No post de número 400 do Lar da Cultura POP, nada melhor do que falarmos de um dos universos mais amados pelo nosso público, a franquia Star Wars. Assim como fizemos com Harry Potter, hoje, vamos trazer algumas das frases mais tocantes da franquia, vindas dos mais diversos personagens, apesar de todo mundo saber que o pequeno Mestre Yoda terá um destaque especial hoje. Sem mais delongas, bora para a lista, e caso falte alguma, deixe-a nos comentários.
É Insignificante Perto do Poder da Força
Essa frase aparentemente prepotente de Vader para os oficias imperiais em relação a Estrela da Morte não poderia se mostrar mais certa. Palpatine e seus Moffs acreditavam que a superarma imperial seria a solução definitiva para seus problemas, podendo destruir qualquer planeta insurgente, com um simples disparo.
Porém, Darth Vader, que sempre foi contrário a construção da Estrela da Morte, deixou claro, que para o poder da força, o poder daquela arma não era nada. E isso era verdade, pois Luke Skywalker, com um simples X-Wing e sua fé na força, pode destrui-la com um simples disparo.
Essa frase pode repercutir também na vida real, demonstrando que a fé é mais poderosa que tudo, podendo mover barreiras que nos parecem impossíveis, Vader percebia essa capacidade na força, enquanto seus subordinados não, e seu destino foi a desintegração completa, junto ao terror tecnológico que construíram.
Julga a mim pelo tamanho?
Durante seu treinamento em Dagobah, Luke aprendeu muito ao lado do pequeno mestre Yoda, que apesar de pequeno em tamanho, era enorme em sua sabedoria. Inicialmente, ele se fez de idiota para Skywalker, tentando testar sua paciência, que ele claramente não tinha.
Luke não confiava o bastante na força, sempre dizia que tudo era impossível. Quando seu X-Wing afunda no pântano, ele se sente incapaz de usar a força para retira-lo, acreditando que era ´´grande demais´´.
É então que Yoda, mesmo pequeno e velho, ergue e nave sem dificuldade, em uma das maiores demonstrações do poder da força, vistos na franquia até então. Ele ensina a Luke, de maneira implícita, que com a fé, podemos mover qualquer desafio, independente de seu tamanho, e no caso dele, sua fé na capacidade da força, lhe fez levantar a enorme nave.
Depende do Ponto de Vista
Mais conhecido como o momento em que o Obi Wan confessa que mentiu pro Luke ao longo de três filmes, escondendo que seu pai era na verdade, seu maior inimigo. Vader havia revelado a Luke que era seu pai, e o jovem jedi não podia acreditar, afinal, por que Obi Wan não o contaria?
Kenobi admite a verdade, e diz que tudo dependia do ponto de vista. Ele havia dito que seu pai havia morrido, e isso de certa forma era verdade. Pois, quando Anakin caiu para o lado sombrio, era como se ´´espiritualmente´´ ele realmente houvesse morrido, pois Anakin e Vader são totalmente diferentes.
Dessa forma, essa frase revela a bipolaridade do personagem de Vader, como dois homens podem ao mesmo tempo, dividir o mesmo corpo. Isso de certa forma, motivou Luke a tentar buscar o lado jedi, no coração de eu pai.
Eu Sou Seu Pai
A frase mais famosa da franquia. Após derrotar Luke em Bespin, Vader decepa sua mão, e implora que o jovem se junte a ele, pois juntos, eles podem destruir Palpatine e acabar com a Guerra Civil. Luke se recusa, acusando Vader de ter matado seu pai, quando ele responde com a icônica frase ´´Não, eu sou seu pai´´.
Essa frase chocou os cinemas, virando até assunto de jornal, como um dos maiores plot twists do cinema, quem em 1980, poderia imaginar que o vilão da história, seria na verdade, o pai do mocinho? Esse momento, sem dúvida está entre os mais marcantes da história do cinema.
Sou um Jedi, Como Meu Pai foi Antes de Mim
Meu momento favorito da franquia. Na Estrela da Morte, Luke confrontava seu pai diante do Imperador. Após dezenas de provocações de Vader e Palpatine, Skywalker se rende ao ódio por alguns instantes, desbloqueando poder suficiente para vencer seu pai, arrancando sua mão mecânica.
Palpatine solta uma risada maliciosa, celebrando a queda de Luke, pedindo que ele mate seu pai, e assuma seu lugar ao seu lado. Luke encara seu pai, percebendo que estava se tornando ele, assim como ele havia visto na caverna em Dagobah. Mas, ele havia aprendido a controlar seus sentimentos, e não cairia. Ele arremessa seu sabre para longe, se recusando a lutar, dizendo que Sidius falhou, ele não teria seu tão desejado aprendiz, pois, diferente de seu pai, ele era mais forte que seus desejos sombrios.
Após isso, Luke é quase morto por Palpatine, mas Vader, vendo seu filho a beira do fim, se sacrifica para salva-lo, matando seu mestre, e salvando a galáxia.
Que a Força Esteja com Você
A frase clássica de Star Wars. Já foi dita por Obi Wan, Anakin e até mesmo Han Solo. É como um ´´Deus te abençoe´´ dentro de Star Wars, onde se deseja que a força que rege todas as formas de vida, proteja e guie aquela pessoa, segundo a sua vontade.
Leva a Raiva, ao Ódio e ao Sofrimento
Aqui, Yoda resume a trajetória de Anakin até a sua queda, logo em seu primeiro encontro. O Conselho Jedi estava analisando a possibilidade de receber Anakin, mas Yoda percebeu que ele tinha muito apego a sua mãe, muito medo de perde-la. O inocente menino pergunta qual era o problema disso.
Yoda revela que o medo, pode levar a raiva, que pode evoluir ao ódio, e o ódio, destrói tudo a sua volta, nos deixando somente o sofrimento. Isso resume quem o Escolhido foi ao longo da franquia, o medo de perder sua mãe, foi concretizado na morte dela, que despertou uma raiva escaldante em Anakin, que se tornou ódio, o levando a matar o Povo da Areia. E isso tudo se repetiu com Padmé, mas, de quebra, Anakin a perdeu, junto a todos que conhecia e boa parte do seu corpo, lhe condenando a uma vida de sofrimento, no fundo, Yoda sempre esteve certo.