top of page

A História de Zé do Caixão

O maior símbolo do terror nacional, José Mojica Marins, foi um artista completo, escrevendo, dirigindo e protagonizando seus próprios filmes. Ao todo, Zé esteve em 12 filmes, sendo um deles uma homenagem ao autor. Na história de hoje, estaremos focando principalmente em seus filmes principais, já que biografias são repetitivas.

 

Primeiras Obras

José sempre foi apaixonado pelo cinema desde a infância, principalmente pelas histórias de terror, especialmente aquelas com o toque sobrenatural. Seu primeiro filme, ´´A Meia Noite Levarei Sua Alma´´, foi lançado em 1964, e mesmo com um orçamento pífio, se consagrou como um grande sucesso, sendo lembrado até hoje, e serviu para fundar a persona que Zé teria ao longo de quase todas as suas obras.

Em ´´A Meia Noite Levarei sua Alma´´, Zé era um homem temido em sua pequena cidade, e tinha como grande objetivo, ter um filho com a mulher ´´perfeita´´, que daria continuidade ao seu sangue. Ele tinha uma completa aversão a qualquer religião, principalmente a cristã, chegando a comer carne na Sexta-Feira Santa, simplesmente para provocar um padre.

Percebendo que sua atual esposa não seria a ideal para lhe dar um filho, ele simplesmente a mata, e captura a esposa de seu amigo, após matá-lo. A garota escolhe a morte a se relacionar com o vilão, que decide buscar um novo alvo, mas acaba sendo amaldiçoado por uma cigana, que promete que ele seria levado para o inferno pelas pessoas que matou. Zé acaba sendo atacado pelos espíritos que matou, mas acaba saindo vivo, e inocentado de seus crimes, partindo para uma segunda investida atrás da esposa perfeita, onde acaba novamente Zé acaba morto.

Ambos os filmes apresentaram características recorrentes do personagem, como seu vicio em envolver aranhas e cobras em seus assassinatos, e a sua busca incansável pela ´´mulher perfeita´´.

A trilogia de Zé, só se encerrou em 2008, com ´´A Encarnação do Demônio´´, onde Zé é solto após 40 anos de cadeia, e rapidamente retoma sua vida sádica, dessa vez não só com Bruno ao seu lado, mas uma seita de seguidores. Mesmo deslocado do seu tempo, e sendo assombrado não só pelos passado do seu passado ´´literalmente´´ e por pessoas que buscam se vingar dele, Zé consegue encontrar a mulher, e com ela ´´e algumas outras mulheres durante o filme´´, consegue gerar um herdeiro digno. No entanto, Zé é morto em definitivo por um Padre, que condena de uma vez por todas a sua alma.

Além da franquia principal, Mojica esteve em outros 9 longa metragens, com temas variados, principalmente criminais, envolvendo vingança. O ponto mais baixo de sua carreira, foi sua participação em filmes adultos, que marcaram o fim do auge de sua carreira.

Sua fama rompeu as barreiras nacionais, quando ele chegou a ser bastante reconhecido nos Estados Unidos, tendo uma boa base de fãs por lá, recebendo o nome de Joe Coffin.




16 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page