Na infância, após assistir o clássico Jurassic Park de Steven Spielberg, me tornei fã não só dos filmes, mas também de todos os conteúdos possíveis relacionados a dinossauros. Através de pesquisas, foi possível ver que esses animais podem ser muito diferentes do que vimos nos cinemas, e hoje, vamos falar sobre como cinco dos dinossauros mais lendários do passado eram na realidade.
Velociraptor
O Velociraptor foi um dos dinossauros mais temíveis do período cretáceo, vivendo entre 99 e 65 milhões de anos atrás, sendo extremamente inteligente, e atacando em bando. Diferente do que vemos em Jurassic Park, o raptor não tinha quase 2 metros de altura, na verdade, ele não passava dos 50 centímetros de altura, dois metros de comprimento e no máximo 15 kg.
Sua principal arma, eram as suas garras em formas de foice, geralmente usadas para dilacerar a carne das suas presas. Semelhante aos Guepardos da atualidade, esses dinossauros por muitas vezes perdiam sua caça, para predadores maiores. Além disso, o Velociraptor é um dos dinossauros mais rápido do seu tempo, correndo a até 40 Km/h.
Seus primeiros fósseis foram encontrados na Mongólia em 1922, Em 1971, mais ossos foram encontrados no mesmo local, presos aos restos de outro animal.
Braquiossauro
O maior dinossauro terrestre já existente, com 15 metros de altura e 24 de comprimento, que distribuíam as 37 toneladas dessa fera. O Braquiossauro era um animal pacato do Jurássico, por não ter praticamente nenhum inimigo natural, justamente por ser praticamente invencível.
Seu pescoço comprido e fino, dificultava o fixamento da sua cabeça enorme, o que deveria causar dores no titã. Essa anatomia fez com que por muito tempo, os paleontólogos acreditassem que o Braquiossauro tivesse hábitos aquáticos. Mas na verdade, seu porte era feito para que o herbívoro pudesse se alimentar das plantas nas árvores mais altas, semelhante as Girafas. Estimasse que o animal precisaria se alimentar de pelo menos 180 kg de comida por dia.
Seus primeiros fósseis foram encontrados nos Estados Unidos, na região do Grande River Canyon, em 1900.
Carnotauro
Um dos dinossauro mais bizarros já encontrados, mas extremamente assustador. Carnotauro quer dizer ´´Touro Carnívoro´´, algo que faz sentido com os chifres e comportamento do animal, que é apontado como extremamente agressivo. A fera poderia chegar aos 2,7 metros de altura e 7,5 de comprimento, além de 1,700 kg. Diferente dos dinossauros anteriores, o Carnotauro não se tornou popular graças a Jurassic Park, e sim a ´´Dinossauro´´, da Disney, onde o animal é retratado como o grande vilão.
A mandíbula do animal não tinha um forma convencional, o que reduzia a sua potência, porém, o Carnotauro compensava isso com seus grandes chifres, que poderiam causar grandes estragos, mais geralmente era usado em brigas entre sua própria espécie.
Seus restos foram encontrados na região da Argentina.
Espinossauro
O maior carnívoro já visto. O monstruoso Lagarto Espinho, possuía 18 metros de comprimento, 5 de altura e 9 toneladas, vivendo a cerca de 99 milhões de anos atrás, no início do cretáceo. Apesar do seu porte assustador, o Espinossauro era um animal aquático, se alimentando de peixes e restos. Um fato curioso, é que o que nos foi mostrado em Jurassic Park 3, não poderia estar mais errado, o Espinossauro não andava constantemente em duas patas, pelo contrário, era um animal provavelmente quadrupede.
Sua boca semelhante a dos crocodilos, somada aos seus braços enormes e fortes, eram armas perfeitas para pesca de peixes, e a sua vela poderia ajuda-lo em sua locomoção pelos rios.
Seus fósseis foram encontrados pela primeira vez em 1912, na região do Egito.
Tiranossauro Rex
O Rei dos Dinossauros, e um dos animais mais poderosos que já passaram pela terra. Com 13 metros de comprimento, 4 de altura e 7 toneladas, o Tiranossauro era um dinossauro robusto e forte. Ele era equipado com dentes de 33 centímetros, os maiores do reino animal, que somados ao formato de seu crânio, formavam a mordida mais potente entre todos os seres vivos, esmagando a carne e os ossos das suas presas com facilidade.
Porém, talvez esse dinossauro não fosse tão grandioso como se esperava. Devido aos seus braços curtos e corpo desbalanceado, o Tiranossauro poderia facilmente cair, e iria sofrer muito para se levantar. Com apenas 29 km/h como velocidade máxima, ele não era um predador muito efetivo. Por isso, especialistas suspeitam que o T-Rex era um carniceiro, que se aproveitava do seu tamanho para roubar a caça de predadores menores. A maioria dos seus restos foram encontrados nos Estados Unidos, entre 1874 e 1900.
O Tiranossauro se tornou um ícone pop, principalmente com a franquia Jurassic Park, ao qual ele é o maior símbolo.
Comments