top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Defendendo Alvo Dumbledore

Fala nação, essa semana assisti um vídeo interessantíssimo de um dos meus canais favoritos do youtube, o Guilherme Analisa. Em seu quadro de ´´herói ou vilão´´, tivemos uma análise de Alvo Dumbledore, como um grande vilão oculto na franquia, que havia várias vezes usado Harry e seus amigos como ferramenta, além de se mostrar um tanto incompetente e hipócrita. Apesar de ser uma boa análise, existem alguns pontos onde posso discordar da visão do vídeo, com alguns fatos presentes nos livros e filmes da franquia. Então, hoje vou ser o advogado de Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore, tentando livra-lo do máximo de acusações possíveis! O vídeo original, está disponível ao fim da lista, é indicado que você o assista, para compreender melhor os tópicos debatidos.

 

Imbecilidade Para Contratar Professores

O vídeo argumenta que Dumbledore foi um imbecil na contratação de professores para Hogwarts, com foco especial naqueles que assumiram o cargo de Defesa Contra as Artes das Trevas, cargo amaldiçoado pelo próprio Voldemort, impedindo que qualquer professor permanecesse nele por mais de um ano.

Quirrell é, sem dúvida, o maior erro, e o vídeo afirma que Dumbledore deveria ter percebido a presença de Voldemort na cabeça do professor. No entanto, Voldemort só tomou posse do corpo de Quirrell após sua primeira tentativa fracassada de roubar a Pedra Filosofal, como é citado no próprio filme. Isso ocorreu após sua contratação, o que significa que Dumbledore não teve uma segunda oportunidade de analisá-lo.

Lockhart é um caso mais complicado. No entanto, como o cargo estava amaldiçoado, Dumbledore pode ter escolhido alguém como Lockhart para não desperdiçar um bom professor em um cargo sem futuro, optando por colocar um incompetente temporariamente. Uma teoria interessante desenvolvida por fãs sugere que Dumbledore trouxe Gilderoy para Hogwarts para mostrar a Harry como o ego pode ser enganoso, ensinando-lhe a não seguir o caminho da arrogância, algo que Dumbledore sofreu e que lhe custou caro.

Lupin era um excelente professor, embora fosse um lobisomem. O vídeo afirma que ele não recebia o suporte adequado para sua condição, mas isso está incorreto, pois o livro deixa claro que Snape era responsável por preparar a poção que controlava suas transformações.

Barto Crouch Jr. infiltrou-se em Hogwarts disfarçado de Alastor Moody, sequestrando-o após ele já ter sido contratado. Depois disso, ele evitou Dumbledore e manteve o verdadeiro Moody preso para garantir seu estoque de poção Polissuco e imitar seu comportamento.

Dolores Umbridge estava fora do controle de Dumbledore, pois foi imposta a Hogwarts pelo Ministro da Magia, algo que o diretor tentou impedir. Já Severo Snape fazia parte do plano mestre de Dumbledore, que o queria próximo de Harry e Draco, além de trazer Slughorn para Hogwarts a fim de obter informações sobre Voldemort.

Em relação a outros professores, como Sibila Trelawney, que aparentava ser uma charlatã, ela foi contratada porque não era totalmente incompetente. Ela previu o nascimento de Harry Potter, sua conexão com Voldemort e a traição de Rabicho. Embora não fosse um exemplo de professora, era uma bruxa poderosa na área de previsões.

Por fim, afirmo que Dumbledore está isento desses supostos erros. Ou eles estavam relacionados a um plano maior, ou não foram devidamente analisados. Todos devem ser desconsiderados quando se faz uma análise mais profunda, com base nos livros.

 

Passado Sombrio

Esse é polêmico. O vídeo analisa corretamente quando puxa o passado sombrio de Dumbledore, como quando se aliou a um maníaco como Grindewald e seu descaso com a própria irmã.

Seu relacionamento com Grindewald derivou de um momento terrível de sua vida. Uma irmã obscurial, um pai preso por atacar trouxas, um futuro brilhante negado devido a suas responsabilidades com a família, isso tudo turbinou uma raiva de Dumbledore contra trouxas, especialmente por sua família, puro sangue, já ter um preconceito consideravelmente enraizado.

Porém, a morte de Ariana Dumbledore foi um choque colossal em sua vida, sendo esse, o seu Bicho-Papão até o fim da vida, e inclusive, quando ele utilizou a Pedra da Ressureição em Enigma do Príncipe, foi para ter um vislumbre de sua irmã e sua família vivos e unidos mais vez, demonstrando que ele se importava e muito com ela.

Sua morte foi o que o fez se afastar de Grindewald, e apesar de ainda sentir algo por ele, superar esse sentimento e fazer o que era certo, o enfrentando e derrotando, salvando o mundo bruxo. Após esse feito, Dumbledore negou o cargo de Cacique Supremo do Mundo Bruxo e de Ministro da Magia Britânico, por não se julgar digno de tamanho poder, em um belo ato de humildade.

Dumbledore errou e muito em sua juventude, algo que erroneamente ele tentou enterrar para que ninguém soubesse, mas, que o ajudaram a crescer como homem, o tornando bondoso e sábio, por isso, considero esses erros, como superados.

 

Câmara Secreta e Torneio Tribruxo

Quanto ao envolvimento de Harry Potter no Torneio Tribruxo. Primeiramente, Dumbledore NÃO pode impedir Potter de participar do torneio, mesmo que seja algo irregular, pois aquilo é uma lei que cabe ao Ministério de Magia. Porém, e a questão do renascimento de Voldemort? Porque Dumbledore não fez nada para que ele não voltasse? Ele queria que Harry morresse? NÃO!

Dumbledore sabia que Voldemort deveria retornar em algum momento para que pudesse ser destruído enfim, e ele inclusive ficou satisfeito pelo vilão ter usado o sangue de Harry para isso, pois sabia que assim, ele poderia sobreviver quando futuramente se entregasse a Voldemort para que o pedaço do vilão dentro dele fosse destruído. De resto, tudo que ocorre no torneio, não está sobre a autoridade do diretor da escola, e sim, do Ministério da Magia.

Dumbledore permitiu que Harry participasse do torneio, como obrigação, como parte de seu plano, e como um aprendizado para o garoto, para que ele evoluísse no futuro.

E em relação a Câmara Secreta. Dumbledore não poderia fazer muito nem pela escola e nem por Hagrid durante a primeira abertura da Câmara, pois ele era somente um professor, nesse caso, cabia ao diretor Armando Dippet, ajudar o inocente Hagrid e fechar a escola, se necessário. Na segunda abertura da Câmara, Alvo fez uma escolha. Ele poderia fechar a escola e além de prejudicar seu plano, destruir a vida das centenas de funcionários que ali trabalham, ou confiar que Harry seguiria seu destino, e destruiria o Basilisco e fecharia a Câmara, que foi o que aconteceu. Por fim, pode-se discordar do posicionamento do professor, mas, é inegável que seu plano, deu certo para um sucesso maior.

 

Sirius Black e Sacrifício de Harry

Aí a coisa complica. Dumbledore não sabia que Sirius Black era inocente, ou seja, não teria justificativa para ele deixar Harry tão ´´´desprotegido´´, ao longo de todo o filme/livro. Primeiramente, essa ´´pouca proteção´´ é consideravelmente equivocada, pois havia uma grande proteção sobre ele, com o diretor permitindo que os dementadores ficassem na escola e barrar a ida de Harry para Hogsmade, pois em anos anteriores, possivelmente eles permitiriam que ele fosse mesmo sem autorização de seu guardião. Porém, a invasão de Black na escola não resultar em nada, é algo realmente desconcertante, pois Dumbledore realmente fez muito pouco quanto a isso.

Agora, referente ao sacrifício de Harry para destruir Voldemort, é algo que até mesmo Snape, que odiava o garoto, ficou chocado ao saber que fazia parte dos planos de Alvo. Bom, essa é uma questão tensa. Voldemort era uma ameaça de nível global, e Harry já se mostrou mais de uma vez, corajoso e leal o bastante para dar sua vida em troca da dos outros. Porém, é inegável que essa decisão é muito pesada. Porém, Dumbledore já defendeu Harry muitas vezes, especialmente após Cálice de Fogo, quando ele descobriu que Harry poderia sobreviver ao duelo com Voldemort, e ainda sim destruí-lo. Ao longo de cada livro, Alvo treinou, ensinou e protegeu Harry, chegando a entregar a própria vida para ajuda-lo. Enfim, esses dois casos são realmente complicados, mas, creio que isso demonstra as imperfeições de Dumbledore, que mesmo sendo um bruxo sábio e bondoso, pode tomar decisões questionáveis, mas, que apesar de tudo, foram decisivos para salvar o mundo bruxo e destruir Voldemort.


Eis o vídeo original:


24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


Janea Chaves
Janea Chaves
21 oct.

Para mim considero o Dumbledore o melhor!!!!!!!!!

J'aime
bottom of page