top of page

10 Curiosidades Sobre o Lanterna Verde

Um herói movido pela esperança e pela força de vontade, perante o seu poder, todo o mal a de penar! O Lanterna Verde, possui diversas versões ao longo dos seus 83 anos de história. Hoje, vamos conhecer algumas curiosidades, sobre todas as faces do Guardião Esmeralda.

 

10. Criação

Alan Scott, o primeiro a vestir o manto do Lanterna Verde, dando as caras pela primeira vez em 1940, na revista All American Comics. A ideia saiu das mentes de Martin Nodell e Bill Finger (criador do Batman). A energia esmeralda caiu na China milênios no passado, e a partir dela, um ferreiro forjou uma pequena lâmpada. Pelos anos que se seguiram, o objeto foi passando de mão em mão, chegando as mãos de um interno de sanatório, que forjou a partir dela, uma lanterna.

Anos depois, o engenheiro Alan Scott consegue a lanterna, que o influência mentalmente, a crir um anel. Esse anel era alimentado pela bateria verde e pela força de vontade do seu portador. Com essa arma, ele deveria combater as forças do mal ao redor do universo, podendo criar objetos que surgissem em sua mente, através dos raios verde que deixavam o anel.

Mesmo sendo extremamente poderoso, o Lanterna Verde tinha um ponto fraco, a cor amarela, que deixava seu anel impotente. Futuramente, seu maior inimigo, Sinestro, o líder da tropa dos Lanternas Amarelas, iria causar muitos problemas a ele com isso.

Inicialmente, o anel possuía ainda mais habilidades, como viagem no tempo e hipnose.

 

9. Primeiros Anos

Nos primeiros anos da construção da mitologia do herói, muitos elementos foram impostos. O herói confrontava muitos vilões comuns, mas conheceu alguns de seus maiores vilões, como Sinestro, Vandal Savage e Solomon Grundy. Scott também conquistou alguns aliados, como Wonder Dog e Doiby Diclkes.

Alan Scott também participou do grupo que precedeu a Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça, ao lado de nomes conhecidos como Flash, Gavião Negro e Senhor Destino.

No começo da década de 1950, a versão mais conhecida do herói nasceu, Hal Jordan. O piloto militar recebe o anel de um alien a beira da morte, e dali para frente, ele se tornaria o maior defensor da terra pelo universo. Junto com Jordan, foi estabelecida a ideia da Tropa dos Lanternas Verde, que defendiam todos os cantos do universo. Foi Hal Jordan que lutou ao lado de Mulher Maravilha, Caçador de Marte, Flash e Aquaman, contra a ameaça de Starro, na primeira aventura da Liga da Justiça. Ao lado da elite da DC, Hal Jordan protagonizou grandes arcos, como a série Justiça, onde ele foi responsável por livrar vários heróis do controle mental de Brainiac e impedir seu ataque nuclear contra a Terra.

Na TV, Jordan atuaria ao lado da Liga em séries infantis como os Supermigos durante os anos 1970 e 1980, aumentando sua popularidade.

Foi a versão de Jordan, a primeira ser apresentada ao público brasileiro, em 1962, na revista Homem do Espaço.

 

8. O Lanterna e o Arqueiro

Durante os anos 1970, Dennis O´Neil e Neal Adams, reuniram os dois heróis esmeraldas da DC em uma série de épicas aventuras. A parceria foi sucesso, envolvendo temas um pouco mais pé no chão, como racismo, política e principalmente as drogas, que atingiram o parceiro de Oliver Queen, Ricardito, que havia se tornando um viciado em drogas injetáveis. Queen se enfurece com seu parceiro, mas Hal estava presente para ajuda-los.

É claro que houveram desentendimentos entre a dupla, onde o portador do anel sempre levava vantagem.

 

7. Jonh Stewart e Guy Gardner

Guy Gardner era a primeira opção do alien Abin Sur quando para receber o anel, mas devido a proximidade de Hal, preferiu entregar a ele. Inicialmente, vemos uma realidade alternativa, onde Gardner inicia uma rápida trajetória heróica, que termina em sua morte. Guy ressurgiu na ausência de Hal Jordan nas edições seguinte, e assumiu o protagonismo, sendo um herói poderoso, mas extremamente arrogante. A prepotência de Gardner o colocou em rota de colisão com heróis como Hal Jordan e até mesmo Batman, que esmurrou o jovem em um momento de fúria em uma hq.

John Stewart por outro lado, era um homem extremamente sério, estratégico e centrado. Os escritores desejavam inovar, trazendo um protagonista negro para as histórias do Lanterna, algo extremamente incomum naquela época. John é escolhido como reserva imediato de Hal Jordan, sendo quase tão poderoso quanto o Lanterna Verde definitivo. Nem eles poderiam imaginar o tamanho sucesso do personagem, se tornando tão popular quanto as roupagens anteriores, chegando a protagonizar a série ´´Liga da Justiça: Sem Limites´´ ao lado de Superman, Mulher Maravilha, Batman, Flash e outros nomes de peso da DC.

 

6. O Lanterna de Ferro

Mais uma pérola da Amalgam Comics, fundiu o Lanterna Verde, Hal Jordan, ao playboy bilionário da Marvel, em um universo alternativo.

Nesse universo, vemos o bilionário Hal Stark pilotando um avião, até cair próximo a uma nave alienígena, que estava o puxando. Hal estava gravemente ferido, com diversos destroços adentrando em seu peito, até que avista um alienígena a beira da morte. Ao se aproximar do visitante, o mesmo morre, forçando Hal Stark a criar uma armadura com materiais extraterrestres para sobreviver, utilizando a bateria de energia dos Lanternas Verdes, como um coração artificial. Com isso, além dos dons dados pela bateria, Stark também tinha diversos armamentos embutidos em sua armadura.

Além de enfrentar diversas criaturas espaciais, o herói tem também que enfrentar um vilão que mistura Mandarim e Sinestro, o famoso, mas nem tanto, Mandarinestro.

 

5. Vexame Cinematográfico

A primeira e última tentativa de adaptar o Lanterna Verde aos cinemas, ocorreu em 2011, com o atual Deadpool da Marvel, Ryan Reynolds, no papel de Hal Jordan. O filme segue vários preceitos dos quadrinhos, principalmente no que se refere a origem do personagem.

Seus problemas estão em seus péssimos efeitos especiais e na história desinteressante, com vilões simplesmente terríveis.

Hector Hammond, se torna um vilão com um visual simplesmente ridículo, perdendo apenas para Parallax, que foi simplesmente transformado em uma bola negra de energia, sem nenhuma personalidade, um desserviço ao personagem marcante dos quadrinhos.

Poucos sabem, mas o herói esmeralda já recebeu uma versão Live-Action em 1979, em um telefilme.

Esse fiasco foi o suficiente para manter o herói fora dos cinemas até os dias de hoje, mas é claro que ele continuaria aparecendo em outras produções da editora.

O herói receberia um filme animado em 2009, conhecido como ´´Ultimo Voo´´ e uma continuação em 2011. Em 2012, ouve uma série do herói inteiramente em animação, com 26 capítulos.

 

4. A Queda e o Nascimento

Após o arco da Morte do Superman, vários novos candidatos surgiram para ocupar sua posição, entre eles, o perverso Super-Ciborgue. Ao lado de Mongul, o vilão liderou a destruição de algumas cidades, entre elas, a cidade natal de Hal Jordan, Coast City. Desolado com a morte de todos que amava, Lanterna Verde recriou a cidade inteira, assim como seus moradores, usando todo o poder do anel, no arco Crepúsculo Esmeralda.

Os Guardiões do Universo, dizem que Hal perdeu o controle, e está usando seu poder para ganho pessoal, algo proibido. Só então eles perceberam o quão longe a loucura de Jordan havia ido. Se recusando a interromper suas criações, ele destrói a Tropa dos Lanterna Verdes, destrói Oa, o planeta natal da Tropa e por fim, ceifa a vida dos Guardiões, atingindo um pico de poder e insanidade inimaginável até então.

Seu terror e maldade foram tamanhos, que Lanterna Verde se transformou no terror cósmico Parallax, levando o medo por onde passava.

Sem ninguém para defender a terra, um Lanterna Verde sobrevivente, entregou seu anel de poder a Kyle Rayner, que se tornaria o novo defensor da Terra, se tornando, o Último Lanterna Verde do Universo.

O novo personagem foi bem recebido, e rapidamente foi integrado a Liga da Justiça, sendo membro recorrente do grande time da editora.

 

3. Vingança Encarnada

O novo Lanterna Verde decide ir atrás de Parallax, pois um Devorador de Sois estava prestes a apagar o sol da Terra. Jordan enxerga esse momento como uma oportunidade de redenção por toda a sua maldade. Parallax absolve a energia sombria do devorador, destruindo a entidade assim como a ele mesmo.

Morto, Hal Jordan se transforma em Espectro após enfrentar um anjo que tentava dominar o Espirito de Vingança. Mesmo com todo esse poder, Jordan queria se livrar dele, pois ele não queria saber de vingança, e sim de redenção de seus pecados quando vivo.

 

2. As Lanternas do Universo

Além dos Lanternas Verdes, o universo DC nos oferece cerca de 9 tropas de Lanternas, cada uma com poderes e motivações diferentes.


Lanternas Verdes: Os maiores heróis do universo, são movidos pela força de vontade, tendo como representantes, vários heróis da Terra, como John Stewart, Hal Jordan, Jessica Cruz, Guy Gardner e Kyle Rayner.


Lanternas Rosas: Movidas pelo poder do amor, sendo considerada uma tropa do bem, assim como os Lanternas Verdes, porém, assim como a força de vontade pode ser direcionada ao mal, o amor em excesso também pode causar problemas, como a vilã Safira Estrela.


Lanternas Amarelos: Alimentados pelo medo, os Lanternas Amarelas são arqui-inimigos dos Lanternas Verdes, tendo como seu maior representante, o horripilante Sinestro. Vilões como Espantalho também chegaram a usar o anel amarelo, sendo o mais poderoso de todos os tempos, sendo derrotado apenas por Batman, o único que conseguia aterrorizar Crane. Até mesmo Hal Jordan já foi um deles, em sagas como Injustice, mas conseguiu superar seu medo.


Trino índigo: A mais misteriosa entre todas as tribos, sendo conhecida por abrigar os piores monstros do universo.


Lanternas Vermelhas: Liderados pelo violento Atrocitus, esse Lanternas tem como força motriz, a raiva, ódio e violência, algo abundante no universo, os mantendo sempre poderosos.


Lanternas Laranjas: Tendo como motor a ganância, não existe uma tropa de Lanternas Laranjas, pois apenas Larfleeze retém o poder para si mesmo, sendo extremamente poderoso, podendo absolver os poderes daqueles que derrota.


Lanternas Azuis: Tendo como membro mais conhecido, o Santo Andarilho, os Lanternas Azuis talvez sejam a tropa mais poderosa do universo, sendo movidos pelo poder da bondade.


Lanternas Negros: Os Lanternas da Morte, são os antagonistas da série ´´A Noite Mais Densa´´, visando trazer a morte para todo o universo. Vários heróis foram transformados em espectros da morte, como Batman e Lanterna Verde, ambos mortos vivos, liderados pelos vilões Mão Negra e Nekron.


Lanternas Brancos: Os únicos capazes de derrotar os Lanternas da Morte, lutando pela Vida. Todas as tropas se uniram para enfrentar o poder da Morte, e o poder branco buscou Hal Jordan, que se tornou um poderoso usuário do poder da vida, e criou anéis para os outros membros da Liga, que se tornaram poderosos Lanternas Brancos, destruindo a sombra da morte sobre o universo.

 

1. A Noite Mais Densa

Nessa história, os Lanternas Verdes e os Lanternas Amarelos se unem para enfrentar uma ameaça chamada de Entidade Negra, que ressuscita os mortos e os corrompe. A trama explora temas como vida, morte, esperança e medo, envolvendo diversos personagens do universo DC. "Noite Mais Densa" é conhecido por sua atmosfera sombria e por suas consequências duradouras na mitologia dos Lanternas Verdes.

É justamente nesse arco onde o Espantalho se transforma em Lanterna Amarelo, onde os membros da Liga se transformam em mortos vivos, para depois se tornaram Lanternas Brancos. Essa aventura envolveu todos os lanternas e vários heróis da Terra, sendo um dos arcos mais épicos e grandiosos da DC.









17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page