top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Analisando Branca de Neve (1937)

Fala nação do Lar da Cultura POP, hoje, temos o orgulho de anunciar, um novo quadro por aqui. O ´´Filmes Que Assisti´´, serão uma série de críticas espontâneas, feitas por mim mesmo, sobre filmes que assisti recentemente. O clássico da vez, será o marco 0 da Disney, Branca de Neve, de 1937.

 

O Clássico Supremo da Disney

O primeiro longa-metragem da Disney, Branca de Neve é baseada no clássico conto dos irmãos Grimm, mas assim como toda a adaptação da Disney, bastante amenizada, pois senão, seria mais um filme de terror, do que um filme infantil.

A trama é a mais manjada de todas, a Rainha Má, é uma tirana fascinada pela própria beleza, passando seus dias diante do espelho, perguntando ao escravo preso nele, quem era a mais bela de todas, e ele, todos os dias, repetia, que era vossa majestade, até que um dia, deixou de ser.

A Rainha tinha uma enteada, a Princesa Branca de Neve, que ela sabia que poderia desbanca-la como a mais bela de todos, e por isso, a megera a colocou para fazer papel de empregada, passando seus dias trabalhando e vestindo trapos, mas ainda sim, ela se tornou a mais bela. Tomada pelo ódio, a Rainha exige que o Caçador mate a princesa, trazendo seu coração como prova. Ele quase cumpre a missão, mas fraqueja, implorando que a Princesa fuja para o mais longe que puder, onde a Rainha não possa acha-la. A sequência da fuga da garota através da floresta, é um show a parte, sendo realmente assustadora e repleta de efeitos belíssimos. Após esse terror, ela chega a casa dos Sete Anões, onde conhece cada um deles, e passa a viver ao seu lado, até ser encontrada pela Rainha, que disfarçada de mendiga, oferece uma maça envenenada a Princesa, que ao morder, mergulha em um sono mortal.

Os anões perseguem a bruxa, buscando vingar a morte da Princesa. Na perseguição, a Rainha acaba caindo de um penhasco, morrendo de maneira horripilante. Branca de Neve é colocada em uma redoma de vidro, sem vida, até ser encontrada pelo Príncipe Florian, que com um beijo de amor verdadeiro, devolve a vida a sua amada, e eles partem juntos rumo ao lindo castelo de Florian, onde seriam felizes para sempre.

 

O Que tem de Especial?

Apesar da idade, e das diversas limitações da época, é difícil citar muitos filmes da Disney com uma estética e cenários tão sensacionais como esse, é simplesmente fascinante a beleza das cenas, o traço, as cores, tudo é fantástico.

A trama é bem adaptada, tendo seus momentos de infantilidade, mas, também de seriedade e até mesmo terror, pois a figura da Rainha, especialmente quando transformada em Bruxa, é simplesmente bizarra.

As rimas visuais também encantam, a exemplo da sequência final, quando a Rainha disfarçada, parte para matar Branca de Neve, e os abutres a seguem de longe, algo que supostamente deveria indicar a morte da Princesa, mas, na verdade, a morte que estava sendo pressentida por eles, era da própria Rainha, pois assim que ela despenca do precipício, eles vão em sua direção.

Existem também as coisas sem sentido, como por exemplo, porque a Rainha decidiu se tornar uma bruxa horrenda, se desejava ser a mais bela de todas?

Por fim, é um clássico absoluto, parada obrigatória para todos os fãs de cinema, mas, não considero top 3 da Disney.


Nota: 9


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page