Uma das primeiras listas do Lar da Cultura POP, foi justamente sobre os maiores mestres do lado sombrio, porém, ainda tem muitos de fora, e hoje, chegou a hora de contar suas histórias.
Darth Maul
Maul nasceu em Dathomir, e foi levado ainda pequeno por Sidius, onde seria usado como um agente por ele e seu mestre. Desde os seus primeiros dias, Maul só conheceu a raiva e o sofrimento, algo que seria o seu motivador por toda a vida. A sua ultima missão em nome de Sidius, foi tentar matar os jedis Qui Gon Jin e Obi Wan Kenobi, e mesmo acabando com Qui Gon, acabou partido ao meio por Obi Wan, caindo no poço de lixo de Naboo.
Maul foi levado para Lothal Minor, um planeta lixão, onde viveu se alimentando apenas da sede de vingança por Obi Wan. A esperança surgiu na esperança de seu irmão, Savage Opress, que o leva aos cuidados da Mãe Talzin, que lhe devolve suas pernas.
Os irmãos começam uma onda caos pela galáxia, buscando atrair Obi Wan para várias emboscadas, mas todas sem sucesso. Usando sua inteligência, o ex sith começa a se aprofundar no mundo do crime, criando a sombra coletiva. Maul vai a Mandalor, e mata seu líder, se tornando o comandante do grupo mais extremista do planeta, o Olho da Morte.
Todo esse terror causado pelo Zabrak, chamou a atenção de seu ex mestre, que foi ao seu encontro em Mandalor. Em uma batalha épica, Sidius mata Savage e prende Maul, usando ele como isca para matar a Mãe Talzin de uma vez por todas. Darth Maul escapa com a ajuda dos mandalorianos, e volta ao seu QG, onde arma uma embosca para Anakin Skywalker, na intenção de impedir que ele se torna aprendiz de Palpatine. A grande questão, é que quem foi ao encontro do vilão é Ahsoka Tano, que captura-o de uma vez por todas. Já encarcerado, e Ordem 66 é ativada, e esse foi o momento perfeito para sua fuga.
Para alguém esguio como Maul, foi fácil prosperar durante o governo imperial. Em certo momento, ele encontra um jovem especial, que poderia ser de grande ajuda para completar a sua vingança, seu nome era Ezra Bridger. Com sua ajuda, Maul consegue localizar Obi Wan, e vai atrás de seu adversário uma ultima vez. Eles se encontram no deserto de Tatooine, ambos velhos e cansados, encerrando rapidamente o confronto, com Obi Wan acabando com o vilão.
Darth Maul foi um vilão mal aproveitado nos cinemas, mas que sem dúvida deu a volta por cima graças as séries, mostrando que ele ia muito além de um visual imponente. Maul é um vilão imponente, complexo, e com uma história dramática, onde tudo deu errado, devido a sua sede por vingança.
Darth Traya
Uma mestra jedi, que mesmo cega, se tornou uma das maiores guerreiras do seu tempo, mostrando a extensão de seu poder na força. Mesmo sendo uma das mais jedis mais sábias da ordem, Kreia (futura Traya) foi exilada da Ordem Jedi, pois permitiu que vários de seus aprendizes seguissem Revan e Malak nas guerras mandalorianas.
Após o exílio, Kreia seguiu os passos de Revan até Malachor V, onde assim como o guerreiro, caiu para o lado sombrio. Se tornando uma das siths mais poderosas do Império Sith, Darth Traya passa a treinar Darth Nihilus e Darth Sion, formando o poderoso Trivunato Sith. Quando se tornaram poderosos o suficiente, os aprendizes derrubaram a mestra, e cortaram sua conexão com a força. Completamente humilhada, Traya acaba expulsa do Império Sith, e se via completamente sem rumo. Sua esperança de vingança surge na forma de Meetra Surik, uma jovem e poderosa jedi, que com os ensinamentos de Traya, foi capaz de derrotar Nihilus e Sion.
Posteriormente, a própria Meetra acabou com sua mestra, que ainda planejava um plano de vingança contra os jedis.
Darth Tyranus
Um monarca do planeta Sereno, Dookan foi rapidamente encontrado pela Ordem Jedi em sua infância, e levado do berço de ouro de sua família, e treinado pelo próprio Mestre Yoda. Devido ao seu passado na alta classe, Dookan era elegante em tudo que fazia, tanto em sua forma de combate, como em sua forma de falar, sendo um ótimo articulador político, uma habilidade extremamente valiosa na Ordem.
Como tempo, Dookan começou a se revoltar com a corrupção da República e a impotência dos jedis diante disso. Após a morte de seu padawan, Qui Gon Jin, pelas mãos de Darth Maul, o Conde finalmente abandonou a Ordem, e assumiu novamente seu cargo em Sereno.
Porém, a muito tempo o jedi vinha sendo acompanhado de perto por Darth Plagueis, e posteriormente por Darth Sidius, que propôs o Dookan um plano para erradicar a corrupção e trazer paz a galáxia, e ele o abraçou, mesmo que tivesse que cair para o lado sombrio.
Agora como Darth Tyranus, o Lorde Sith foi a face dos Separatistas durante as Guerras Clônicas, até ter sua vida ceifada por Anakin Skywalker.
Darth Vectivus
Um sith um tanto quanto diferente. Vectivus era dono de uma grande área de mineração, e aprendeu os caminhos do Lado Sombrio, apenas para usar os poderes da alquimia sith para aumentar a produtividade dos seus funcionários.
Mesmo sobre o regime da regra de dois, Darth Vectivus não treinou ninguém, se dedicando somente ao trabalho e seus estudos do lado sombrio, chegando a conseguir invocar fantasmas, arrancando suas almas de seus cadáveres. Ao fim da vida, o Lorde Sith morreu ao lado de seus familiares, passando uma vida inteira sem sucumbir as trevas por completo.
Além disso, Darth Vectivus foi capaz de se materializar na forma de um fantasma da força após sua morte.
Darth Sion
O Lorde da Dor, Darth Sion foi um dos maiores siths do antigo império, servindo como mais um dos milhares guerreiros entre suas linhas. Certo dia, em uma batalha contra as forças jedi, ele acabou sendo atingido em cheio por uma bomba, que despedaçou seu corpo, fatalmente. No entanto, ele pode se manter vivo, através do mais puro ódio, mantendo as partes de seu corpo unidas, como se sua pele estivesse rachada.
Luta após luta, seu corpo era mais destruído, mas ele voltava, ainda mais furioso, e ainda mais poderoso, se tornando praticamente invencível. Ao lado de Darth Nihilus e Darth Traya, Sion formou o poderoso Trivunato Sith, os líderes de um grande purgo jedi pela galáxia, que quase extinguiu a Ordem, se não fosse por um jovem jedi, chamada Meetra Surik. Além de derrotar Nihilus e Traya, ela também pôs fim ao reino de terror de Sion, destruindo seu corpo duas vezes, e assim, o vilão decidiu deixar a força o levar, sem resistir. Algo que ele manteve em segredo durante os últimos anos de sua vida, foi sua paixão velada pela própria Surik, algo que foi decisivo em sua decisão de abandonar sua vida de luta.
Naga Sadow
Um dos maiores mestre da alquimia sith. Naga Sadow, foi um dos mais poderosos sith do antigo império, e disputava o poder absoluto das tropas, com Ludo Kressh. Após um intenso conflito, Sadow derruba as tropas de Ludo, e com o exército sith na palma de sua mão, ele então iniciou a famosa Guerra do Hiperespaço, levando milhares de naves até Coruscant, buscando acabar com República em só golpe.
Ele utilizava todo o seu poder, para criar projeções de que seu exército era maior do que realmente era, para amedrontar seus adversários. No entanto, dois viajantes ao qual Naga havia convertido ao lado sombrio, Gav e Jori, o traíram, com Gav destruindo a esfera de meditação que lhe permitia criar as tais visões. Possesso, Sadow mata o garoto e retorna para o seu planeta, onde é recebido por Ludo Kressh, ainda vivo, e várias outras tropas, e logo atrás, chegavam as forças da república. Sem saída, o Lorde Sith fugiu para Yavin 4, futura base da Aliança Rebelde, onde fez diversos experimentos, e após sua morte, manteve seu corpo preso ao planeta. 600 anos depois, um jedi caído chamada Freddon Nadd, o despertou mais uma vez, para que fosse seu mais novo mestre.
Freddon Nadd
Freddon Nadd foi um dos melhores padawans de sua era, mais sua sede intensa de poder, o levou a matar sua mestra, e seguir a força até Yavin 4, onde havia uma forte presença do Lado Sombrio. Lá, ele conhece Naga Sadow, que lhe ensina tudo que sabia, e quando não era mais útil, foi morto por seu aprendiz, em definitivo.
Com um grande poder em mãos, Nadd tomou o planeta de Onderon para si, e mesmo após sua morte, o povo ainda o cultuava, e conseguiu trazer de volta a vida através de rituais obscuros. Um grande jedi, liderado por Arca Jeth, acabou com a influência de Nadd no planeta, forçando seu espírito a se exilar em uma lua próxima, onde anos depois, foi encontrado por Uliq Quel Droma, ao qual traria para o Lado Sombrio, como seu novo servo. Seu fim veio apenas pelas mãos de Exar Kun, outro jedi caído, treinado por Nadd, mas que assim que aprendeu tudo que lhe interessava, fez o mesmo que Freddon faz a Naga, o matou.
Quanto Darth slc nem eu sabia q tinha tudo isso