top of page

A História dos Títulos da Argentina

Para a alegria de uns e tristeza de outros, a Argentina se sagrou tricampeã mundial em 18 de Dezembro de 2022, após um jogo épico diante da França. Em homenagem ao título argentino, vamos fazer uma pequena recapitulação das 3 conquistas do seu futebol.

 

Argentina 1978

Após várias tentativas de sediar uma copa, a Argentina finalmente foi selecionada para receber a copa do mundo de 1978, em uma tentativa do governo de apaziguar o povo que se manifestava contra o regime militar no país.

A Argentina havia tido como melhor campanha até então, o vice em 1930, diante do Uruguai, e agora, dentro de casa, tinha tudo para trazer a primeira estrela para a camisa azul e branca.

Na primeira fase, os hermanos enfrentaram Hungria, Itália e França. Hungria e França foram derrotadas por 2x1, mas os italianos surpreenderam e venceram os donos da casa por 1x0.

Na segunda fase, os argentinos venceram a Polônia de Lato por 2x0, com dois gols do craque Mário Kempes, e empataram com o Brasil em 0x0. Em um jogo aparentemente comprado contra os peruanos, a Argentina venceu o ultimo jogo por 6x0, e superou o saldo de gols do Brasil, passando para a final diante da Holanda.

Em um final ainda mais polêmica e cheia de erros de arbitragem, a Argentina venceu a Holanda por 3x1, com dois gols na prorrogação e outro show de Kempes, que saiu como artilheiro e craque da copa, sagrando a Argentina campeã do mundo pela primeira vez.

 

México 1986

Após uma participação ruim em 1982, sendo eliminada pela seleção Brasileira, a Argentina vinha com um time apagado para 1986, mas, com uma grande estrela, Diego Maradona. Em um grupo com Bulgária, Itália e Coreia do Sul, a Argentina passou em primeiro, com duas vitórias e um empate diante da Itália, com gol de Maradona.

A Argentina teve um mata-mata bastante complicado, batendo o Uruguai por 1x0 nas oitavas com gol Pasculli. Na quartas, tivemos um dos jogos mais emblemáticos da história do futebol, Argentina e Inglaterra, um jogo que saia das 4 linhas, e entrava em um contexto político, com a guerra das Malvinas. Maradona abriu o placar com um gol de mão, que de acordo com ele ´´foi a mão de Deus´´, e pouco depois, marcou o que para muitos foi o gol mais bonito da história das copas, varrendo 6 ingleses e parando dentro do gol. Lineker ainda diminuiu no final do jogo, mas não evitou a derrota inglesa por 2x1.

Nas semis, Maradona destruiu a Bélgica com 2 gols, levando a Argentina a mais uma decisão. Argentina e Alemanha se enfrentavam pela primeira vez em um final, e os argentinos saltaram na frente com gols de Brown e Valdano. No segundo tempo, a Alemanha marcou dois gols em escanteios, com Voller e Rummenigge. Com apenas 7 minutos para o fim, Maradona lançou Burruchaga que cara a cara com Schumacher, marcou o terceiro gol, e trouxe o bicampeonato para a Argentina.

Maradona se tornou o maior ídolo do futebol Argentino, com uma campanha sensacional, dando o brilho necessário ao mirrado time argentino. O craque marcou 5 gols e foi eleito o craque da copa. Maradona ainda seria finalista em 1990, onde diante da mesma Alemanha, seria derrotado com gol de Breitner. Em 1994, Maradona foi pego no doping, e praticamente acabou com sua carreira.

Foi na década de 1990, que a seca Argentina começaria, com 28 anos sem um único título.

 

Catar 2022

A seca quase acabou em 2014, onde com o bom time comandado por Messi, a Argentina chegou a mais uma final diante da Alemanha, em pleno Maracanã. Mesmo com muitas chances, os hermanos saíram derrotados com gol de Mário Gotze, e a Alemanha erguia o tetra, enquanto a Argentina entrava em mais uma crise.

Derrotas não faltaram para Messi e companhia, perdendo 3 copas América e fazendo uma campanha pífia na Rússia, com um Messi apático, que não passou das oitavas contra a França. Com a queda de Sampaoli, Lionel Scaloni assumiu, e pouco a pouco, deu um jeito na várzea da seleção.

O primeiro título veio em 2021, derrotando o Brasil no Maracanã com gol de Di Maria, e Messi terminando como craque da competição. A mesma Argentina destruiu a Itália na Finalíssima, com Dybala, Di Maria e Lautaro marcando. Em ótima fase, a Argentina era grande favorito nas casas de apostas, ao lado de Brasil e França.

O começo foi péssimo, com uma derrotada pavorosa para a Arábia Saudita por 2x1. Contra o México, os argentinos venceram em um jogo amarrado, tendo sua grande atuação contra a Polónia, onde aplicou outros 2x0, e dominou completamente os europeus. No mata-mata, Austrália, Holanda e Croácia foram batidas, com Lionel Messi marcando em todos os jogos, e Julian Alvarez sendo uma grande surpresa no ataque.

Na final, eles teriam a campeã França, com Mbappé em grande momento. Messi e Di Maria abriram 2x0, em um primeiro tempo de domínio argentino. O segundo tempo era morno, até Mbappé marcar dois gols relâmpago e levar o jogo para prorrogação.

No tempo extra, Messi marcou de novo, com a bola passando por pouco a linha, mas Mbappé novamente adiou o sonho sul americano, com outro gol de pênalti. Martinez fez uma defesa espetacular no ultimo minuto, salvando sua seleção e levando o jogo para as penalidades.

Nos pênaltis, e França perdeu dois, a Argentina fez os 4, e com Montiel batendo o pênalti final, a Argentina era tricampeã mundial, trazendo a copa para a América do Sul após 20 anos.

Lionel Messi marcou 7 gols e 3 assistências, sendo eleito craque da copa, e conquistando o ultimo título que faltava em sua vitoriosa carreira, e cravando seu nome na história da Argentina, um país que ama o futebol tanto quanto o Brasil, e fez por merecer a taça.




32 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page