A saga Star Wars está repleta de cenas incríveis de ação, emoção e drama, equilibrando perfeitamente o épico, com o emocional. Hoje, vamos passear pelas melhores cenas da franquia Star Wars, nas três trilogias, e os spin offs, Rogue One e Han Solo.
Ameaça Fantasma
Ameaça Fantasma não foi muito bem recebido pelo público e crítica, mas, se tem uma coisa que ele soube fazer bem, foram as cenas de ação, principalmente a batalha final, entre os jedis Qui Gon Jin e Obi Wan Kenobi, contra Lorde Maul.
O trio duela pelo palácio de Naboo, e o sith se mostra superior aos seus adversários, sendo mais poderoso, rápido e focado. Certo momento, Maul separa a dupla, e finaliza Qui Gon, despertando a fúria de Obi Wan. Kenobi enfrenta o aprendiz de Sidius, mas acaba também derrotado.
Nesse momento, a arrogância de Maul foi sua ruína, pois ao invés de finalizar Kenobi, ele prefere ficar provocando o jedi, que em um lance de genialidade, salta sobre o inimigo, puxa o sabre do seu antigo mestre com a força, e divide Maul em dois. Por incrível que pareça, esse foi apenas o início da rivalidade entre Obi Wan Kenobi e Darth Maul, pois o Lorde Sith conseguiu sair com vida dessa batalha, se mantendo vivo através do puro ódio, passando a viver em um planeta lixão, até ser encontrado por seu irmão Savage Opress, que o leva de volta a sua mãe, Thalzin, que lhe devolve suas pernas, lhe permitindo focar em sua missão de vida, destruir Kenobi.
Essa cena não é só épica, como também, ponto inicial para um dos maiores arcos da saga.
Ataque dos Clones
Ataque dos Clones é o filme mais criticado das prequels. Nele, temos um CGI no mínimo duvidoso, somado com o romance nada interessante de Padmé e Anakin, tendo como seu destaque em questão de narrativa, a interessante investigação de Obi Wan Kenobi em busca do caçador de recompensas, Jango Fett, e seu exército de clones.
Uma menção honrosa, é a fúria de Anakin sobre o povo da areia, mas, por não ser muito aprofundada, preferi escolher o grande duelo entre Yoda e Conde Dookan. Dookan já havia superado Anakin e Obi Wan em combate, se mostrando um sith realmente poderoso, mas, tremeu diante o poder do velho mestre. Yoda jamais havia sido apresentado em ação até então, sempre como uma figura sábia e poderosa, porém, frágil. Nesse momento, contemplamos sua maestria no uso da força, assim como em combate com sabre de luz, forçando Darth Tyranus a fugir.
Vingança dos Sith
Vingança dos Sith é considerado por muitos o melhor filma da franquia recheado de ação frenética e cenas dramáticas. A cena da Ordem 66 e da invasão do templo, são alguns dos melhores momentos do filme, mostrando a queda da ordem jedi. No entanto, irei destacar duas cenas dessa obra. A primeira, obviamente é o melhor duelo da franquia, entre Anakin e Obi Wan, que além da coreografia estonteante, conta com uma carga emocional intensa, terminando com a derrota de Skywalker, e o nascimento de Darth Vader.
A segunda, é o ataque de Skywalker aos líderes separatistas, mostrando sua queda irreversível ao lado sombrio, demonstrando pela primeira vez os olhos amarelos sith, enquanto destruía os vilões sem misericórdia.
Uma Nova Esperança
O primeiro filme de Star Wars a ser lançado nos cinemas, está recheado de cenas marcantes, entre elas, a simbólica cena de Luke Skywalker encarando os dois sois ferventes de Tatooine, acompanhada da belíssima trilha sonora, de Jonh Williams.
A cena demonstra a vastidão do planeta, o vazio na mente de Luke naquele momento, que implorava por aventuras, após uma juventude tediosa em Tatooine, e tudo isso culminou nessa cena cinematográfica, que retrata perfeitamente tudo que viria na vida do jovem Skywalker.
Império Contra-Ataca
Talvez a cena mais marcante da franquia Star Wars. Após um épico duelo entre Skywalker e Darth Vader, o Lorde Sith derrota seu filho, e arranca sua mão, enfim revelando ser seu pai. Vader implora que Luke venha para o seu lado, para governarem a galáxia como pai e filho.
Luke estava em choque, tomado pelo medo e pela raiva, mas mesmo assim, suportou a tentação sombria de seu pai, e se jogou no poço de Bespin, escapando por pouco.
A frase ´´ Eu Sou Seu Pai´´, se tornou a mais icônica da franquia, um verdadeiro marco, se tornando até mesmo um meme.
Retorno de Jedi
Meu momento favorito da franquia Star Wars. Após confrontar seu pai mais uma vez, Luke bate seu pai, mas recusa a mata-lo, resistindo a tentação do Imperador, e arremessando seu sabre para longe, abandonando a violência, e abraçando a luz.
Enfurecido, Sidius ataca Luke, mas, vendo o sofrimento de seu filho, Anakin Skywalker retorna, e arremessa Palpatine no poço da Estrela da Morte, destruindo o Lorde Sith. Após salvar seu filho, Anakin vai ao chão, e Luke lhe ajuda a tirar sua máscara, e enfim, Anakin morre, redimido por seus crimes, em uma cena grandiosa, que encerra primorosamente a franquia Star Wars.