O Cavaleiro das Trevas é um dos personagens que mais recebeu adaptações para todas as mídias imagináveis, sempre rendendo grandes arcos. Seja nos cinemas, jogos ou animações, Batman se destaca, e hoje vamos conhecer as melhores versões do herói, englobando todas as mídias em que apareceu.
Batman de Christian Bale
Para muitos, a melhor versão do herói. A atuação de Bale marcou época na trilogia iniciada em 2005, por Christopher Nolan.
O Batman de Bale teve muito mais tempo de desenvolvimento que seus concorrentes, e aproveitou muito bem isso, devolvendo a seriedade ao personagem, e adicionando traços de realismo a ele. Com uma história de origem muito bem desenvolvida no filme ´´Batman Begins´´, que introduziu de forma perfeita o personagem e seus dilemas que seriam refinados, no decorrer da série.
O personagem passa por vários desafios tanto físicos quantos mentais, tanto como Batman, quanto como o bilionário Bruce Wayne. Além disso, todo o universo construído em torno do personagem, é sensacional. Com personagens espetaculares, como Alfred, Jim Gordon, Ra´s Al Gul e claro, o monstruoso Coringa feito por Heath Ledger.
Talvez, a grande falha do personagem seja seu desempenho na ação, que é extremamente prejudicado pelo seu uniforme extremamente rígido.
Batman Injustice
Em Injustice, Superman enlouquece após o Coringa matar Lois Lane e detonar uma bomba em Metrópolis, dizimando a cidade. Sem pensar duas vezes, o herói mata o Palhaço do Crime, mas, acaba por levar isso adiante, matando e prendendo todos que o contrariam, até mesmo seus próprios amigos. Batman lidera a insurgência contra o Regime de Superman, ao lado de Arqueiro Verde, Canário Negro, Batgirl, Arlequina, Batwoman e Mulher Gato, utilizando pílulas de superforça cedidas por Lex Luthor, para se equiparar ao poder dos heróis caídos.
Esse Batman sofreu tudo o que era possível, foi traído por seus melhores amigos, viveu exilado em um bunker sem comida, enfrentou Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde, mais de uma vez, e mesmo assim saiu vitorioso, derrubando o Regime e enviando o Homem de Aço para a cadeia.
O Cavaleiro das Trevas, mesmo sem suas pílulas, foi capaz de medir forças com Mulher Maravilha, Cyborg, Brainiac, Robin e até mesmo Superman (após enfraquece-lo com uma granada de sol vermelho). Esse Batman é extremamente poderoso, experiente e preparado para tudo. Mas, acima de tudo, o Batman de Injustice demonstra uma perseverança inabalável, algo que é marca registrada do personagem, pois ele passa por todos os tipos de fracasso, mas não desistiu, e enfim conseguiu restaurar a justiça na Terra.
Batman Thomas Wayne
A origem do Batman pode ser talvez a mais reconhecida entre os super heróis, onde o jovem Bruce Wayne, presenciou a morte de seus pais Thomas e Martha durante um assalto nas ruas de Gotham. Porém, na famosa história Flashpoint, quando o Flash tenta voltar no tempo para salvar sua mãe, ele quebra a barreira da realidade, alterando vários fatos da sua realidade, entre eles, a identidade do Batman. Nessa realidade, Bruce Wayne foi assassinado no lugar de seus pais, e tomado pela vingança, Thomas Wayne assumiu a figura de Batman, se tornando um vigilante brutal, assassinando todos os criminosos que cruzam o seu caminho.
Além da mudança no herói, o Coringa também recebeu uma nova identidade. Após a morte de seu filho, Martha Wayne chegou a um estado de loucura, não conseguindo parar de rir, assim como o Coringa original, e se tornou uma completa psicopata, se tornando a maior inimiga do Batman de Thomas.
Martha comete crimes terríveis, como assassinar o Comissário Gordon, causar a morte da filha de Harvey Dent e deixar Selina Kyle paraplégica após um tiro. Durante a batalha final contra sua esposa, Thomas explica que haviam outras realidades em que seu filho estava vivo, e se tornaria o Batman. e sabendo disso, Martha salta para a morte em um penhasco.
Batman Que Ri e Cavaleiro das Trevas
A versão mais sombria do Cavaleiro das Trevas. Sua origem ocorre quando o Coringa comete seu ultimo ataque, matando várias pessoas, e fazendo Batman cruzar a linha, e mata-lo. No momento em que o herói parte o pescoço do Palhaço do Crime, seu gás do riso é disparado, e Batman é rapidamente infectado. Mesmo tentando resistir, a toxina toma conta da mente de Bruce, e lhe faz matar toda a Batfamília a tiros. Com seu preparo, Wayne acaba com toda a Liga da Justiça, torturando Superman até o seu ultimo suspiro.
Não satisfeito em destruir seu próprio mundo, Batman Que Ri continua vagando pelo multiverso, recrutando mais versões malignas do Homem Morcego, uma mais doentia que a outra, como o Rei Robin, Batman Apocalipse, Batman Sinistro e Morte Negra. Entre essas, sem dúvida a primeira é a mais bizarra, onde vemos Bruce desenvolver uma psicopatia desde a infância. Durante o fatídico assalto no Beco do Crime, Bruce mata o assaltante, mas também seus pais, revelando não ter nenhum controle. Após isso, ele também massacra Gordon e Alfred, sucumbindo de vez a loucura.
Essa versão do personagem, era tão preparada quanto a original, de acordo com o próprio, estava sempre um passo a frente, e possivelmente nunca seria derrotado. Até mesmo depois da sua morte pelas mãos da Mulher Maravilha, Batman Que Ri tinha um plano, transferindo sua consciência para um corpo de pura energia sombria, O Cavaleiro Mais Denso. Mesmo com um poder quase ilimitado, ele mais uma vez é derrotado pela Mulher Maravilha. O fim definitivo do Batman Que Ri, vem quando o nosso Batman se entrega a loucura, e passa a pensar como o seu inimigo, finalmente o derrotando.
Batman Arkham
O Batman da série Arkham, está no ápice de suas habilidades de combate, como também do seus conhecimentos. O herói foi capaz de derrotar pesos pesados como Bane, Ra´s Al Gul, Solomon Grundy, Cara de Barro, Senhor Frio, Exterminador e Crocodilo, sem nenhum preparo prévio, e em alguns casos, enfraquecido por fatores externos, enquanto seus inimigos como por exemplo Bane em Batman Arkham Origins, estavam com seu poder drasticamente aumentado, por drogas como o Veneno. Sua inteligência tática é invejável, a utilizando para derrotar inimigos como Senhor Frio, onde usou uma variedade de golpes e equipamentos do seu leque, para leva-lo a lona.
Entre seus equipamentos, o Defensor de Gotham possui Batrangues, armas elétricas, lançadores de cabos, gel explosivo, bombas de fumaça e tudo que se puder imaginar, além de um traje que aumenta drasticamente a sua mobilidade, somada com aumento da sua resistência física.
Esse Batman foi capaz de lidar com uma fuga no Asilo Arkham, uma legião de criminosos em Arkham City e até mesmo uma guerra em Arkham Knight. Praticamente sozinho, Batman foi capaz de lidar com todas as tropas do Cavaleiro de Arkham e derrotar o vilão.
Sua durabilidade é alta, podendo resistir e diversos tiros, facadas e explosões, além de resistir a golpes de vilões como Bane, e continuar de pé sem dificuldades.
Um ponto fraco desse Batman, é que praticamente não temos seu desenvolvimento como Bruce Wayne, já que jogamos somente como Batman. Porém, essa sem dúvida é a versão de mídias alternativas, que mais se aproxima do herói dos quadrinhos, especialmente pelo universo que o cerca, que parece saltar direto das páginas dos quadrinhos.