forçada pela Shield, a entregar o seu filho para a adoção.
O bebê é adotado pelos Stark, e recebe o nome de Anthony Stark.
3. Bizarrice Temporal
Em Homem de Ferro 149 e 150, temos uma história bastante curiosa. Durante um confronto com o Doutor Destino, a dupla voltando no tempo, para os tempos do Rei Arthur. Von Doom rapidamente se une a maligna feiticeira Morgana Le Fey, buscando trazer a alma de sua mãe de volta das mãos de Mephisto. Enquanto isso, Tony se junta aos Cavaleiros da Távola Redonda.
Ao lado dos Cavaleiros, o herói confronta um exército de mortos vivos criados por Morgana e Victor. Os mocinhos vencem, e a dupla de viajantes do tempo, são enviados para 2093, pelo famoso Mago Merlim.
2. A Guerra Civil
Uma das sagas mais marcantes de toda a Marvel, chegando a ser retratada até mesmo no cinema. Nessa análise, iremos focar principalmente na versão das hqs.
Após incidentes devastadores envolvendo falhas dos super heróis, a população de revolta contra eles, o que força o governo a entrar em cena, com uma lei que força todos os heróis a se registrarem com suas verdadeiras identidades, e estando a mercê de ordens do governo, e caso alguém resistisse, seria caçado e preso. O Homem de Ferro, se coloca a favor do registro, principalmente depois de uma conversa com a mãe de uma das vítimas da tragédia. Do outro lado, tínhamos o Capitão América, que queria que os heróis agissem por vontade própria, e não fossem usados como armas nas mãos do governo. Essa discordância entre a dupla, acaba gerando o famoso evento da Guerra Civil.
Stark protagoniza diversas ações duvidosas, como criar um clone irracional de Thor, que mata brutalmente o herói Golias, e recrutar os Thunderbolts, um grupo de vilões condenados, para caçar o Homem Aranha, após o mesmo mudar de lado no conflito.
A guerra se encerra, após um épico confronto entre as duas equipes, onde Capitão América derrota o Homem de Ferro, mas acaba se entregando para a justiça, percebendo que estava passando dos limites, em uma luta sem sentido.
1. O Alcoolismo
Um dos maiores arcos da história do Homem de Ferro, foi a sua dura batalha contra o alcoolismo durante as edições 120 e 128 da revista do herói. Devido a uma crise em sua empresa e a rotina maçante de super herói, deixa Stark em uma verdadeira crise, se afundando na bebida.
O homem responsável por todas as conspirações contra Tony, era o magnata Justin Hammer, concorrente direto do herói, que acaba sendo derrotado pelo herói de aço, que ao lado de sua namorada Bethany Cabe, vence a sua primeira batalha contra o alcoolismo.
Na década de 1980, o herói passou por mais uma crise, durante um plano de Obadiah Stane, que toma posse da empresa de Tony, e sequestra pessoas próximas ao herói. Após derrotar Obadiah, o herói consegue mais uma vez se livra do vício.
Nos cinemas, conseguimos ver essa faceta do personagem, no filme Homem de Ferro 2.
Comments