Após a compra da Lucasfilme por parte da Disney, muitos conteúdos do Universo Expandido, receberam selo Legends. Os Legends, são contos de Star Wars, que podem ou não, ser verdade. Hoje, vamos ver as principais mudanças entre esses conteúdos.
O Destino de Darth Maul
No Canon, Maul passou sufoco após ser partido ao meio por Obi Wan, se mantendo escondido em um planeta lixão, até ser salvo por seu irmão, Savage Opress. A partir dai, Maul busca vingança contra Obi Wan, chegando a tomar o planeta de Mandalor. Com a ascensão do Império, o velho sith decide se esconder, até que com a ajuda de Ezra Bridger, encontra o seu arqui inimigo, Kenobi, sendo finalmente morto por ele.
No Legends, as coisas foram bastante diferentes. Darth Maul morreu após ser fatiado por Kenobi, mas foi recriado por acólitos do Lado Sombrio, que o forçaram a enfrentar Darth Vader. Após uma grande batalha, Vader mata Maul, ceifando mais uma vez a vida do fracassado Lorde Sith.
Boba Fett e o Sarlacc
Boba Fett foi o único homem a escapar do Sarlacc, o monstro milenar de Jabba, que leva séculos para digerir seu alimento. No canône, Fett fica preso por pouco tempo no monstro, e ao escapar, é salvo por um grupo de Tuskens, e quando volta a ativa, assume o comando do império de Jabba em Tatooine.
No Legends, as coisas vão por um rumo muito diferente e bizarro. Graças a sua armadura, Fett consegue escapar, mas acaba desmemoriado, e acaba sendo levado por um grupo de Jawas. Porém, dentro do veículo dos Jawas, havia também o dróide RD-D2, que estava sendo procurado por Leia e Han Solo. Solo se encontra com Fett, que sem memória, acaba ajudando o contrabandista. Entretanto, o Caçador de Recompensas volta a si, e ataca Han, quando o veículo dos Jawas cai no poço do Sarlacc, e Boba fica preso lá, de novo.
Preso novamente, o mercenário começa a ceder ao Sarlacc, enlouquecendo perante os poderes telepáticos da criatura (Um pouco viajado). Com toda a sua força de vontade, Boba consegue escapar de novo com seu Jetpack. A beira da morte, ele é salvo pelo caçador de recompensas, Dengar, por quem se tornou eternamente grato.
A Descoberta de Vader
Oficialmente, Darth Vader descobre que seu filho estava vivo, muito antes de ser informado por Palpatine, quando Boba Fett conseguiu essa informação para ele, deixando o Lorde Sith ardendo em ódio.
Nos Legends, Vader captura e tortura um piloto rebelde na intenção de descobrir quem foi o responsável por destruir a Estrela da Morte. Sem conseguir resistir a tortura, o homem revela que foi Luke Skywalker. Em seguida, Vader mata todos por ali, para manter essa informação em sigilo. Porém, uma caçadora de recompensas chamada Mala Mala, consegue escapar, e leva todas essas informações aos ouvidos do Imperador. O comandante do Império se mantém em silencio, voltando a falar disso apenas em o ´´ Império Contra Ataca´´.
O Renascimento de Palpatine
Tanto no Legends quanto no Canône, o sacrificio de Vader foi praticamente inútil, porque o equilíbrio na força jamais foi restaurado, já que Palpatine continua vivo. No Canôn, todos sabem a marmelada que fizeram. Sidius manteve sua alma presa em um corpo decrepito em Exagol, sendo o responsável pela criação de Snoke. Por fim, Rey e Ben Solo destroem o Imperador, finalmente trazendo o equilíbrio a força.
No universo expandido, Palpatine também retorna através de clones, e ataca a nova republica 6 anos após o ´´Retorno de Jedi´´. Sidius tenta converter Luke para as trevas novamente, e ingenuamente, o jedi aceita, planejando segui-lo apenas para conseguir o conhecimento necessário para destrui-lo. No entanto, Skywalker acaba realmente se tornando um sith, sendo salvo apenas por Leia.
Como um Jedi, Luke derrota Palpatine, que tenta transferir novamente a sua consciência, porém, o restante de seus clones havia sido destruído, restando apenas um corpo mais fraco, que estava sendo consumido rapidamente pela energia sombria de Sidius. Desesperado, Palpatine tenta possuir o corpo de Anakin Solo, filho de Leia, mas acaba sendo morto por Han Solo, e sua alma acaba se perdendo em definitivo, ao tentar possuir o corpo de um mestre jedi. Como podemos ver nessas histórias, tudo no Legends é bastante bagunçado, já que o ultimo ato do maior lorde sith de todos os tempos, foi tentar tirar um bebê dos braços de um robô, antes de levar um headshot do Han Solo.
A Origem dos Cristais Vermelhos
No Legends, a origem dos cristais vermelhos era bastante rasa. Basicamente, os siths criavam cristais sintéticos, o que os deixavam com a cor vermelha.
No Canône, a história por trás do sabre vermelho, é muito mais interessante e densa. O Sith deve matar um jedi, e roubar a sua arma, retirando o cristal Kiber do seu núcleo. Com o cristal em mãos, o Sith deve usar todo o seu ódio para corrompe-lo, fazendo o Kiber sangrar. Por ser um elemento do lado luminoso, o Kiber tenta lançar ilusões para o Lorde Sith, buscando convence-lo a parar. Se o processo for feito corretamente, o cristal assumirá a cor vermelha, se tornando a arma ideal de um servo do lado sombrio.
A Nova Ordem Jedi e o Destino de Luke
No cânone, Luke reconstrói sua ordem jedi, tendo Ben Solo como seu primeiro aluno. Solo foi manipulado por Palpatine, e sentido as trevas em seu sobrinho, Luke tentou ataca-lo, e acabou fracassando, dando o empurrão que faltava para a queda definitiva de Kylo Ren. Ren massacra todos os outros alunos, e ajuda Snoke a fundar a Primeira Ordem, trazendo um novo reinado de terror para a galáxia. Por fim, Luke acaba aceitando a morte, depois de criar uma projeção de si mesmo, para distrair Kylo Ren.
Nos Legends, a Ordem Jedi de Luke recebe muito mais desenvolvimento. Skywalker treinava seus poucos aprendizes de uma forma bastante liberal, permitindo até mesmo relacionamentos afetivos, acabando com os dogmas restritivos da Antiga Ordem. Com a ajuda da república, Luke passou a treinar seus estudantes em Yavin 4, onde chegaram a confrontar o espírito do antigo sith, Exar Kun. Ao longo dos anos, cada vez mais estudantes entravam para academia de Luke, reunindo antigos mestres, para treinar dezenas de alunos por vez.
Mesmo tentando se desvincular da Nova República, Luke e seus aprendizes eram constantemente atacados por inimigos da república. O Grande Mestre da Ordem, se casa com Mara Jade, e tem um filho com a mesma, chamado Ben Skywalker. Porém, o sobrinho de Luke, Jacen Solo, acaba caindo para as trevas, se tornando Darth Caedus, e assassinando Mara. Luke e Ben foram exiliados pela república, vagando pela galáxia, buscando entender os motivos da queda de Jacen. Após a queda de Caedus, Luke retorna uma última vez, para lutar ao lado de Darth Krayt, a fim de destruir Abeloth, a besta mais poderosa de toda a galáxia. Depois de derrotar Abeloth, Luke teve anos de relativa paz, até se tornar um só com a força.
O Mais Poderoso
No Cânone, muitos se perguntam quem seria o personagem mais poderoso da franquia, Vader, Palpatine, Luke ou Yoda, sempre ficando entre esses personagens. Porém, no jogo legends ´´The Force Unleshead´´, vemos o verdadeiro ´´Goku´´ de Star Wars, Galen Marek.
Filho de dois Cavaleiros Jedi, Galen viu seu pai ser morto por Darth Vader diante dos seus olhos, se tornando seu aprendiz secreto. Vader pretendia usar Galen (Agora Starkiller) como uma arma para matar o Imperador, e assumir a frente do império.
Starkiller matou diversos jedis, até mesmo Shaak Ti, uma das mestras do conselho. O aprendiz de Vader já foi capaz de destruir um Star Destroyer apenas com o poder da força. Na reta final do Game, Starkiller vem para a luz, confrontando Vader e Palpatine, para salvar os membros da Aliança Rebelde. Marek vence ambos, mas em um momento de distração, acaba sendo morto por Palpatine.
Starkiller já foi até mesmo clonado por Vader, que desejava ter uma versão perfeita do Jedi.
O Exilio de Obi Wan e a Descoberta de Vader
Na série oficial ´´Obi Wan Kenobi´´, vimos as maiores emoções que Obi Wan viveu durante o exilio em Tatooine, tendo que resgatar Leia das mãos do império, e confrontando Darth Vader novamente, descobrindo que ele estava vivo, pela boca de Reva. Em Rebels, podemos ver Kenobi tendo um ultimo encontro com seu maior rival, Maul. Temendo pela vida de Luke, Obi Wan mata Maul, acabando com uma das maiores rivalidades da saga.
No Legends, Obi Wan salvou Luke diversas vezes, principalmente do Povo da Areia, e não deixou Tatooine em nenhum momento. O mestre descobre que seu aprendiz vivia, através de uma propaganda militar imperial, que mostrava Vader como seu maior símbolo.
A coisa mais curiosa que Kenobi fez durante o seu exilio no Legends, foi confrontar Darth Krayt, quando ele e sua tribo Tusken, ameaçava a fazenda de Luke e seus tios, travando um épico confronto com o Lorde Sith.