top of page

A Psicologia dos Vilões: Vader, Coringa e Voldemort

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Os meus três vilões favoritos da cultura pop, possuem diversos problemas psicológicos que lhes transformaram no que são. Nesse post, vamos comentar o que alguns psicólogos falaram sobre esses personagens, e introduzir um pouco da nossa opinião, e momentos em suas histórias que apresentam tais transtornos.

 

Coringa

Um grande exemplo de psicopata. De acordo com a psicóloga Ana Beatriz, o Coringa de Heath Ledger seria um psicopata clássico, sem apresso nenhum pela vida dos outros, e sendo um verdadeiro mestre da manipulação. Outra fator que confirma isso, é a tolerância do vilão a dor, mesmo apanhando brutalmente de Batman, o vilão apenas ri, outro traço de um psicopata, que sentem prazer na dor, estando sempre no controle da situação. Tudo isso se aplica também a versão do personagem nas HQS.

Já o Coringa de Joaquin Phoenix, teria um tipo de psicose, criando uma realidade completamente diferente e paranoica em sua mente, o que explica as diversas alucinações do personagem na história, principalmente no final.

O palhaço do crime também carrega uma obsessão pelo Batman, o que também pode ser caracterizado como um problema mental.

 

Darth Vader

Um grupo de psicólogos franceses, traçaram um perfil psicológico para o Lorde Sith, que casa perfeitamente com o personagem. Anakin Skywalker, teria um transtorno de personalidade bipolar, o que explicaria como ele se converteu tão rápido, já que ele mesmo não se conhecia de verdade.

Vader também era um narcisista, que precisava sempre da aprovação de todos, principalmente dos membros do conselho, o que explica a sua fúria em não ser eleito mestre. O único que dava o reconhecimento que Skywalker queria, era Palpatine, o que explica porque ele sempre o procurava em momentos de desespero. Palpatine fazia com que Anakin parecesse perfeito, tratando todos os seus erros como acertos, amaciando o ego do Jedi. Teorias apontam que nem mesmo seu relacionamento com Padmé era natural, e sim uma obsessão, na intenção de tampar o vazio emocional que Anakin sentia.

Diferente de Coringa e Voldemort, Vader tinha traços de bondade, e conseguiu enfim se libertar desse problemas, dando a vida para salvar seu filho.

 

Voldemort

Essa é uma teoria criada por mim mesmo, que entende que Voldemort teria uma psicopatia. Voldemort é incapaz de sentir quaisquer tipos de sentimentos de empatia, por ter sido concebido através de uma poção do amor, que automaticamente bloqueia isso em sua mente.

O vilão também apresenta um distúrbio conhecido como Tanatofobia, o medo surreal da morte (Nome dado em homenagem ao deus grego da morte, Tanatos). O bruxo foi capaz de praticar os piores tipos de bruxaria, como as horcruxes, e fazer tudo possível para evitar a morte. Os seus milhares de assassinatos, também refletem essa doença. Matar, faz com que Voldemort se sinta sobre o controle da vida e da morte, se achando acima dela, mas no final, mesmo com tudo que fez para evitar isso, o seu maior medo se tornou realidade.


115 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page