Atualmente, vivemos em grandes centros urbanos, cercados de vida, tecnologia, iluminação, sendo quase impossível acreditar nas lendas do nosso passado. Mas, por um momento, se coloque em uma realidade diferente, se imagine passando uma noite no interior do país, envolto apenas pela mata, sem internet, sem iluminação, e você escuta um som estranho na mata, ou talvez observe uma luz inexplicável emergir da escuridão. Nessa situação, será que você se renderia a superstição? Ou manteria sua mente racional? Hoje, vamos conhecer algumas dessas lendas, tão temidas pelos que as vivenciam, e alvo de tanta curiosidade por aqueles que apenas as escutam.
Romãozinho
Muitos talvez não conheçam essa antiga lenda, que retrata uma verdadeira peste em forma de guri, chamado Romãozinho, muito popular no interior do país. Nela, conhecemos esse menino que adorava atazanar e maltratar os animais, destruir plantas e pregar peças nos outros, nem mesmo seus pais o aguentavam.
Seu pai trabalhava na lavoura, e sua mãe sempre preparava seu almoço, e pedia para seu filho leva-lo ao pai. Certo dia, ele quis fazer uma ´´brincadeirinha´´ com seu pai. O garoto simplesmente comeu toda a comida do pote e o entregando vazio ao pai, que surtou ao ver que não havia nada. Mentiroso, o menino afirma que a mãe havia comido tudo enquanto ria do homem. Tomado por um ódio sobrenatural, o homem voltou para casa e matou sua mulher, enquanto o garoto ria das consequência da sua ´´pegadinha´´.
A beira da morte, a mãe amaldiçoou seu filho, jurando que ele seria condenado a vagar pela terra, enquanto houvesse um único ser vivo vagando sobre ela, condenando-o a viver pelos séculos, em intenso sofrimento. O pai morreu logo depois, tomado pelo arrependimento do que havia feito, e seu filho ainda vaga pelas matas e cidades, por onde continua a fazer suas maldades.
A Procissão dos Mortos
Uma lenda que possui algumas versões na Espanha, mas também é extremamente popular no interior do Brasil. Nela, almas presas no Purgatório, deixam o além para tentar reduzir sua pena, marchando em procissão, e orando, buscando redenção por seus pecados em vida.
Várias filmagens de péssima qualidade foram feitas, tentando registrar esse eventos, mas ainda hoje, é impossível confirmar sua veracidade.
Gritador
Popular no Piauí, a lenda do Gritador retrata a lenda de uma alma amargurada, que vaga pelas matas, gritando lamentos, por não ser aceito nem no céu nem no inferno.
Em vida, esse homem que vivia com sua mãe, era extremamente maldoso tanto com ela, quanto com seus animais, principalmente seu cavalo. Certo dia, a mulher cansou de vivenciar os abusos sofridos pelo pobre animal, e o soltou de suas cordas, lhe deixando fugir. Possesso, o homem ataca sua mãe, amarrando-a e montando sobre ela, a levando a morte. Ela jurou que ele pagaria pelo que fez, e assim foi, após o fim de sua vida de maldade, ele foi rejeitado pelos dois lados da moeda, e permaneceu entre vida e morte, vagando pelo mundo dos vivos, implorando por perdão.
Comments