top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Meus Personagens Favoritos: Parte 2

Na primeira lista, citamos alguns dos personagens favoritos do criador desse blog, contando suas histórias e detalhando as justificativas para suas posições. Nessa segunda lista, vamos estar citando os personagens que não alcançaram o meu podium, mas são espetaculares.

 

Capitão América

Criado por Joe Simon e Jack Kirby como propaganda militar em 1940, Capitão América foi o grande símbolo americano durante a segunda guerra mundial, sendo colocado em constante embate contra Nazistas e Japoneses.

Steve Rogers era um jovem franzino, que sonhava em se tornar um soldado, e teve a oportunidade de ser cobaia em um experimento, com o soro do super soldado. O experimento dá certo, e o jovem se torna um super humano, com todos os seus fatores físicos extremamente apurados. Rogers se torna um líder do exército americano, e destrói os inimigos do eixo, mas em um duelo com seu grande inimigo, o Barão Zemo, o herói acaba caindo em um mar de gelo, ficando congelado por décadas.

Nos cinemas, a história do herói é bastante semelhante as hqs, com ele sendo descongelado após quase 70 anos congelado, sendo selecionado para liderar os Vingadores na batalha contra Loky. Capitão América protagonizou os maiores arcos do UCM, como Guerra Civil, Guerra Infinita e Ultimato, crescendo muito a sua popularidade através do cinema.

 

Coringa

O maior vilão dos quadrinhos, e o segundo maior do cinema. Coringa é um vilão espetacular, misturando seus crimes cruéis e doentios com piadas e trocadilhos.

O personagem surgiu logo na primeira hq solo do Batman em 1940, e se tornou seu maior rival. O vilão não tem nenhuma origem concreta, porém a mais bem aceita, é a apresentada em ´´ A Piada Mortal´´. Onde o personagem é representado como um comediante e pai de família fracassado, que acaba se envolvendo em um assalto a uma fabrica de químicos em Gotham, e acaba caindo nos químicos durante uma perseguição com o Batman.

Ao sair do ácido, o rosto do homem estava totalmente desfigurado, e o pouco de sanidade que havia em sua mente, acabou. Além dessa origem, temos a apresentada no filme de 1989, onde o personagem era um mafioso, interpretado por Jack Nicholson, a versão do filme de 2019, interpretada pelo ganhador do Oscar, Joaquin Phoenix. E a mais lendária de todos, interpretada pelo finado Heath Ledger, em 2008.

Outra marca registrada do vilão, são suas crueldades, como deixar Barbara Gordon/Batgril tetraplégica, espancar o Robin Jason Todd até a morte, e fazer com que Superman matasse Lois Lane, através do gás do medo do Espantalho.

As principais inspirações de Bob Kane e Bill Finger para a criação do palhaço do crime, foram, obviamente a carta de baralho. E principalmente, o personagem Gwynplaine, do filme mudo ´´O Homem Que Ri´´, de 1928.

 

Michael Myers

O percursor dos assassinos slashers, junto a Leatherface, Michael Myers, o grande vilão da saga ´´Halloween´´ se tornou um ícone do terror, onde o assassino é retratado como o mal encarnado, e com uma grande áurea de mistério. Onde não sabemos se ele é um humano, ou um ser sobrenatural. Michael começou sua vida de crimes, logo aos 6 anos de idade, quando matou sua irmã na noite de halloween, e foi internado no sanatório smith grove. Myers ficou sobre os cuidados do Dr. Samuel Loomis, que afirmou que o jovem era o mal em pessoa, e não havia salvação para ele. 15 anos depois, Michael escapa do sanatório, e inicia uma onda de assassinatos em sua cidade natal (Handofield), afim de matar a jovem, Laurie Strode. E a partir dessa histórias, 3 continuidades foram

Porém, essa não é a única origem do personagem, pois em 2007, um remake da franquia foi lançado, sobre a direção de Rob Zombie. A origem do personagem, é explicada através de uma infância traumática e uma família desestruturada, onde Michael mata sua irmã e seu padrasto, e acaba sendo internado por sua mãe. Loomis tenta de tudo para salvar Michael, mas o garoto se afundava a cada dia, até acabar atacando uma enfermeira diante da sua mãe, fazendo a mulher tirar sua própria vida. E obviamente, ao chegar na fase adulta, Myers propõe um massacre no sanatório, e volta a Handonfield.

 

Lorde Voldemort

O maior vilão da saga Harry Potter. Voldemort é considerado o maior bruxo das trevas de todos os tempos, com muitos se recusando a pronunciar seu nome. Tom passou sua infância inteira em um orfanato, depois da morte de sua mãe, Merope Gaunt. Aos 12 anos, Tom foi levado a hogwarts por Alvo Dumbledore, professor de transfiguração da escola. Em Hogwarts, Tom era adorado por alunos e professores, seja pela sua grande inteligência ou beleza, porém, por baixo desse disfarce, Tom estudava as artes das trevas, buscando principalmente informações sobre as horcruxes, uma magia estritamente proibida, capaz de transportar a alma de um bruxo para dentro de um objeto ou ser vivo. Em 1943, Tom abriu a Câmara Secreta, criando um verdadeiro caos

Assim que terminou seu ultimo ano na escola ,Tom tenta conseguir o cargo de professor de defesa contra as artes das trevas, com o atual diretor da escola, Armando Dipet, no entanto foi negado. Tom também recebeu diversas propostas e indicações para o Ministério da Magia, mas o garoto negou. Com isso, o jovem começa a trabalhar em uma loja extremamente suspeita no Beca Diagonal, chamada Borgin e Burkes. Durante esse período, Tom começou a criar as suas horcruxes e assassinar diversos bruxos e até mesmo trouxas, dando início a primeira guerra bruxa, onde o agora chamado Voldemort e seus comensais da morte, trouxeram o medo e a morte pela Europa. Voldemort retornou a Hogwats para pedir a vaga de professor de defesa contra as artes das trevas, para o agora diretor, Alvo Dumbledore, que assim como Dipet, negou o pedido, sabendo as verdadeiras intenções do bruxo. Revoltado com a decisão de Dumbledore, Voldemort amaldiçoou o cargo de professor de defesa conta as arte das trevas, e a partir daquele momento, nenhum professor conseguiu ficar mais de um ano no cargo.

Algum tempo depois, o Lorde das Trevas fica sabendo através do seu fiel comensal, Severo Snape, de uma profecia de Sibila Trelawney, que promete que um garoto nascido no final de Julho, seria o responsável por destrui-lo. Esse garoto, era Harry Potter. Sabendo disso, Voldemort vai até Godrics Hollow, para matar os Potter. O bruxo das trevas consegue acabar com Tiago e Lilian, porém, uma magia antiga feita por Lilian, o impediu de atacar Harry, e o feitiço lançado por Voldemort, se volta contra ele mesmo, destruindo seu corpo, ficando preso a vida, somente pelas partes de sua alma dentro das horcruxes.

Depois de muitos anos tentando criar um novo corpo, Voldemort finalmente consegue, através de um ritual envolvendo o sangue de Harry Potter. Com o retorno do bruxo, a segunda guerra bruxa começa, e só tem seu fim, quando Voldemort tem suas horcruxes destruídas, sendo morto definitivamente por Harry Potter, durante a batalha de Hogwarts.

 

Alvo Dumbledore

Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore, o maior e mais sábio bruxo de todos os tempos. Alvo nasceu em 1881, e foi o mais velho de três irmãos, Ariana e Albeforth Dumbledore. Ariana era uma obscurial, e por isso apresentava um enorme poder mágico, mas pouco controle sobre ele, o que a fez ser exposta a um grupo de trouxas, que atacaram a jovem. O pai dos irmãos, Percival, atacou os trouxas como vingança, e acabou sendo preso em Azkaban pelo resto da vida, deixando o comando da família nas mãos de Alvo.

Dumbledore foi a Hogwarts com seus 11 anos, sendo escolhido para a casa Grifinória, e sofrendo uma certa perseguição pelo passado criminoso de seu pai. Mesmo com essa dificuldades, Alvo foi um dos alunos mais brilhantes da sua geração, e futuramente, se tornaria professor de transfiguração na escola.

Na adolescência, Dumbledore conheceu Garlet Grindewald, outro jovem brilhante, e com ideias muito parecidas com as de Alvo, que vinha nutrindo um ódio crescente pelos trouxas. Com o tempo, Alvo se apaixonou por Grindewald, ficando cego para as intenções malignas do bruxo, o que não duraria muito tempo. Albeforth confrontou os dois, o que provocou Garlet, que o atacou, e iniciou um embate, que resultou na morte acidental de Ariana, por uma maldição ricocheteada.

Dumbledore estava confuso e impotente, sendo incapaz de se voltar contra Garlet, Com a ajuda de Newt Scamander, Alvo consegue frustrar o plano de Grindewald de se tornar o ministro supremo, e quebra o pacto de sangue que havia feito com ele, o que permitiu que em 1945, Alvo o derrotasse, num duelo que ficaria conhecido como ´´O Maior Duelo Que o Mundo Bruxou já Viu´´.

Em 1938, Dumbledore havia conhecido um jovem bruxo chamado Tom Riddle, em um orfanato, e lhe convidou para ir a Hogwarts, onde ele foi um aluno brilhante, ao mesmo tempo que obscuro. O professor tinha conhecimento da natureza esquisita do jovem, e nunca se deixou levar pelos encantos do garoto. Já como Voldemort, Tom retornou a Hogwarts para pedir o cargo de professor de defesa contra as artes das trevas, e é barrado pelo diretor. Revoltado, o Lorde das Trevas deixou uma maldição sobre o cargo, e depois disso, nenhum professor jamais passou mais um ano no cargo.

Durante a primeira guerra bruxa, o diretor fundou a Ordem da Fênix, reunindo bruxos como Lilain e Tiago Potter, os Longbotom, Sirius Black, Alastor Moody e muitos outros, para combater Voldemort, com o diretor de Hogwarts sendo o único bruxo que Riddle temia. Com a queda de Voldemort, Dumbledore começou a traçar um complexo plano junto a Snape, para guiar Harry até a sua vitória contra o vilão. Dumbledore salvou Harry do Basilisco através de Fawkes, ajudou o garoto a salvar Sirius, o salvou de Barto Crouch, e até mesmo duelou com Voldemort para defender Harry. Mas o ultimo sacrifício do velho bruxo, foi quando ele mesmo pediu para que Snape o matasse para que assim, ele tivesse a total confiança de Voldemrot, e assim foi feito.

No final de tudo, o plano do sábio deu certo, e o Lorde das Trevas foi finalmente morto por Harry, e fez com que Dumbledore fosse responsável por derrotar os dois maiores bruxos das trevas da história, Grindewald e Voldemort, se provando não só como o bruxo mais poderoso da história, mas também como o mais sábio, derramando sabedoria em cada ação que tomava e cada frase que dizia.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page