top of page

Do Pior ao Melhor: Livros de Harry Potter

Depois de listar os piores e os melhores filmes de Harry Potter, chegou a hora de fazer a mesma coisa com os livros. Com certeza teremos muitas mudanças em relação a primeira lista, pois os livros sofrem muitos cortes em suas versões pro cinema, ou seja, muito conteúdo presente neles, não está nos cinemas.

 

7. Pedra Filosofal

O primeiro livro da franquia, com a missão mais difícil, e a trama mais fraca. Pedra Filosofal é um livro ótimo, que estabelece perfeitamente todo o universo de Harry Potter e os seus principais personagens. Apesar disso, esse é um livro muito mais infantil que o restante, o que torna a sua trama muito mais básica e curta, o que explica porque esse livro praticamente não sofreu cortes na sua versão para o cinema.

 

6. Ordem da Fênix

Para mim, Ordem da Fênix continua sendo o segundo pior, seja nos filmes, seja nos livros. Esse é um livro exageradamente longo, e com uma trama que decai muito em relação a Cálice de Fogo. Porém, o livro traz cenas que tornam a história mais interessante, como uma melhor explicação da história dos Testrálios, além da fúria de Harry no escritório de Dumbledore, após a morte de Sirius. Também temos a cena que Potter invade as memórias de Snape, e descobre o passado dele com sua mãe, e o Bullying que o professor sofria nas mãos de seu pai, algo que foi visto de forma muito mirrada nos filmes, o que torna esse livro muito mais profundo do que seu filme.

Um corte muito triste em relação ao filme, foi a visita de Harry ao hospital St. Mungus, onde vemos pela primeira vez Franco e Alice Longbottom, que estão internados no local a mais de 15 anos, após a tortura dos Lestrange. Temos também, Gilderoy Lockhart que está internado no hospital após perder a memória em Câmara Secreta.

 

5. Câmara Secreta

É uma evolução enorme em relação ao primeiro livro. Câmara Secreta traz muita coisa nova, como uma parte da origem de Voldemort e de Salazar Sonserina, além do passado de Harry, como a sua habilidade como ofidioglota.

O mistério em torno dos ataques em Hogwarts, e o envolvimento de Harry com o Diário de Tom Riddle, é muito envolvente. Esse é um dos livros mais importantes da saga, por mudar o tom da história, e preparar o terreno pra próxima fase da história.

 

4. Prisioneiro de Azkakan

A partir daqui, só teremos os melhores dos melhores. Prisioneiro de Azkaban foi o primeiro livro que li de Harry Potter, e me lembro de ficar preso na história o tempo inteiro, li tudo em 2 dias. Esse é um livro renovador pra saga, saindo do padrão seguido pelos outros dois, trazendo muitaaaa coisa diferente: Dementadores, Rabicho, Lupin, Sirius, Os Marotos, passado do Snape e muito mais.

A história dos marotos se conecta com cada camada da trama, explicando o passado do grupo com Snape, que teve uma juventude sofrida nas mãos deles, explicando porque ele é tão amargurado. Temos a reviravolta com a inocência de Black, e a revelação de Rabicho como um comensal da morte. Temos a trama cabeça envolvendo a viagem no tempo de Hermione e Harry, que foi realizada de forma magistral, por isso, é um dos melhores livros da franquia.

 

3. Relíquias da Morte

O encerramento épico da franquia. Essa é uma história muito mais densa do que todas as anteriores, com diversos personagens como: Lupin, Snape, Fred Weasley, Voldemort e muitos outros personagens, sendo mortos durante a batalha de Hogwarts, em uma história muito focada na ação.

Durante a história, vemos Harry, Rony e Hermione vagando pelo mundo bruxo, buscando destruir as horcruxes de Voldemort, enquanto o Lorde das Trevas se infiltra cada vez mais no Ministério da Magia, se apossando do mundo bruxo. No final das contas, o trio de ouro consegue destruir as horcruxes, e Harry derrota Voldemort em uma batalha final na frente de todos no salão comunal.

Esse livro é dinâmico e emocionante, entregando um final de ciclo para cada um dos personagens de maneira ótima, por isso, é uma das melhores obras da série.

 

2. Enigma do Principe

Aqui temos a maior diferença em relação a lista anterior. O filme de Enigma do Principe é extremamente fraco, e corta os principais pontos da história original, que é uma investigação ótima sobre o passado de Voldemort. Através de Dumbledore, ficamos sabendo da origem de Tom Riddle e sua família, além da criação de algumas horcruxes, ao mesmo tempo que Harry tenta descobrir quem é o Principe Mestiço.

Draco foi incumbido por Voldemort de matar Dumbledore, para que assim, o vilão pudesse finalmente dominar Hogwarts. O final é simplesmente incrível, com a morte dramática de Dumbledore, e a queda de Hogwarts, com Snape traindo e matando o diretor (Que depois seria revelado, como parte do plano do diretor).

 

1. Cálice de Fogo

O melhor livro dessa série. Cálice de Fogo tem uma subida de nível drástica em relação aos seus antecessores, com uma trama recheada de ação e mistério, uma mistura praticamente perfeita. Harry Potter é inscrito contra a sua vontade no torneio Tribruxo, e levado até a final através de trapaças, que no final das contas, era uma grande armação de Voldemort com a ajuda do seu Comensal da Morte mais fiel, Barto Crouch Jr, disfarçado de Olho Tonto Moody.

A história de Barto Crouch é um caso à parte, com o comensal sendo filho do diretor do departamento de execução das leis da magia, Barto Crouch, que foi obrigado a prender seu filho, após a denúncia de Igor Karkaroff. Na cadeia, o vilão trocou de lugar com sua mãe com a ajuda de uma poção polissuco, e deixou a bruxa para morrer em Azkaban, enquanto passou meses escondido na casa de seu pai, até partir ao encontro de Voldemort, e traçar um plano para a sua ascensão ao lado de Rabicho.

O final do livro é ótimo, com um duelo marcante em Harry e Voldemort, e Barto Crouch Jr sendo desmascarado, sendo descoberto que ele matou o próprio pai. Para mim, esse livro apresentando uma trama intrigante, que te dá vontade de ler cada vez mais, e por isso, é o melhor livro e filme da franquia.

17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page