Após muito tempo, enfim retornamos com as curiosidades sobre super-heróis. Dessa vez, com um personagem que eu honestamente achava que já havia sido abordado, Thor, o Deus do Trovão. Um dos heróis mais populares da Marvel na atualidade, mas que nem sempre foi tão popular, passando por diversos momentos distintos nos quadrinhos, e serão esses momentos que falaremos hoje.
10. A Origem de Thor
Baseada nas lendas da mitologia Nórdica, Thor, o Deus do Trovão, estreou em Journey Into Mystery 83, de 1962. Sua origem é um tanto diferente da qual veríamos décadas mais tarde, Thor seria na verdade um mortal chamado Donald Blake, que após entrar em uma misteriosa caverna enquanto escapava de uma invasão alienígena, tocou em um cajado de madeira, que lhe transformou no deus Nórdico, e o cajado, se tornou o Mjonir. Com seus poderes, ele pode derrotar os invasores.
Essa primeira origem, escrita por Stan Lee e Jack Kirby, foi aprimorada com o passar dos anos, com Thor sempre tendo sido o filho de Odin, e após se provar indigno de seus poderes, foi exiliado por seu pai, vivendo como Donaldo Blake na Terra, sem lembranças de seu passado em Asgard, e apenas quando se provou novamente digno de Mjonir e seus poderes, ele pode recupera-los junto a suas memórias.
9. Entre os Mais Poderosos da Terra
Em 1964, Stan Lee e Jack Kirby encabeçaram o maior grupo de super-heróis da Marvel, com Thor entre seus membros fundadores, tendo uma importância enorme nessa primeira aventura. Loki estava preso na Ilha da Perdição, desejando se vingar de seu irmão, responsável por ele ter sido preso ali. Usando seus poderes mágicos, ele manipula a mente do Incrível Hulk, lhe fazendo atacar uma ponte imaginando que havia uma bomba nela. Hulk é acusado de atacar a humanidade, e uma mensagem é enviada por Quarteto Fantástico, mas Loki desvia a mensagem, que acaba chegando aos ouvidos de Thor, assim como de Homem de Ferro, Homem Formiga e Vespa.
Thor percebe que aquilo só podia ser uma armação de seu irmão, e viaja até sua prisão para derrota-lo. Homem de Ferro e Hulk travam um intenso duelo na Terra, enquanto Thor enfrenta os feitiços do Deus da Mentira, e consegue vence-lo em um confronto épico. Com Loki derrotado e Hulk contido, os Vingadores são formados.
Com o passar das edições, Thor acabou sendo afastado da equipe, pois os escritores perceberam que seu nível de poder era muito superior ao de todos os outros membros do time, lhe deixando fora por mais de cinquenta edições, até que devido a grande pressão dos leitores, ele foi devolvido as aventuras dos Vingadores.
8. A Versão Mais Poderosa
O Deus do Trovão já é naturalmente um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, mas essa versão, consegue ir muito além. Vários milênios do futuro, já como o portador da Odin Force e rei supremo de Asgard, Thor viaja para o futuro, onde ele descobre que se tornou um ditador terrível. Voltando ao presente, ele se exila, e a Odin Force o abandona, em um arco semelhante a quando ele perde a dignidade do martelo, precisando reconquistar sua humildade.
Revitalizado, Thor recebe a Odin force mais uma vez, e refaz a sua história, se tornando novamente, um dos seres mais poderosos e bondosos seres do universo Marvel. Seus níveis de poder, são multiversais, podendo se comunicar com seres que estão em outros planetas, criando tornados com simples sopros, absolver a energia do núcleo de planetas, raios tão poderosos, que foram capazes de destruir um clone de Thanos, com 100% do seu poder. Mesmo com tanto poder, Thor permaneceu com um bom coração, sendo um rei piedoso até mesmo com seus inimigos.
7. O Sapo Vingador
Thor já passou poucas e boas nas mãos de seu meio irmão Loki. Como um feiticeiro poderoso, Loki transformou seu irmão em um sapo, e o lançou no Central Park em Nova York. Mesmo transformado, Thor não perdeu sua pompa, e liderou um exército de sapos em um conflito violento contra uma gangue de ratos.
Assim que o Filho de Odin recuperou sua forma, uma lasca do Mjonir acabou ficando para trás, e caindo nas mãos de outro sapo, que se mostrou digno, e ergueu o martelo, sendo digno do poder de Thor.
6. Thor-El e Garota Trovão
Se tem algo que não pode faltar nessas listas, são os bizarros crossovers do Amalgama Comics. Primeiramente, temos o grandioso Thor-El, eu duvido vocês adivinharem quais os heróis envolvidos nessa fusão. Existem pouquíssimas informações sobre essa história, porém, sabemos que Thor-El é o Deus do Trovão Kriptoniano, que mistura perfeitamente os poderes de Superman, e a as habilidades mágicas de Thor.
Além disso, temos também a segunda fusão envolvendo Thor, que foi com sua párea na DC, a Mulher Maravilha, baseada na mitologia Grega, enquanto Thor, é derivado da mitologia nórdica.
5. Superman vs Thor
Essa sem dúvida é uma grandes rivalidade entre Marvel e DC, tendo em vista que Thor e Superman são os maiores pesos pesados de ambas as equipes. Esse embate já ocorreu duas vezes na saga Vingadores vs Liga da Justiça, no primeiro deles, um empate acirrado, e no segundo, uma vitória suada de Superman, que foi capaz de mover o Mjonir contra Thor, e assim derrota-lo.
No auge de seus poderes, Superman e Thor sem dúvidas são combatentes formidáveis, com o Filho de Odin levando vantagem em atributos como treinamento e armas, mas em poder bruto, acredito que o Homem de Aço acabe sempre se sobressaindo.
4. Bill Raio Beta
Bill é um dos principais coadjuvantes nas aventuras de Thor desde a década de 1970, e por não ter dado as caras nos cinemas, jamais caiu nas graças do grande público. Raio Beta é um Korbonita, que duela com Thor para defender uma frota vindo de seu planeta, conseguindo derrota o Deus do Trovão e erguendo seu martelo, se mostrando digno de tal poder.
O guerreiro desejava para si o poder do Mjonir, então, Odin refez o confronto entre ele e seu filho, para garantir que o mais forte tivesse o direito ao poder. Mais uma vez, Bill vence Thor, mas Odin refaz o acordo, sabendo que o martelo foi feito para pertencer a Thor, dando a ele o Rompe Tormentas, a segunda arma mais poderosa de Asgard, que foi usada por Thor nos cinemas a partir de Guerra Infinita.
Por ser um guerreiro honrado e poderoso, Thor se tornou amigo de Bill Raio Beta, e ambos lutaram diversas vezes lado a lado, junto a outros aliados de Odinson, como Fandrall, Hogun e Volstagg.
3. O Triângulo Amoroso de Thor
Apesar de nos cinemas, Thor ser muito mais associado a Jane Foster, que inclusive se tornou a Poderosa Thor, sendo capaz de erguer o Mjonir, nos quadrinhos o coração do Deus do Trovão é divido entre duas mulheres.
Em Asgard, Thor passou oceanos de tempo duelando ao lado de Lady Sif, uma valente guerreira, que por vontade de seu pai, seria sua esposa. Na Terra, a enfermeira Jane Foster se tornou próxima da contraparte terráquea de Thor, Donald Blake, que se afeiçoou a mortal. Podemos dizer que Thor é apaixonado por Sif, enquanto Donald é por Jane.
No geral, Thor sempre opta pela mortal, apesar de Odin ser totalmente contrário, já que ela é humana, e não poderia governar ao lado de Thor pelos milênios que viriam. Jane até mesmo passou por teses propostos pelo próprio Rei de Asgard, e não se provou capaz de supera-los.
Sendo assim, eu honestamente prefiro Thor com Sif, por ser algo mais interessante para as dinâmicas de ação das aventuras de Thor.
2. A Primeira Versão
Quando se pensa em Thor, muitos automaticamente o associam a figura do ator australiano Chris Hemsworth, que viveu o personagem de 2011, em seu primeiro filme solo, até o presente momento, passando por grandes arcos, como em Guerra Infinita, onde tem cenas épicas como sua chegada em Wakanda e sua vitória contra Thanos, mesmo o Titã Louco estando munido de todas as joias do infinito.
No entanto, Thor surgiu nos cinemas de maneira bisonha muito antes, em 1988, em A Volta do Incrível Hulk, um filme para TV baseada na série Hulk estrelada por Bill Bixby. Na trama, Thor surge na Terra, interpretado por Eric Allan Kramer, em uma atuação no mínimo questionável, e cheio de arrogância, provoca Banner. Irritado, o cientista se torna a fera verde, e enfrenta Thor, em uma luta pavorosa. Ao fim do combate, eles acabam destruindo a máquina de Banner vinha criando para conter suas transformações. Claro, que como todo o crossover entre heróis, após brigarem, eles se unem pelo bem maior.
1. Quem é digno?
O Mjonir, arma que Thor carrega desde sua primeira aventura, é sem dúvida sua marca registrada. Originalmente, na mitologia nórdica, a questão da dignidade não era levada em conta, Thor era o único a conseguir erguer o martelo, pois era o único forte o suficiente para isso.
A Marvel decidiu fazer uma origem mais trabalhada para a lendária arma. Odin pediu que os anões da forja criassem uma arma a partir do metal Uru, um dos mais resistentes do universo, e assim que foi forjada, Odin lançou diversos feitiços sobre ela, inclusive, um que garantiria que somente alguém digno poderia porta-la e usar seu poder.
Além de Thor, Jane Foster, sua amada, foi também capaz de erguer o Mjonir. Aliados como o Capitão América, conhecido pelo seu bom coração, também foi capaz de usa-lo, tanto nos cinemas, quanto nos quadrinhos. Visão e Hulk também foram capazes, Visão por ser digno e Hulk através da pura força bruta, mas mal conseguia controla-lo. Bill Raio Beta, como dito anteriormente, também foi capaz de tal feito.
Em crossovers, Superman e Mulher Maravilha já ergueram o Mjonir, por terem o coração puro. Até mesmo Conan, o Bárbaro, se provou capaz de tal feito nos quadrinhos. Odin obviamente já levantou o martelo em várias ocasiões. Em quadrinhos alternativos, a Viúva Negra e até mesmo Deadpool já usaram o martelo. Natasha foi além, e subiu ao trono de Asgard, nos quadrinhos de What If.
Comments