top of page

As Maiores Guerras de Star Wars

Como o próprio nome sugere, Star Wars ´´Guerra nas Estrelas´´ é permeado por conflitos em toda a sua história, ainda nos primeiros segundo de ´´Uma Nova Esperança´´ somos apresentados a Guerra Civil Galáctica, protagonizada pela Aliança Rebelde, duelando contra a tirania do Império de Palpatine, no entanto, a galáxia passou por muitos outros conflitos antes e depois dessa guerra, e serão sobre esses conflitos, que iremos debater hoje.

 

Guerras Clônicas

Talvez o maior conflito armado que a galáxia tenha presenciado. As Guerras Clônicas tiveram início ABY, no coliseu de Geonosis, onde centenas de jedis foram encurralados pelas tropas Separatistas de Conde Dookan, e foram salvos pelos clones liderados por mestre Yoda.

A trama Separatista contra a República se estendia pelos anos que antecederam essa batalha, como o cerco a Naboo, organizado pelo Vice-Rei Gun Ray, e o misterioso Darth Sidius, que havia enviado seu aprendiz, Darth Maul, para lidar com a situação, mas acabou eliminado pelo jovem padawan, Obi Wan Kenobi.

Temendo que uma ameaça pudesse estar se aproximando, Sifo-Dyas foi até os kaminoanos, para que criassem um grande exército clone para a República, porém, foi Conde Dookan que tomou a frente do projeto, eliminando Dyas e criando as tropas com base no matador de jedis, Jango Fett. Sem escolha diante da guerra iminente, os jedis foram obrigados a acatar a presença dos clones, sendo forçados pelo agente duplo e Chanceller da República, a lidera-los em batalha. Ano após ano, luta após luta, os jedis se fechavam para a força, e se tornavam cada vez mais envoltos em trevas. Nem mesmo Mestre Yoda conseguia utilizar a força como antes. Enquanto isso, Palpatine manipulava Anakin Skywalker, que estava cada vez mais desequilibrado, devido ao conflito em que estava envolvido. Darth Maul aproveitou a crise para se restabelecer como um grande chefe do crime, e buscar vingança contra Obi Wan.

Devido ao conflito, o senado cedeu cada mais poder ao Chanceller, e quando a Guerra já estava suficientemente estendida, era hora do golpe supremo. Se aproveitando da péssima imagem dos jedis perante a opinião pública, Palpatine os taxou como traidores da República, e enviou os clones junto a seu mais novo servo, Darth Vader, para eliminar cada um deles, em um evento conseguido como Ordem 66, ou Grande Purgo Jedi. Sobre a ideia de manter a paz, Palpatine aplicou um golpe de estado, e transformou a liberdade em ´´paz´´ para a galáxia, fundando o tirânico Império Galáctico.

O Imperador enviou Vader até Mustafar, onde os último líderes Separatistas se escondiam, e ele os exterminou sem piedade, sem misericórdia, trazendo paz para o Império. Com Vader ao seu lado, Palpatine comandou a Galáxia com punho de Ferro por mais de duas décadas, tendo usado as Guerras Clônicas puramente como uma cortina de fumaça, uma ópera a qual ele orquestrava ambos os lados. Os jedis, antes defensores da paz, se tornaram guerreiros e assassinos, assim que entraram na guerra, eles já estavam derrotados.


Principais Batalhas: Batalha de Geonosis, Cerco de Mandalor, Batalha de Coruscant, Batalha de Kamino e Perseguição a Malevolência.

 

Guerra Civil Galáctica

Tem como marco 0, a Batalha de Yavin, apesar de conflitos já estarem ocorrendo pouco antes da destruição da Primeira Estrela da Morte. O Império comandava a Galáxia com uma ditadura terrível, escravizando, matando e aterrorizando inocentes constantemente. Já haviam opositores ao governo de Palpatine desde o seu primeiro dia, como Bail Organa, que já apoiava o confronto a ele. Durante anos, alguns células rebeldes tentaram prejudicar o Império, mas nada que realmente amedrontasse o Imperador. Porém, essa faísca ignorada, estava prestes a gerar um incêndio, que iria queimar Palpatine e seu Império até as cinzas.

Após a batalha de Scarif, os rebeldes conseguiram roubar os planos da Estrela da Morte, e os levaram até as mãos de Leia Organa. Darth Vader e seus soldados, conseguem capturar Leia, mas não antes que ela despachasse os planos para Tatooine através de RD-D2, e C3-PO. Foram com esses planos, que a Aliança Rebelde orquestrou o ousado ataque a Estrela da Morte, onde com um tiro certeiro de Luke Skywalker, colocaria fim a maior arma do universo.

Após essa catástrofe, o Império começou a pegar pesado em relação aos Rebeldes, e Darth Vader foi posto na liderança da caçada, tendo como seu objetivo pessoal, capturar Luke, e converte-lo para o lado sombrio, fracassando em mais de uma ocasião.

Após cinco anos de conflito, o maior herói da galáxia, Luke, foi capaz de trazer seu pai para a luz, e juntos, deram um fim ao Imperador. Através da gloriosa batalha de Endor, liderada Leia e Han Solo, os mocinhos conseguiram desativar os escudos da Segunda Estrela da Morte, e a frota Rebelde conseguiu por fim ter acesso ao núcleo da estação, que foi explodido por disparos de Wedge Antiles e Lando Calrissan, ceifando o destino do Império.

Com a morte de Palpatine e Darth Vader, diversos revoltas contra o Regime Imperial começaram a surgir por todos os cantos da galáxia, atingindo seu auge na revolta de Coruscant, a capital imperial, onde foi assinada a Concordância Galáctica. A Marinha Imperial encontrou seu fim na Batalha de Jakku, no entanto, tanto nos Legends quanto no Canon, algumas forças sempre conseguem se esconder nas sombras, sempre espreita para assumir o controle novamente.


Principais Batalhas: Batalha de Yavin, Batalha de Endor, Batalha de Jakku e Batalha de Hoth

 

O Primeiro e Segundo Grande Cisma

O Primeiro Grande Cisma, se trata da primeira batalha entre adeptos da luz e das trevas na história galáctica. O conflito foi desencadeado por um jedi sombrio, chamado Xendor, que declarou guerra a Ordem Jedi. Xendor era o comandante da Legião de Lettow, estudantes do Lado Sombrio dentro da Ordem, que desejavam exterminar os seguidores do caminho da luz.

Essa foi a primeira grande derrota dos futuros sith, que acabariam derrotados.

O Segundo Grande Cisma, ficou conhecido como ´´Escuridão de Cem Anos´´, onde mais uma vez, jedis e jedis sombrios entraram em guerra pelo controle da força. O protagonista do conflito, foi Ajunta Pall, o primeiro Lorde Sith e o líder do exercito das trevas. A luz venceu a batalha, e os desertores foram expulsos até os limites da República, onde Ajunta e seus servos, conheceram os sith, uma raça poderosa no lado sombrio, com a qual seu futuro estava amarrado.


Principais Batalhas: Nenhuma específica

 

Guerra do Hiperespaço

5000 anos antes da Batalha de Yavin, os antigos jedis sombrios, agora misturados com os sith, haviam formado uma das forças mais poderosas e temidas da galáxia, o Império Sith, determinado a destruir a República e a Ordem Jedi.

Durante anos, o Império Sombrio vinha se fortalecendo, até o momento em que estivesse forte o suficiente para lançar um ataque massivo a capital da República, Coruscant. Liderados por Naga Shadow, os sith atacaram a capital, mas o plano deu terrivelmente errado, e os jedis conseguiram não apenas defender o planeta, como orquestrar um contra ataque direto contra Korriban.

Porém, esse não era o único problema de Naga, já que Ludo Kressh, seu adversário pelo poder do Império, ao qual ele julgava estar morto, estava lhe esperando com uma imensa frota. Enquanto as naves sith duelavam, a armada de República chegou, e exterminou ambos os exércitos, acabando com a Guerra do Hiperespaço.

Principais Batalhas: Batalha de Coruscant

 

Guerras Mandalorianas

O conflito que deu origem a rivalidade entre mandalorianos e jedis. Manipulados por Darth Vitiate, os mandalorianos, que sempre foram considerados um povo violento e com sede de conflito, declararam guerra a República. A guerra pendia para o lado dos mandalorianos, quando os jedis Revan e Malak deixaram a neutralidade da Ordem, e entraram no conflito junto a outros jedis rebeldes. Revan derrotou Mandalore, o rei do povo mandaloriano, pondo fim a guerra, e descobrindo a influência sith por trás dela.

Seguindo a força, Revan e Malak viajaram até as Regiões Desconhecidas, onde encontraram um Império Sith secreto, assim como seu imperador, Vitiate. Mesmo juntos, a dupla foi derrotada por Vitiate, que os converteu para o lado sombrio, e deu início ao maior conflito da Velha República, a Grande Guerra Galáctica.


Principais Batalhas: Batalha de Mandalor.

 

A Grande Guerra Galáctica

Com Revan e Malak ao seu lado, Vitiate os colocou a frente de suas tropas e os enviou para confrontar a República, sendo derrotados. Porém, essa foi a era dos maiores sith de todos os tempos. Tivemos o trio Nihilus, Sion e Traya, que varreram boa parte dos jedis da Galáxia, com Darth Nihilus consumindo planetas inteiros com seu poder, mas também foi derrotado.

Darth Malgus também foi um grande comandante do Império, realizando o marcante Saque de Coruscant, onde massacrou diversos jedis e bombardeou o planeta. Malgus já vai havia participado da batalha de Alderaan, onde teve seu rosto deformado pela poderosa jedi, Satele Shan.

Sith após o sith, o Lado Sombrio era derrotado, até que o próprio Imperador acabou sendo morto, e os sith começaram a destruir. O responsável por garantir paz por mais de mil anos na galáxia, foi Darth Bane, que através da Bomba de Pensamento, destruiu o restante dos sith sobrevivente em Russan, passando a viver sobre os ideis da Regra de Dois.


Principais Batalhas: Saque de Coruscant, Batalha de Alderaan e Batalha de Korriban





36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page