top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

A História dos Príncipes da Disney

Atualizado: 14 de dez. de 2023

Os Principes geralmente sõo os grandes heróis das animações clássicas, salvando a princesa de todos os perigos. Ao longo dos anos, esse esteriótipo foi sendo quebrado, e pudemos conhecer diversos outros principes, além dos clássicos galãs das décadas de 40 e 50. Hoje, vamos conhecer alguns dos maiores príncipes das animações da Disney, indo dos clássicos, até os mais alternativos.


 

Aladdin

Aladdin era um jovem ladrão de Agraba, vivendo de pequenos furtos, ajudado sempre pelo seu fiel parceiro, o macaco Abu. Os dois salvam uma garota dos guardas do Sutão, para só então descobrir que se tratava da princesa Jasmine, que gostava de fugir do castelo e se misturar com o povo.

No entanto, o cruel Jafar, desejava roubar a lendária lâmpada mágica, para se tornar alguém poderoso. Porém, apenas um diamante bruto (alguém de coração puro) poderia roubar essa lâmpada. Então, Jafar sequestra Aladdin, e assim que o jovem recupera a relíquia, o vilão o arremessa dentro da caverna de novo, porém, Abu rouba a lâmpada antes, e eles a utilizam para escapar da caverna. Um dos três desejos já havia sido gasto, então, o jovem decide investir o segundo desejo em Jasmine, se tornando um príncipe muito rico, para assim impressiona-la. No entanto, tudo dá errado, pois ela não tinha interesse em homens ricos, e sim na simplicidade de Aladdin. Assim que ele começa a agir mais como ele mesmo, e leva a garota para voar no tapete mágico, a princesa começa a desenvolver um interesse por ele. Porém, Jafar rouba o item mágico, e deseja se tornar o Sutão, além de também, se transformar no mais poderoso dos feiticeiros, sendo praticamente invencível. Em um truque de malandragem, Aladdin o convence a pedir para ser torna um Gênio, pois o poder dele está acima do de qualquer um, coisa que o vilão aceita. Porém, gênios são obrigados a viver presos em uma lâmpada, impedidos de fazer qualquer coisa sem uma ordem, e assim, Aladdin prende o todo poderoso dentro da lâmpada, e com seu último desejo, liberta o Gênio, permitindo que ele seja livre para sempre.

 

Adam

Adam era um principe extremamente arrogante, constantemente humilhando aquelas abaixo dele em status. Certo dia, uma velhinha chegou a porta de seu castelo, e lhe ofereceu uma rosa, algo que Adam tratou com risadas. Naquele momento, a velhinha se tornou uma linda mulher, uma bruxa extremamente podeosa. Com sua magia, ela enfeitiçou Adam e todos dentro do castelo, transformando o belo principe em uma fera horripilante, e seus serviçais, em objetos que se mexem.

A única forma de todos ali serem libertos da maldição, seria se Adam fizesse com que alguém se apaixonasse verdadeiramente por ele.

local.

Certo dia, Maurice sai em viagem, e promete trazer uma rosa para sua filha, Bela. Nessa viagem, ele acaba capturado por uma terrível fera, que vive em um castelo decadente, cheio de objetos falantes. Bela vai ao seu encontro, e em um ato de coragem, troca de lugar com seu pai, ficando presa no castelo. A Fera via na garota, uma possibilidade de romper sua maldição, mas para isso, teria que fazer ela se apaixonar por ele, algo que não seria fácil, tanto pela sua aparência, quanto por seu humor. Após constantes abusos, a garota foge do castelo, sendo cercada por vários lobos. Nesse momento, a Fera lhe salva, e uma relação finalmente se inicia entre ambos. Pouco depois, temos a que para mim é a cena mais linda da Disney, a dança entre Bela e Fera, ao som da música Sentimentos São, a melhor da Disney na minha opinião. Porém, Gaston havia descoberto o sequestro de Bela, e reuniu os homens do vilarejo para resgata-la e matar a criatura, em uma última tentativa de conquistar a garota.

No entanto, Bela estava realmente apaixonada pela Fera, e tenta se opor a Gaston, que acaba morto pelo antigo príncipe, mas, o deixa a beira da morte. Em seus últimos suspiros, ele escuta uma declaração de amor de sua amada, que destrói a maldição, e trás a vida de volta ao seu castelo e libertando todos ali da maldição.

 

Florian

O primeiro de todos! O Principe de Branca de Neve, originalmente nem se quer tinha um nome, sendo apenas conhecido como ´´Principe Encantado´´, até ser relevado futuramente, que seu nome seria Florian, típico da Alemanha, país onde se passa o longa.

Florian é apaixonado por Branca de Neve, e o sentimento é reciproco, no entanto, ela não pode se envolver com ele, devido as imposições de sua madastra, a Rainha Má.

Seu ato heróico, foi dar um bejio de amor verdadeiro na Branca, a tirando do sono eterno em que havia sido colocada pela Rainha, que não conhecia o poder do amor, por seu um ser de pura maldade.

Assim, o jovem casal se casa, sendo felizes para sempre.

 

Phillip

Na minha opinião, um dos melhores da lista. Philllip foi prometido a princesa Aurora ainda criança, mas os planos de seu foram praticamente frustrados quando Malévola enfeitiçou a filha de seu amigo, a condenando ao sono eterno.

Mesmo separados, Phillip e Aurora vislumbravam um ao outro, através de seus sonhos, mostrando que não existem fronteiras para o amor verdadeiro. Por isso, quando se encontram pela primeira vez desde o nascimento da princesa, ambos se conectam tão rapidamente, o amor já havia ligado os dois muito antes, mesmo longe.

Quase chegando aos dezesseis anos, Aurora conhece o príncipe Phillip, pelo qual se apaixona, mesmo a contra gosto das fadas. Por anos, a garota recebeu mentiras sobre quem era, e porque estava ali, mas assim que ela soube ser filha do rei, exigiu ser levada para ver seu pai.

Pressionadas, as fadas a levam ao castelo, e no primeiro momento de distração, a princesa é enfeitiçada por Malévola, que a leva a furar seu dedo nos destroços de uma roca de fiar. A garota passa dias na cama, e as fadas notam que apenas o príncipe poderia salva-la. O jovem é confrontado por Malévola, que se transforma em um terrível dragão para tentar mata-lo, mas sofre um revés, quando Phillip a atinge com sua reluzente espada mágica bem no peito. Já no castelo, Phillip beija Aurora, e seu amor trouxe a vida de volta aos olhos da princesa.

Phillip é talvez o exemplo perfeito do principe clássico, cavalheiro, forte e guerreiro, protagonizando uma das cenas de batalha mais épicas da Disney, quando encerra o reinado da terrível Malévola.

 

Eric

Eric, era além de um principe, um gtande marinheiro, comandando os návios de sua frota. Porém, nem toda a sua habilidade foi capaz de lhe salvar de uma terrível tempestade, que destruiu seu navio e o lançou ao mar. Sem esperança, ele desmaia, sendo salva por Ariel, uma sereia.

Pouco antes da sereia partir, Eric vê seu rosto de relance, e se apaixona perdidamente.

salvou.

Mesmo com a reprovação de seu pai, Ariel vai até o covio de sua tia, Úrsula, a bruxa dos mares. Em um trato um tanto quanto suspeito, a jovem sereia entrega sua voz, em troca de pernas humanas, para que pudesse ir atrás do seu grande amor. Se ela não conseguisse um beijo de amor verdadeiro em até 3 dias, se tornaria refém de Úrsula para sempre. Trapaceira, a bruxa muda de forma, e usa a voz de sua sobrinha para encantar o príncipe, que descobre a tramoia aos 45 do segundo tempo, e beija sua amada, acabando com os planos de Úrsula. Furiosa, ela se transforma em um terrível monstro marinho, sendo finalmente morta, quando a ponta do navio de Eric perfura sua barriga.

 

Henry

Outro que só teve seu nome revelado depois da lançamento da obra, sendo chamado originalmente apenas como ´´Principe Encantado´´. Seu pai, desejava encontrar uma esposa para seu filho, vendo que já era hora dele assumir o trono ao lado de uma nova rainha. Porém, Henry ainda não havia encontrado a parceira ideal.

Isso termina quando sua história se cruza com a da jovem Cinderla, uma moça pobre, que graças a magia da Fada Madrinha, agora tinha um belo vestido, uma carruagem e um lindo par de sapatos de cristal.

Ela dança com o Príncipe, mas é forçada a sair às pressas antes da meia-noite, deixando para trás apenas um sapato de cristal. Porém, esse sonho tinha prazo de validade, e a meia noite, tudo que a Fada lhe concedeu, iria desaparecer. Henry e Cinderela dançam no grande baile, e o jovem estava decidido a se casar com a misteriosa jovem. No entanto, ao badalar do relógio, ela sai correndo, abandonando o principe, deixando para trás, apenas um do seus sapatos, que seria a única lembrança que Henry teria dela.

O Príncipe então procura por sua misteriosa dançarina em todo o reino, usando o sapato de cristal como sua única pista. Quando ele finalmente chega à casa de Cinderela e a encontra, ele reconhece que ela é a garota com quem dançou no baile e eles se casam.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page