Em mais uma publicação dedicada ao mês do Halloween, vamos conhecer um pouco sobre uma personagem do gênero que ressuscitou uma das franquias de terror infantil mais populares entre os anos 1960 e 1990, Wandinha ou Wednesday Addams. Hoje, vamos fazer uma pequena viagem, desbravando todas as versões da personagem, desde sua primeira aparição em 1964.
1964
Interpretada por Lisa Loring, Wandinha foi escrita com certa fidelidade em relação aos primeiros quadrinhos escritos por Charles Addams, em 1960. Ao contrário das versões mais recentes, a personagem é mais alegre e doce, além de muito mais jovem, além de ter pouca importância em relação a série, tendo em vista que Gomez e Mortícia tem tranquilamente mais de 90% do tempo de tela, com o restante da família sendo apenas um pano de fundo para as histórias.
A carreira da atriz teve poucas séries e filmes de destaque além da série Siticom dos Addams em 1964. Infelizmente, a atriz acabou falecendo em 2023, com apenas 64 anos, mas, foi eternizada como a primeira a interpretar a personagem principal da bizarra família.
1991
A versão definitiva da personagem. Christina Ricci interpretou a personagem no primeiro filme da Família Addams, em 1991, com apenas 11 anos. Aqui, a casula dos Addams recebe bastante destaque. A atuação de Ricci marcou época, sendo muito elogiada, e marcando para sempre a imagem da personagem. Dessa forma, ela voltou ao papel em 1993, para Família Addams 2, que eu considero uma verdadeira bomba, mas é justamente aqui que a personagem tem seu melhor momento.
Na continuação, temos três núcleos distintos, Faster e sua nova esposa, Gomez e Mortícia buscando reascender o relacionamento, enquanto Wandinha e Pugsley seguem para uma colônia de férias brega, onde ela e seu irmão são torturados pela alegria das crianças e monitores. Por fim, os dois destroem a colônia, e Wandinha inicia um relacionamento com um garoto bizarro que foi enviado para lá pelos seus pais, tentando força-lo a se socializar e ser mais independente.
As produções que a atriz se envolveu nos anos seguintes, são meio.... duvidosas, especialmente as situações aos quais ela se expos nelas. Porém, Christina voltou a franquia em 2022, na série da Família Addams protagonizada por Jenna Ortega, dessa vez, fazendo o papel da professora Marylin.
1998
Duvido você conhecer essa! O Retorno da Família Addams de 1998, é sem dúvida uma das piores coisas pelas quais a família mais bizarra da cultura pop já passou, com notas péssimas em todos os sites de pesquisas possíveis, e sendo uma verdadeira lenda, uma vez que umas dez pessoas além de mim devem ter assistido isso.
Mas, o que importa para hoje, é a interpretação de Nicole Fugere como Wandinha, que apesar da péssima qualidade do filme, não é ruim, mas não tem o brilho das anteriores. Todos os papéis de destaque da atriz, envolvem seu trabalho como Wandinha, sejam em filmes ou em especiais relacionados. Desde então, a Família Addams permaneceu em hiato por 24 anos, até enfim, a série solo da personagem trazer a família de volta dos mortos!
2022
A atriz que trouxe a Família Addams a uma nova geração, e elevou a personagem ao mais alto patamar da sua história. Jenna Ortega, foi a escolhida para protagonizar a série da Netflix sobre o universo dos Addams, e trás uma nova faceta da personagem, até então não apresentada.
Na série, temos Wandinha sendo enviada para um internato por Gomez e Mortícia. Lá, Wandinha conheceu sua melhor ou melhor dizendo, única amiga, Enid Sinclair, interpretada pela belíssima Emma Myers. A trama aborda além das bizarrices comuns da família, um lado mais detetivesco da protagonista, que demonstra o quão inteligente ela realmente é.
A série se destaca por apresentar Wandinha lidando com outras pessoas e ambientes, além de mostrar um lado mais ´´nobre´´ da sua personalidade, quando faz de tudo para descobrir o culpado pelos assassinatos no internato, e tentando manter uma amizade com Enid.
Bom, passamos por todas as versões live-action da personagem, mas afinal, quem é a melhor delas?
O Veredito
Quanto a melhor versão de Wandinha, acredito que seja uma disputa intensa, mas nem um pouco ampla. As versões de 1964 e 1998, não são ruins, mas estão muito distantes das duas melhores, por motivos bastante distintos. Lisa trouxe uma interpretação ótima e em uma boa série, mas, era uma personagem muito diferente, em relação ao que geralmente o público relaciona Wandinha. Já Nicole, também fez um bom trabalho, mas a qualidade péssima do filme não ajuda.
Por fim, para a surpresa de 0 pessoas, ficamos entre Ricci e Ortega. Ricci é simplesmente a encarnação da personagem, sendo para os fãs de longa data da franquia, a primeira atriz que vem a mente quando se pensa em Wandinha. Se destacou em dois filmes, e foi tão marcante, que retornou a franquia em 2022, e pessoalmente, prefiro sua interpretação.
Ortega tem um imenso valor por ter revivido a franquia. Seu papel foi tão reconhecido, que chegou a receber oportunidade em filmes de terror mais sérios, como a franquia Pânico, e com certeza, vai marcar a memória de todos que descobriram a franquia através dela.
Mas, por fim, entrego o prêmio de melhor versão da personagem.... para Christina Ricci, por ser mais marcante e constante.