top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

A História dos Principais Deuses do Olimpo

A primeira geração de deuses olimpianos, nasceram de deusa Reia, e foram engolidos por seu pai, Kronos. O único a escapar desse destino foi Zeus, que foi escondido por sua mãe e levado para viver com sua avó, Gaia. Assim que Zeus havia chego no ápice de seu poder, ele voltou para salvar seus irmãos, iniciando a guerra dos titãs, que acabou com a derrota de Kronos pelas mãos de Hades e Zeus. A partir daí, Zeus teve diversos filhos, que se tornaram deuses e semideuses famosos, e serão deles que iremos falar hoje.

 

Zeus

O Deus dos Deuses. Zeus foi o único dos filhos de Reia que conseguiu escapar de Kronos ao nascer, e foi levado para que Gaia o criasse, até que ele estivesse completamente preparado para derrotar seu pai.

Zeus conseguiu salvar seus irmãos, e ao lado deles conseguiu acabar com os titãs, assumindo o trono do Olimpo, como o mais poderoso dos deuses. Ele era cultuado pelos gregos como o deus das tempestades, e como um grande símbolo de sabedoria, mesmo sendo um ícone bastante controverso. O deus dos raios traiu sua esposa Hera por diversas vezes, se relacionando com diversas mortais, tendo vários filhos, sendo o mais famoso deles, Hércules. O rei do Olimpo foi responsável por diversas torturas e assassinatos sem motivo, como quando torturou Prometeu, após ele levar o fogo aos homens, sendo um verdadeiro tirano, com alguns até mesmo tentando destroná-lo, mas nunca conseguindo.

Zeus também foi responsável por derrotar o monstro Tifão, criado por Gaia para derrotá-lo, mas ao lado de Hermes e as irmãs do destino, Zeus foi capaz de deter essa fera.

 

Hades

O Deus do Submundo da mitologia grega, e irmão mais velho de Zeus. Hades foi devorado por Kronos assim que nasceu, e foi libertado por Zeus no início da guerra dos Titãs, onde Hades foi essencial para derrotar Kronos e seu exército. Hades, Poseidon e Zeus, decidiram sortear quem assumiria cada um dos principais reinos da terra, sendo eles céu, mar e submundo. Poseidon e Zeus estavam decididos a trapacear, e manipularam o sorteio, deixando Hades com o submundo, o que enfureceu o deus, que nada pode fazer.

Como governante do Submundo, Hades estava condenado a ser visto com medo e raiva pelos mortais, sendo considerado o responsável por tirar-lhes a vida. Ele possuía algumas armas muito interessantes, como suas correntes, que são capazes de arrancar a alma dos seus inimigos, e seu elmo da invisibilidade, que obviamente, lhe dão invisibilidade. Esse deus era extremamente isolado, não participando dos eventos do olimpo, por isso, sequestrou a deusa Perséfone, para lhe fazer companhia pela eternidade. Outro grande companheiro dele, é seu cão de três cabeças Cérbero, que guarda os portões do reino dos mortos.

 

Poseidon

Outro irmão mais velho de Zeus, foi libertado pelo Deus dos Deuses antes do início da guerra com os titãs. Após a queda de Kronos, Poseidon recebeu o controle do reino dos mares através de um sorteio com Hades e Zeus. Seus poderes são enormes, podendo controlar as águas e os animais marinhos, além de conseguir lançar relâmpagos.

Poseidon não era muito diferente de Zeus, sendo extremamente mulherengo, sendo inclusive responsável pela criação da Medusa, quando seduziu a jovem e a fez quebrar o voto com Atena. Ainda envolvendo Atena, ele inundou a cidade de Atenas, após perder uma competição com sua sobrinha pelo controle da cidade.

Outra história curiosa de Poseidon, foi sua revolta contra Zeus, onde ao lado de Apolo, Atena e Hera, aprisionou Zeus em uma rede indestrutível. O Deus dos Mares estava sedento por governar o Olimpo, mas a ganância dos deuses era tanta, e sua discussão foi tão longa, que Zeus se soltou e derrotou todos eles.

 

Ares

Um dos filhos de Zeus com Hera, Ares era deus mais detestado do Olimpo, com Zeus o abominando pela sua brutalidade, assim como sua mãe. Ares é guerreiro bruto, com uma sede de sangue sem fim. Sua irmã, Atena, tinha uma rivalidade pessoal com Ares, já que também era deusa da guerra, mas ao invés de ser uma simples máquina de matar, Atena era inteligente e estrategista, batendo de frente com seu irmão, e sempre o superando.

Para finalizar sua desgraça, Ares se envolveu com a casada deusa Afrodite, com quem teve 5 filhos. Certo dia, a casa caiu para o Deus da Guerra, com Hefesto prendendo ele e sua amante em uma rede, diante de todos os deuses do Olimpo, que caíram na gargalhada com a situação humilhante de Ares.

 

Héstia

Héstia é a mais velha dos irmãos de Zeus, sendo a primeira a ser engolida por Kronos. Com a era dos deuses imposta, Héstia abriu mão da sua vaga entre os olimpianos, e vivendo pacificamente, longe de guerras e conflitos divinos.

Héstia é a deusa do fogo, lareira, e lar, sendo muito cultuada na Grécia Antiga, como um das poucas deusas realmente ficha limpa no Olimpo.

 

Atena

Outra das filhas de Zeus com Hera, é a deusa da guerra e da sabedoria, sendo provavelmente a mais inteligente das deusas. Um dos seus momentos mais marcantes, foi a sua disputa com Poseidon para ser cultuado na cidade de Atenas, onde obviamente Atena triunfou, dando aquela cidade que sofria com secas e fome, uma Oliveira, que lhes oferecia óleo, alimento e madeira. Ela também foi a primeira a confrontar o terrível monstro Tifão, sendo facilmente derrotada pela fera, que depois foi morta por Zeus.

A deusa também participou da rebelião fracassada contra Zeus, e tinha uma grande rivalidade com seu irmão Ares, onde sempre saia vitoriosa.

 

Hermes

Filho de Zeus e Hera, Hermes é o deus da velocidade e dos mensageiros, sendo dotado de uma enorme velocidade, que é amplificada por botas especiais criadas por Hefesto.

Hermes foi importante no duelo contra Tifão, salvando Zeus que estava completamente despedaçado, e curando seus ferimentos.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page