top of page

Do Melhor ao Pior: Star Wars

A hora chegou, são mais de 12 filmes dessa que é uma das maiores sagas do cinema. Vamos rankear de acorda com a nossa opinião, os piores e melhores filmes de Star Wars, contando um pouco sobre a história de cada um deles.

 

11. Solo: Uma História Star Wars

Esse sem dúvida é o filme mais fraco de Star Wars. Esse prequel de Han Solo apresenta uma história desinteressante, com personagens muito rasos, e um Han nada parecido com o personagem de Harisson Ford.

A trama do filme apresenta a juventude de Han em Corélia, e a sua entrada no mundo do contrabando, conhecendo amigos como Chewie e Lando. O filme gerou muito hype, mas não entregou nem perto do esperado.

 

10. Ascensão Skywalker

Uma das maiores decepções da história do cinema. O filme anterior havia proposto uma imensa desconstrução dos personagens, e isso havia gerado muitas críticas. Ao invés de arriscar nessa fórmula, a Disney decidiu mudar, e para pior. Temos Palpatine de volta, o que acaba completamente com toda a profecia do escolhido, imposta em todos os filmes anteriores, acabando com o sacríficio de Anakin Skywalker.

Rey já era uma personagem péssima, mas a sua conexão com Palpatine termina de destruir a única coisa que a personagem tinha de interessante, a sua originalidade. Rey antes era alguém surgida do nada, mostrando que Star Wars não gira em torno de Skywalkers e Palpatines, mas eles fizeram questão de acabar com isso.

A falta de criatividade continua, quando Kylo Ren se converte para a luz, assim como Darth Vader, ao invés de morrer como vilão, o que seria bem mais original.

Esse filme é um vazio de ideias, repetindo coisas dos filmes e quadrinhos até a exaustão, fazendo um encerramento péssimo para a franquia.

 

9. Ameaça Fantasma

O filme que deveria ser o retorno triunfal da franquia, após mais de 16 anos hiato. O filme se passa 30 anos antes de Uma Nova Esperança, desenvolvendo a relação entre Obi Wan e Qui Gon Jin com Anakin. A maior crítica a esse filme, é a falta de ação, e excesso de tramas políticas, que não combinam com a proposta de Star Wars.

O ponto mais alto do filme, é o vilão Darth Maul, que mesmo sendo mal aproveitado, tem boas cenas, e protagoniza um dos maiores duelos da franquia, onde enfrenta Obi Wan e Qui Gon em Naboo. A explicação do filme quanto a profecia do escolhido e as midhiclorians, divide muitas opiniões, mas na minha opinião, esse é um acerto do longa.

 

8. Ataque dos Clones

Esse filme apresenta uma grande evolução em relação ao seu antecessor, com menos política e mais ação, mesmo que não abandone totalmente essa trama. Ataque dos Clones tem uma história investigativa, e introduz personagens muito bons, como Conde Dookan e Jango Fett, além de abrir portas para uma das maiores produções de Star Wars, a série Clone Wars.

O ponto mais negativo do longa, é a relação terrível entre Anakin e Padmé, com diálogos escabrosos como ´´EU ODEIO AREIA´´, que se tornaram memes. O CGI em momentos inadequados também prejudica, onde até mesmo uma pera, teve que ser feita em computação gráfica. Esse filme divide muitas opiniões, mas na minha opinião, é o primeiro dos filmes realmente bons da franquia.

 

7. Os Últimos Jedi

Uma verdadeira inovação para a franquia, mas não necessariamente positiva. ´´Os Últimos Jedi´´ foi muito bem avaliado pela crítica, mas recebeu críticas negativas do público. É inegável que o filme ousou em descontruir Luke Skywalker, acabando com o estereótipo do herói perfeito, porém, transformá-lo em um covarde não foi uma ideia boa. Luke nega ajuda a sua própria irmã, e deixa a galáxia ser destruída, por medo de fracassar de novo. Esse é um filme belíssimo esteticamente, com os cenários mais lindos de toda a saga. Uma certa trama política também é explorada, mostrando como a guerra enriquece várias pessoas pela galáxia, que tiram proveito dela.

Snoke foi um pouco mais desenvolvido, mas completamente desperdiçado, sendo morto sem fazer muita coisa, e graças a ´´Ascensão Skywalker´´, ele se tornou apenas um fantoche de Palpatine. Rey e Kylo são bem desenvolvidos, se tornando minimamente interessantes.

 

6. Despertar da Força

Apesar de ser uma cópia quase perfeita de ´´Uma Nova Esperança´´, esse filme cumpriu a missão de apresentar a saga para as novas gerações, faturando mais de 1 bilhão em todo o mundo. O retorno de personagens clássicos como Han e Leia são ótimos. Snoke é um vilão bastante sombrio, com muitas teorias sendo levantadas sobre ele naquela época, e Kylo Ren continuou um não fede nem cheira.

Rey tinha potencial para se tornar um personagem interessante, coisa que mais para frente foi se perdendo, e Finn rouba a cena constantemente. Rey é uma personagem forçada ao extremo, derrotando Kylo Ren sem ter nenhum treinamento, algo inexplicável.

Como foi dito, esse filme segue à risca a fórmula do primeiro longa da série, então mesmo sem ser original, é muito bom.

 

5. Rogue One

O filme favorito de quem não é fã da franquia. ´´Rogue One´´ se distancia de assuntos da força, e traz uma aventura curta e redonda, com personagens muito bons como Cassian Andor e Jyn Erso. Temos o retorno de personagens clássicos como Darth Vader e Tarkin, que tem ótimas participações, como a épica batalha de Vader com os soldados rebeldes no final do filme.

Essa história funciona também como um conteúdo adicional para a trilogia clássica, explicando como a Estrela da Morte foi construída, e mostrando as diversas faces da Aliança Rebelde, que não é formada apenas por mocinhos, mas também por terroristas e extremistas.

 

4. Uma Nova Esperança

O primeiro filme da franquia, uma aposta ousada de George Lucas, que se tornou uma das maiores obras de todos os tempos, e inovou todo o cinema. Uma Nova Esperança apresenta boa parte da mitologia e dos personagens clássicos da franquia, como Vader, Luke, Han, Obi Wan e Leia, personagens que ficaram para sempr na história do cinema. As cenas de ação deixam um pouco a desejar devido ao baixo orçamento e a época em que foi feito, mas ainda assim, os efeitos práticos são impressionantes.

A história todos sabem, Leia é capturada pelo Império, e através da mensagem de R2-D2, Luke e Ben vão ao seu resgate, com a ajuda do contrabandista Han Solo. No final, temos um dos eventos mais marcantes da saga, a batalha de Yavin, onde Luke destrói a Estrela da Morte. Esse sem dúvida, é não só um dos melhores filmes da franquia, como um dos melhores filmes da história.

 

3. A Vingança dos Sith

Para muitos o melhor da saga. A Vingança dos Sith mostra os últimos passos para a queda de Anakin para o lado sombrio, e a criação do Império Galáctico. O filme é recheado de ação, tendo vários dos melhores duelos da franquia, como o duelo de Yoda e Palpatine, e grande confronto entre Anakin e Obi Wan. Cenas como as da Ordem 66 e a queda de Anakin, são feitas de maneira sensacional, tornando esse um filme que na minha opinião é praticamente perfeito, mas não tem o toque especial que os dois próximos possuem.

 

2. Retorno de Jedi

Meu filme favorito da franquia. O Retorno de Jedi traz um fim para o arco de Darth Vader, que se converte para a luz para salvar Luke, e elimina o Imperador, enquanto os Rebeldes acabam com a Segunda Estrela da Morte, e acabam com o Império.

O fillme começa bem, com Lule entrando em ação, mostrando como o jedi evoluiu de um filme para o outro, e a primeira aparição de Palpatine pessoalmente, sendo um ótimo vilão. O grande defeito do filme, são os ewok. Toda a trama de Endor é desnecessariamente infantil, e tira um pouco a graça do filme, mas a reta final compensa tudo. O épico duelo de Luke e Vader, a queda do Império, e o retorno de Anakin, são simplesmente épicos. Mesmo com problemas, esse para mim é o filme mais épico da saga.

 

1. O Império Contra-ataca

Sem surpresa para ninguém, o melhor filme de Star Wars. ´´O Império Contra-ataca´´ é uma verdadeira obra prima, sendo um filme de ação simplesmente sem interrupções e frenético, tem sempre algo acontecendo em tela. Darth Vader está em seu auge aqui, assumindo o protagonismo, tendo as suas melhores cenas, acompanhadas da lenda trilha sonora ´´Marcha Imperial´´. Conhecemos Yoda, que se tornou um dos personagens mais famosos do cinema, que treina Luke nos caminhos da força.

O ponto mais alto do filme, é o duelo entre Luke e Vader em Bespin, onde o Lorde Sith revela ser o pai de Skywalker, em uma das cenas mais marcantes da cultura pop. Esse filme é um dos melhores filmes de todos os tempos, e sem dúvida merece a primeira posição da nossa lista.


25 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page