top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Jason Voorhees Vs Michael Myers

Atualizado: 26 de jul. de 2022

Tranquem as portas, fechem as janelas, e comecem a rezar. Pois hoje, os dois maiores assassinos da história do terror entraram em batalha. Jason e Michael foram os percursores do gênero slasher nos anos 1980, quando Myers surgindo um pouco antes, em 1978, servindo de base para a criação de Jason em 1980.

Nessa análise, iremos rever a história e os maiores feitos de cada um dos vilões, para definir quem sairia vencedor em um combate. E como de costume, comente o seu vencedor nos comentários.


 

Jason Voorhees

Jason sofreu um terrível acidente em 1957, quando por um descuido dos monitores do acampamento Crystal Lake, o garoto acabou se afogando no lago, e foi dado como morto. Com o passar dos anos, diversos incidentes estranhos começaram a acontecer no acampamento, vários incêndios criminosos e mortes, que forçaram o fechamento do local. Esses crimes foram cometidos pela mãe de Jason, Pamela Vorhees, que foi assassinada em 1980, por uma campista que a confrontou, e com isso, seu filho finalmente retornou. Voorhees vingou sua mãe, matando brutalmente a campista e depois retornando ao Crystal Lake, onde começou uma chacina sem fim, até ser impedido pelo garoto Tommy Jarvis, que matou o assassino.

Após alguns anos, Jason foi ressuscitado pelo seu próprio algoz, se tornando uma espécie de morto vivo, com resistência e força sobre humana, se tornando praticamente imortal.

Ao longo da franquia, o assassino mascarado teve diversos feitos impressionantes, sendo capaz de resistir a tiros e facadas tranquilamente, sobrevivendo a explosões, incêndios, grandes quedas, pancadas na cabeça, afogamentos, atropelamentos, lixo tóxico, e outros tipos de golpe com aparente tranquilidade. Além de sua força absurda, capaz de esmagar crânios e parar carros, Jason também conta com um grande leque de armas, como, machetes, facas, machados, serras, cortadores de grama, martelos, cacos de vidro, lanças, bestas, e outros itens improvisados.

Talvez o único ponto fraco do personagens, seja a sua agilidade e velocidade, que são bastante limitados pelo seu corpo grande e zumbificado, que ele compensa com seu teletransporte.

Jason também tem uma inteligência estratégica notável, criando diversas armadilhas e passagens secretas, para eliminar suas vítimas.

 

Michael Myers

Michael Myers iniciou sua vida assassina com apenas 8 anos de idade, quando matou sua irmã Judith Myers sem nenhum motivo aparente, e como resultado, acabou internado no Sanatório Smith Groove. Em seu tempo internado, Michael ficou sobre os cuidados de Samuel Loomis, que descreveu o assassino como O Mal em Pessoa, dizendo que o garoto não tinha nenhum remorso, nenhuma emoção, com o passar dos anos, Loomis desistiu de recuperar Michael, e desejava apenas mantê-lo preso.

Um dia antes do Halloween de 1978, Myers escapa de Smith Groove, e volta para sua cidade natal, Handofield, onde inicia uma onda de assassinatos, buscando matar a jovem Laurie Strode, que em algumas versões, é a irmã perdida do assassino.

Ao longo da saga, Michael resistiu a praticamente todo o tipo de dano, com muitos dizendo que o assassino é uma entidade paranormal. Entre os feitos de resistência de Michael Myers, temos, resistir a tiros e facadas (chegando a ser alvejado por diversas armas pesadas ao mesmo tempo, e resistindo), resistir a atropelamentos, sobreviver a diversos espancamentos e por fim, sair vivo de uma explosão em um hospital, mesmo tendo seu corpo completamente queimado. Mesmo com feitos semelhantes aos de Voorhees, acredito que a resistência de Myers seja menor, pois o assassino já foi nocauteado várias vezes, onde ficou seriamente exposto a uma morte definitiva.

A força de Michael também é alta, sendo capaz de subjugar um homem facilmente, e levantar escombros. O assassino não tem uma variedade de armas como Jason, geralmente usando apenas a sua faca de cozinha, mas já foi capaz de usar machados e machetes em alguns momentos, além da própria força bruta.

 

O Veredito

Sem dúvida o duelo entre Jason e Michael seria um dos mais sanguinários da história do cinema, com dois assassinos brutais e praticamente imortais. Jason é um assassino com mais experiência e poderes, além de ter uma forma física um pouco superior, e tem um cinto assassino com mais armas que o do Batman.

Michael é um assassino mais ágil, com capacidade de desviar de golpes de faca. Myers possui uma inteligência superior a do seu adversário, lhe dando mais um trunfo, mas para por ai.

Com isso, acredito que Jason venceria em uma luta bastante equilibrada, que provavelmente iria acabar na morte de Michael, se isso for possível.



737 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page