Desenvolvido pela Portkey Games, Hogwarts Legacy foi o último grande jogo da saga Harry Potter a ser lançado, em Fevereiro de 2023. Como esses jogos não costumar ser muito baratos, só consegui joga-lo agora, no início de 2025. Hoje, iremos avaliar o panorama geral do game, de sua jogabilidade, até sua história.
Um Jogo Divertido
Confesso que não tinha grandes expectativas com o jogo, especialmente por se tratar de um RPG, mas, curiosamente, esse elemento é justamente o que torna o game tão interessante. Há uma infinidade de missões, cenários, feitiços e itens para explorar e colecionar, aproveitando ao máximo a grandeza e diversidade do universo de Harry Potter. O fato de podermos criar nossa própria personagem, mesmo que limitados aos visuais do game, é algo ótimo e contribui para a imersão.
A jogabilidade é boa. A dinâmica de combate, com a combinação de feitiços e poções, é ótima, assim como os puzzles, que impõem uma dificuldade razoável, forçando o jogador a usar um pouco a cabeça. A ausência do Quadribol é lamentável, mas ainda temos o uso da vassoura para voar pelo cenário, além da possibilidade de montarmos um hipogrifo, o que facilita a exploração e encanta pelos ótimos efeitos visuais. Um problema sério talvez seja a pouca variedade de inimigos, mas, para mim, isso não chegou a ser um grande incômodo.
Os gráficos são belíssimos e realmente exploram a capacidade dos consoles, apesar de os rostos dos personagens poderem ter sido mais bem trabalhados.
O grande problema reside na trama principal, que "não fede nem cheira". Os personagens geralmente são rasos, especialmente os vilões. Victor Rookwood e Ranrok não são desenvolvidos nem visualmente marcantes. Curiosamente, as missões secundárias acabam sendo mais interessantes que a campanha principal no quesito história. As missões com Sebastian e Ominis Gaunt, onde desbloqueamos as Maldições Imperdoáveis, e as missões de Natsai Onai, onde salvamos algumas criaturas mágicas, são mais dramáticas e envolventes que a trama principal.
Em suma, para os fãs de Harry Potter, que certamente notarão as diversas referências — desde nomes icônicos (Weasley, Black e Gaunt) até locais, animais e feitiços —, é um prato cheio. Para os que não são tão ligados ao universo, pode ser mais interessante jogar outros títulos do gênero, pois, apesar de ser um bom jogo, o preço salgado pode afastar muitas pessoas. Como fã, adorei a atmosfera do jogo e também sua jogabilidade. Para mim, o único problema é a história desinteressante, o que tira alguns valiosos pontos da nota final, mas, ainda assim, é digno de um oito.
Nota: 8
Comments