No centésimo post do Lar da Cultura POP, vamos falar sobre os maiores heróis, da maior equipe de heróis da história, a Liga da Justiça. Agradecemos a todos que acompanharam o nosso trabalho ao longo desses meses, e desejamos que continuem acompanhado, para que cheguemos ainda mais longe.
Batman
O Homem Morcego teve a sua primeira aparição, em maio de 1939, na revista Detective Comics #27, um dos maiores marcos da história dos quadrinhos, e logo no ano seguinte, recebeu a sua revista solo. Durante os quadrinhos do Cavaleiro das Trevas, fomos apresentados a diversos personagens espetaculares, como Coringa, Robin, Alfred, Charada, Duas Caras, Mulher Gato, Bane e muitos outros, que compõe o rico universo do Homem Morcego.
Bruce Wayne perdeu seus pais nas ruas de Gotham, aos 8 anos de idade, e a partir daí, decidiu buscar vingança, jurando trazer o medo ao coração de cada um dos criminosos da cidade. Bruce cruzou o mundo, treinando e estudando ao máximo, se tornando não só um mestre do combate, como também, um gênio.
De volta a Gotham, Wayne adota a identidade de Batman, se aproveitando do seu antigo medo de morcegos, para causar medo em seus inimigos. A partir disso, Batman usaria todos os seus recursos e seus dias, para trazer justiça para Gotham, e também para o mundo, se tornando líder da Liga da Justiça. A estreia do herói na Liga, ocorreu logo na primeira edição da revista dos heróis, em 1960.
Batman tem uma relação de alto e baixos com a Liga, já que em arcos como ´´Torre de Babel´´, o herói traçou um plano para derrotar cada membro da Liga da Justiça, e o tal plano caiu nas mãos do vilão Vandal Savage, que conseguiu assim derrotar os heróis.
Superman
O maior símbolo da história dos super heróis, Superman foi criado em 1933, por Jerry Siegel e Joe Shuster. Inicialmente, o Homem de Aço seria um vilão, com poderes concedidos através de um cientista louco. Porém, rapidamente o personagem se tornou um herói, e suas histórias eram produzidas em pequenas tirinhas, que após muitas recusas, foram parar nas mãos da National Comics (futura DC), que colocou o personagem da dupla, como o protagonista da revista Action Comics em 1938, se tornando um dos primeiros heróis da história dos Quadrinhos.
Kar-el nasceu em Kripton, e foi enviado para Terra por seus pais, para salvá-lo da destruição do seu planeta. O kriptoniano acaba caindo no Kansas, onde é adotado pelo casal Jonathan e Martha Kent, que o criam como se fosse seu filho, mesmo sabendo dos seus dons especiais, lhe dando o nome de Clark.
Quando adulto, Clark foi contratado pelo Planeta Diário, e se muda para Metropolis, onde passa a combater o crime. Assim como Batman, Superman é membro fundador de Liga, sendo a cara da equipe, e um dos seus membros mais poderosos.
Mulher Maravilha
A maior heroína de todos os tempos, criada pelo trio William Moulton Marston, Harry George Peter e Elizabeth Marston, em 1941, na revista All Star Comics #8. Diana é a princesa da ilha de Themysira, habitada pelas amazonas, uma raça de guerreiras. Após a queda do avião de Steve Trevor na ilha, Diana descobre que estava ocorrendo uma grande guerra no mundo dos homens, a segunda guerra mundial, e decide ajudar. Com isso, a Mulher Maravilha começa a interferir no mundo dos homens, lutando contra a injustiça, e se tornando membra importantíssima da Liga da Justiça, sendo uma das mais poderosas, ao lado de Superman e Flash.
Diana faz parte da chamada Trindade da Justiça, composta por Superman, Batman e Mulher Maravilha, que são os nomes de maior peso da DC, e os principais líderes da equipe desde a primeira edição da revista.
Flash
Flash é um dos membros mais poderosos da Liga, e já foi representado por Wally West e Barry Allen, por ser o mais recorrente, vamos falar mais sobre o Flash de Barry. O Flash de Barry surgiu em 1956, em Showcase #4, conseguindo seus poderes através de um acidente envolvendo raios, que lhe possibilitaram correr trilhões de vezes mais rápido do que a luz, se tornando um dos heróis mais poderosos dos quadrinhos. A identidade secreta de Allen sempre foi muito bem guardada, já que ele faz questão de chegar atrasado em todos os lugares, para jamais ser conectado ao seu alter ego.
Em Flashpoint, Flash altera toda a realidade ao voltar no tempo, e acaba criando um nova Liga da Justiça, com o Batman de Thomas Wayne, um Superman preso pelo governo, e uma Mulher Maravilha em guerra contra Aquaman, sendo sem dúvida a sua grande história com a Liga.
Lanterna Verde
Assim como Flash, o Lanterna também esteve com mais de uma versão na Liga, com Hal Jordan, John Stewart e Guy Gardner, por ser o mais importante, vamos nos aprofundar em Hal.
O personagem foi criado por John Broome em 1959, para a revista Showcase #22. Jordan era um piloto da força aérea americana, que acabou entrando em contato com um alienígena a beira da morte, que lhe entregou um anel verde, que através da sua força de vontade, poderia gerar construtos praticamente indestrutíveis, capazes de resistir a ataques de Superman e Darkseid por algum tempo.
Hal Jordan foi membro fundador da Liga, estando presente desde a primeira edição. Em séries, como Liga da Justiça: Sem Limites, tivemos John Stewart no papel de Lanterna Verde, e tudo indica que ele também estará nos cinemas, nos próximos filmes do DCEU.
Aquaman
Um dos maiores mais tradicionais da DC, mesmo que tenha sido alvo de muita zoação ao longo dos anos. Aquaman nasceu em 1941, na More Fun Comics #73. Arthur Curry é filho de um pescador com a rainha de Atlântida, e foi criado no reinos dos homens, sem saber da sua origem poderosa.
Quando adulto, Arthur foi para o reino de Atlântida, e assumiu o trono, recebendo o seu clássico tridente. Entre os seus poderes, temos uma força e resistência sobre humanas, e a capacidade de controlar as forças do mar, indo das ondas, até os peixes.
Aquaman é membro fundador da Liga, presente desde a primeira história da equipe contra Starro. Nos cinemas Aquaman também marcou presença, sendo resgatado de toda aquela zoação, pela grande atuação de Jason Mamoa, que deu um novo ar para o personagem.
Cyborg
Uma adição recente para a Liga. Cyborgue nasceu em 1980, na DC Comics Presents #26. Victor Stone era um jovem jogador de futebol americano, que após um acidente de carro, perdeu boa parte do seu corpo. Com medo de perder seu filho, Silas Stone, um cientista renomado, realiza um procedimento com tecnologia alienígena, dando novos membros para Victor. O jovem agora possuía diversos atributos sobre humanos, armas, e acesso a todas as redes de computador do mundo, com um conhecimento quase infinito.
Inicialmente o personagem era membro dos Jovens Titãs, entrando para a Liga durante os Novos 52, se reunindo aos heróis durante a invasão de Darkseid. Nos cinemas, sua origem é praticamente idêntica.
Caçador de Marte
Outro membro fundador da Liga, mas que ainda não teve oportunidade nos cinemas. J'onn J'onzz é levado a terra depois que um cientista o puxa para lá com uma máquina. Marte entrou em colapso após a destruição da sua atmosfera, e os sobreviventes migraram para um novo planeta.
J'onzz usou seu poder de mudar de forma, para se colocar entre os humanos, e esse é apenas um dos vários poderes do herói, como superforça, visão de calor, voo e muito mais, tendo como sua única fraqueza, o fogo.
O personagem apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #225, como um investigador extraterrestre.
Shazam
O ultimo da lista. Shazam ou Capitão Marvel, nasceu em 1940, na segunda edição da revista Whiz Comics, publicada pela existinta Fawcett Comics, que posteriormente foi processada e comprada pela DC Comics . Sua identidade secreta, é a do jovem Billy Batson, que após perder seus pais, viveu em orfanatos, por resistir a tentativas de adoção. Em dado momento, Billy acaba sendo adotado pelos Vasquezes.
Billy é escolhido pelo mago Shazam, para receber os poderes dos maiores deuses do olimpo, o que transforaram em um peso pesado a nível Superman, porém com a habilidade de lançar raios. O herói criou a família Shazam, com seus outros irmãos adotivos, e mais tarde entrou para a Liga da Justiça. Assim que foi adquirido pela DC, o herói foi rapidamente adicionado a principal equipe de heróis da editora.
Σχόλια