top of page

A História dos Monstros Clássicos da Universal

Atualizado: 10 de nov. de 2022

Entre as décadas de 1920 e 1940, a Universal Studios produziu uma das maiores sagas da história do cinema, montando um universo compartilhado a nível MCU!!! (Ironia), ainda sim, para a época em que foi realizado, esse projeto foi muito inovador. Durante essas obras, fomos apresentados aos maiores monstros de toda a cultura pop, como Drácula, Frankenstein, Lobisomem e muitas outros, e nesse texto, iremos conhecer esses e outros monstros desse rico universo.


 

Drácula

O maior expoente dos monstros clássicos, Drácula teve seu primeiro filme lançado em 1931, sendo o terceiro filme do Universo dos Monstros, e o primeiro com falas. Vivido por Bela Lugosi, Drácula embarcou em uma história bastante semelhante à do livro original de Bram Stoker. O velho conde passa a controlar o corretor Hanfield, e junto com ele, zarpa rumo a Inglaterra, onde começa a seduzir a jovem Mina Murray, enquanto faz diversas vítimas. No final do filme, Drácula é morto por Van Helsing, que atravessa uma estaca em seu peito.

Porém, muita bizarrice envolvendo o nome do rei dos vampiros, ainda iria acontecer. Logo em 1936, a Universal lançou o filme ´´A Filha de Drácula´´, que se passa pouco depois do primeiro filme, com Van Helsing sendo acusado de homicídio, após matar o Conde Drácula, enquanto a condessa Marya Zaleska (filha do conde), começa um verdadeiro banho de sangue.

O personagem em si, só voltaria a aparecer em 1943, sendo vivido por Lon Chaney Jr (famoso por seu papel como Lobisomem), e mais tarde, por John Carradine . O lendário Bela Lugosi, daria as caras pela última vez, apenas em 1948, no filme ´´Abbott and Costello Meet Frankenstein´´, onde o personagem ressuscita sem motivo nenhum, e passa a controlar Frankenstein, o usando como seu servo. No final, o Lobisomem enfrenta Drácula, que acaba derrotado e morto pelo Homem Lobo.

 

Homem Invisível

Tirado diretamente do livro George Wells, Jack Griffin chegou aos cinemas em 1933, através da cara enfaixada de Claude Rains, ator que foi escolhido por ter uma voz imponente, passando emoção mesmo sem mostrar seu rosto.

Jack era um cientista genial, que acaba sofrendo um acidente durante um experimento com o soro da invisibilidade, ficando invisível para sempre. Griffin passa meses buscando uma cura, mas ao perceber quanto poder essa condição lhe dava, ele se torna um verdadeiro louco, cometendo diversos crimes. No clímax do filme, o Homem Invisível acaba sendo morto por um policial, acabando com a vida difícil de Jack Griffin.

7 anos depois, em ´´O Retorno do Homem Invisível´´, o personagem assume uma nova identidade, com um homem chamado Radcliffe, que recebe o soro do próprio Dr. Griffin, a fim de escapar de uma inevitável condenação, após ser acusado de assassinato. A última aparição do vilão na era da Universal, foi em 1951, na obra ´´Abbott and Costello Meet the Invisible Man´´, em uma trama bastante semelhante a do filme de 1940.

O vilão sem face, também recebeu alguns derivados, como ´´A Mulher Invisível´´.

 

Lobisomem

Alguns acham que a primeira aparição do Homem Lobo foi em 1941 (coisa que eu também pensava até pesquisar para escrever isto). Na verdade, o personagem teve sua primeira aparição em 1935, protagonizando ´´O Lobisomem de Londres´´. Wilfred Glendon foi amaldiçoado após um ataque de Lobisomem no Tibete, enquanto procurava uma flor lendária conhecida como Lupina Lumina. De volta a sua terra natal, Glendon começa a se transformar em uma criatura lobo, e assassinar brutalmente diversas pessoas (Em cenas chocantes para a época). No final da trama, Glendon fracassa em todas as suas tentativas de controlar as transformações, e termina se suicidando.

Porém, a versão que ficaria na memória de todos (5 pessoas), seria a vivida por Lon Chaney Jr, no filme ´´Lobisomem´´ de 1941. Larry Talbot acaba sendo atacado por um Lobisomem em meio a mata, e acaba matando a criatura com uma bengala, com o homem lobo se revelando como um cigano que Larry havia conhecido pouco antes. A partir dessa noite, Talbot começa a se transformar em um Lobisomem em todas as noites lua cheia, levando a morte para as ruas da Inglaterra. Seu pai, Jonh Talbot, tenta de tudo para reverter a condição de seu filho, mas acaba fracassando. No final da história, Larry acaba matando sua namorada, forçando seu pai a mata-lo, com a mesma bengala que Larry usou para matar o cigano.

 

O Fantasma da Ópera

Uma das histórias mais clássicas tanto do cinema, quanto da literatura. No filme ´´O Fantasma da Ópera´´ de 1925, temos o pai de Lon Chaney Jr, o lendário Lon Chaney, fazendo o papel de Erik, o Fantasma da Ópera. Erik nasceu com uma terrível deformidade, que lhe transformaram em uma verdadeira ´´besta´´ aos olhos de seus pais. Na fase adulta, Erik começa a se esconder no subsolo da ópera de Paris, onde começa a tocar o terror no local, chegando a causar alguns pequenos acidentes.

Uma jovem chamada Christie começa a se apresentar no local, deixando Erick completamente louco por ela, e sabendo que não teria chance com a garota, ele a sequestra. Presa no subsolo, Christie tira a máscara do Fantasma em um momento de distração, revelando não só a sua aparência, mas principalmente, a sua verdadeira personalidade, um homem violento e obcecado. A cantora consegue escapar, e volta para os braços do seu namorado, deixando Erik ainda mais irritado. Por fim, a polícia invade o esconderijo do vilão, que tenta escapar, mas acaba sendo morto, afogado pela população. Essa foi a única aparição do personagem no universo compartilhado dos monstros.

 

Frankenstein

Um dos monstros mais conhecidos de todos os tempos, saindo diretamente do conto de Mary Shelley. A criatura apareceu pela primeira vez em 1931 em ´´Frankenstein´´, através do lendário ator Boris Karloff, sendo criada pelo cientista louco, Henry Frankenstein. Henry tinha o sonho de ter o poder de Deus, de criar vida, e trazer os mortos de volta. Por isso, ao lado de seu servo Igor, Henry juntou pedaços de diversos corpos, e colocou um cérebro defeituoso no corpo resultante, criando uma criatura irracional, que foi trazida a vida com energia elétrica de alguns relâmpagos. A criatura consegue escapar, e espalha o terror, até ser queimada viva pelos moradores da cidade, coisa que a deixou fora de combate por um tempo.

Boris permaneceu no papel do monstro por mais dois filmes, A Noiva de Frankenstein e o Filho de Frankenstein. Bela Lugosi e Lon Chaney Jr também fizeram o papel do monstro em sequencias futuras. O personagem foi bastante sucateado ao longo dos filmes, sendo completamente secundário e sem personalidade, tendo seu desenvolvimento apenas em seus dois primeiros filmes. Em bombas como ´´Frankenstein conhece o Lobisomem´´, o personagem literalmente só aparece em ação nos últimos cinco minutos (Sim, eu contei), para literalmente se matar, se afogando na areia movediça, transformando a criatura em um simples brutamontes sem personalidade e inteligência.

 

O Corcunda de Notre Dame

Nascido em 1923 em ´´O Corcunda de Notre Dame. Quasimodo foi o primeiro dos monstros clássicos da Universal, e assim como o Fantasma da Ópera, nunca mais apareceu depois do seu primeiro filme. Se aproveitando da figura monstruosa que os corcundas tinham em tempos passados, o filme apresenta o sofrimento que o pobre homem passava em função da sua deficiência, sendo mantido preso na torre da catedral de Notre Dame, pelo seu pai adotivo, um padre chamado Jehan.

Em certo momento, Quasimodo se apaixona por Esmeralda, uma cigana que passava pela região, e a jovem corresponde. Jehan se revolta e proíbe seu ´´filho´´ de continuar encontrando a garota. Como vingança, Jehan mata um homem e acusa Esmeralda pelo crime, e a fama negativa dos ciganos, não ajudou nem um pouco no seu processo. Condenada a morte, Esmeralda é salva pelo Corcunda, e ambos se trancam no topo da catedral. O Padre ataca Esmeralda, e acaba entrando em um confronto físico com Quasimodo, que resulta na morte de ambos.

Diferente da maioria desses monstros, Quasimodo foi apenas um homem injustiçado pela sua condição, tendo uma história bastante trágica.

 

A Noiva de Frankenstein

Protagonista de uma das sequencias mais elogiadas da história do cinema, Mary foi criada a força pelo doutor Henry Frankenstein, que havia sido manipulado pelo Doutor Pretorius, que tinha a sua esposa como refém.

A personagem tem pouco destaque no longa, que aposta em se aprofundar ainda mais na história da criatura de Frankenstein, que vive uma crise existencial, buscando ser aceito pelas pessoas que tentaram lhe matar. No final das contas, a Noiva aparece apenas no final do filme, mas mesmo assim, cravou seu nome na história. Após esse longa, a noiva nunca mais apareceu nas obras da Universal.

 

A Múmia

Outra produção espetacular, ´´A Múmia´´ de 1932, traz a história Imhotep, um servo do faraó, que acabou sendo mumificado e amaldiçoado, como punição por ter se envolvido com a filha do comandante. Após 3700 anos enterrado, a Múmia retorna quando um pesquisador lê os manuscritos presentes em sua tumba.

De volta a ativa, Imhotep assume a identidade de Ardath Bay, e começa a perseguir a jovem Helen, que ele acredita ser a reencarnação do seu antigo amor. Mais um personagem vivido por Boris Karloff, Imhotep é uma espécie de ´´Drácula´´ egípcio, se utilizando de magia e muita inteligência, para conseguir o que quer. Assim como em todos os filmes, a Múmia obviamente é morta pelos protagonistas, mas isso não impediria a Universal de produzir mais CINCO filmes com o nome do personagem. Tem filmes como ´´A Mão da Múmia´´, que são praticamente cópias diretas do original, com cenas repetidas. Talvez a única obra que seja digna de uma citação, é a obra ´´Abbott and Costello Meet the Mummy´´ (Já deu pra ver que eles colocam essa dupla para tretar com praticamente todos os monstros). E curiosamente, a Múmia em si não está nesse filme, e sim, um sósia.

 

O Monstro da Lagoa Negra

A última fera da nossa lista tinha que ser brasileira, vinda diretamente da floresta amazônica. Carl e um grupo de biólogos, viajam até a mata amazônica, em busca de fosseis, mas acabam sendo caçados por uma misteriosa criatura, que aparenta ser de uma espécie bastante rara, e nunca antes registrada.

Depois do filme de 1954, a criatura voltou as telas em 1955 e 1956. A sequência direta do original ´´A Vingança do Monstro´´, coloca o animal aprisionado em uma instalação de pesquisas, na intenção de domesticá-la. É obvio que dá tudo errado, e o bicho sai matando geral na instalação. A terceira parte dessa saga ´´A Criatura Caminha Entre Nós´´, os pesquisadores continuam perseguindo o animal, e até conseguem capturá-lo, mas o animal foge novamente e finalmente desaparece. Esse Monstro tem a saga mais bosta desses filmes da Universal, o primeiro filme é um verdadeiro clássico, mas as suas sequencias são completamente dispensáveis.

 

O Médico e o Monstro

Esse monstro não faz parte do universo dos monstros, mas é um dos maiores clássicos do horror clássico, e foi referenciado no filme ´´Van Helsing´´ ao lado de Drácula, Lobisomem e Frankenstein. Esse é o filme mais antigo da lista, sendo mais um dos filmes de terror mudo dos anos 20.

O Dr. Jekyll era um grande cientista, que estuda questões da personalidade urbana, do lado bom e ruim do homem, achando que seria capaz de controlar isso através de um soro. Após tomar esses químicos, Jekyll liberta seu lado maligno, o Dr. Hyde, um monstro deformado, que entre suas maldades, é capaz até mesmo de matar. Para deter Hyde, Jekyll se suicida com medicamentos, e acaba com o rastro de sangue do seu alter ego.






24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page