top of page

Os 10 Maiores Jedis de Todos os Tempos

Atualizado: 19 de ago. de 2022


Alguns anos depois da nossa lista dos maiores siths de todos os tempos, chegou a hora de falar dos defensores da luz, os Jedis!!! Nessa lista, vamos listar os personagens por importância e poder, contando personagens tanto do cânone, quanto do legends.


 

10. Uliq Qel Droma

Abrindo a lista, temos um dos jedis mais poderosos de todos os tempos, com uma história digna de estar nos cinemas, mesmo sendo totalmente Legends. Uliq foi levado para a Ordem Jedi ainda pequeno, sendo treinado por um mestre chamado Arca Jeth, juntamente com seu irmão, Cay Qel Droma.

Uliq era sem dúdia um dos membros mais poderoso da Ordem Jedi, mas tinha certa dificuldade em controlar suas emoções, em especial, a sua arrogância. Durante a guerra contra os sith, Droma viu seu mestre morrer diante de seus olhos, e decidiu buscar vingança, se aprofundando cada vez mais nos conhecimentos do lado sombrio, para assim elimina-lo de uma vez por todas. A cede por vingança, e uma tortura química imposta por membros do culto de Krayt, fizeram com que Droma se afundasse de vez no lado sombrio.

Como um Jedi Negro, Droma encontra Exar Kun (Um poderoso Lorde Sith), e os dois acabam sendo escolhidos por Marka Ragnos (Outro Lorde Sith), para assumir a frente do império sith, com Uliq se tornado aprendiz de Exar. Durante uma das batalhas, Uliq acaba lutando contra seu irmão, Cay, e o mata sem pensar. Vendo o que havia causado, Uliq praticamente se desligou da força, se tornando um homem comum.

Decidido a consertar o que fez, o ex jedi ajuda a Ordem a destruir Exar Kun. Com a derrota de Kun, Droma se isola no planeta de Rhen Var, até ser morto por Hoggon, um piloto da república. Curiosamente, antes de morrer, Uliq conseguiu restabelecer sua conexão com a força, e seu corpo desapareceu, sendo levado por ela.

 

9. Meetra Surik

Surik foi uma das jedis mais poderosas de todos os tempos, além de uma das maiores heroínas da velha república. Revoltada com a falta de ação da Ordem Jedi nas guerras mandalorianas, Meetra se uniu a Revan e seus companheiros, para criar uma força tarefa jedi contra os Mandalorianos.

Com o fim da guerra e a queda de Revan para o lado sombrio, a jedi retornou a Coruscant, onde foi exilada pelo conselho jedi, como punição pelo seu desacato. Ela se manteve isolada por anos, até retornar para combater o chamado Triunvirato Sith, com Darth Nihilus, Darth Traya e Darth Sion. Surik derrotou o trio sith um por um, finalizando com uma vitória avassaladora contra Darth Nihilus, que fracassou ao tentar absolver a energia de Meetra. Esse triunfo contra alguns dos sith mais poderosos da história, torna discutível se Meetra não seria a jedi mais poderosa de todos os tempos.

Com o fim do trio sith, Surik passa a procurar Revan, encontrando-o em Droumund Kaas. Reunidos, Revan e Surik iniciaram um plano para matar Darth Vitiate, até que um ´´aliado´´ chamado Flagge, ataca fatalmente a jedi, a matando. Porém, antes de se unir a força, Meetra continuou acompanhando Revan, até que o jedi finalmente aceitou a morte.

 

8. Mace Windu

Um dos Jedis mais complexos da história. Mace Windu foi treinado pelo próprio Grão Mestre Yoda, e se tornou um dos membros mais respeitados do conselho jedi, se tornado um chefe do conselho até as guerras clônicas, quando o cargo foi assumido por Yoda. Ele sempre foi um mestre bastante rígido, sendo inclusive contra o treinamento de Anakin, o que balançou muito a relação entre os dois.

Windu adotou uma técnica de combate mal vista pela ordem, chamada Vaapad, que utilizava emoções como a raiva e o ódio durante o combate, mas não deixando que esses sentimentos os dominassem por completo, utilizando o lado sombrio do seu oponente, contra ele. O mestre jedi foi o responsável por organizar o ataque aos separatistas em Geonosis, e matar Jango Fett. Windu foi um general durante as guerra clônicas, e sempre guardou suspeitas sobre a índole do Chanceler Palpatine, e liderou o ataque contra o mesmo, assim que Anakin Skywalker revelou a verdade. Em um épico confronto, Mace derrota Palpatine, mas é traído por Anakin, que arranca sua mão, o condenando a morte pelos relâmpagos do Imperador.

Muitas teorias apontam que Mace não morreu após a batalha com Darth Sidius, mas, creio que o jedi realmente morreu.

 

7. Qui Gon Jin

Talvez esse seja o símbolo do ´´Jedi Perfeito´´. Qui Gon foi treinado pelo poderoso Conde Dookan, que ainda viria a se tornar Darth Tyranus. Ele tinha uma visão muito diferente em relação a força, indo muito contra as imposições do conselho jedi, sendo um jovem rebelde aos olhos deles, e por esse motivo, não recebeu o título de mestre.

Com Obi Wan como seu aprendiz, Qui Gon continuou agindo foram das regras do conselho, seguindo a vontade da força. O sábio jedi foi o único a realmente estudar a fundo a profecia do escolhido, tendo certeza que o centro dela, era Anakin Skywalker.

Mesmo com a resistência do conselho, o jedi insistiu, e iria treinar o garoto assim que Obi Wan se tornasse um cavaleiro jedi. Mas, o cavaleiro jedi acabou sendo morto durante o seu confronto com o Lorde Sith Darth Maul. Porém, em mais uma prova do seu extenso conhecimento e poder na força, Qui Gon conseguiu superar a morte, e retornar na forma de um fantasma da força. Qui Gon ensinou a técnica para Yoda e Obi Wan Kenobi.

 

6. Satele Shan

Outra personagem inteiramente Legends. Satele Shan é descendente de Revan e Bastile Shan, dois grandes guerreiros da ordem jedi, recebendo assim um grande dom com a força, além de herdar o talento em combate de Revan. O primeiro confronto de Satele, foi ao lado de seu mestre Cen Darach, quando confrontaram Darth Malgus e Darth Vindican. Shan consegue escapar, mas seu mestre acaba morto, e os sith reconquistam o planeta de Korriban.

Agora como mestre jedi, a garota tem a sua revanche contra Darth Malgus, na batalha de Alderaan. Shan derrota Malgus, derrubando uma montanha sobre o Lorde Sith. Após isso, Satele recebeu o título de Grã Mestre jedi, e continuou lutando contra o Império Sith, conseguindo finalmente prender Malgus.

 

5. Revan

Treinado por Treya, Revan se tornou o maior guerreiro que a galáxia já viu, descumprindo as regras da ordem jedi, e liderando um grupo de guerreiros jedi, para acabar com as guerras mandalorianas. Porém, Revan e seu companheiro Malak, acabaram sendo convertidos para o Lado Sombrio, pelo Imperador Vitiate, se tornando siths extremamente poderosos.

Revan foi traído por Malak, que destruiu sua nave. Por sorte, o sith sobreviveu e foi salvo pelos jedis, que resetaram suas memórias, o transformando em um nobre jedi novamente.

Ao lado da república, Revan lutou contra os sith, enquanto desenvolvia um relacionamento com a jedi que o salvou após a traição de Malak, Bastila Shan. Após derrotar Malak e a forja estelar, Revan teve uma vida consideravelmente tranquila, até começar a ter visões do seu passado, e principalmente, com o Imperador Vitiate. A partir desse momento, o jedi passou a cruzar a galáxia em busca de vingança, chegando a ter recaídas para o lado sombrio.

Ao encontrar Vitiate, Revan é novamente derrotado, e fica preso por milênios em forma de espirito, até ser finalmente libertado, se unindo a força, sendo convencido pelo lado luminoso que havia dentro dele.

 

4. Obi Wan Kenobi

Um dos mestres jedis mais sábios de todos os tempos, e um verdadeiro herói das Guerras Clônicas. Kenobi nasceu no planeta de Stewjon, e foi levado ainda criança aos jedi, mesmo não apresentando uma conexão muito forte com a força. Obi Wan foi treinado por Qui Gon, e mesmo admirando seu mestre, o jovem padawan questionava muitos dos atos dele.

Após conhecer o jovem Anakin Skywalker, Kenobi e seu mestre enfrentariam Darth Maul, que acabaria ceifando a vida de Qui Gon. Em uma épica duelo, Obi Wan parte Maul ao meio, sendo o primeiro jedi a derrotar um Lorde sith em mais de mil anos, e tendo que assumir o treinamento de Anakin. O recém nomeado cavaleiro jedi, treinou Skywalker com bastante rigidez, sofrendo muito com as questões emocionais do garoto.

Durante as Guerras Clônicas, Obi Wan e Anakin foram levados direto ao campo de batalha como generais, onde enfrentou praticamente de tudo, até mesmo Darth Maul, que havia sobrevivido através do mais puro ódio por Kenobi. Após a morte de Conde Dookan, o mestre jedi foi até Utapau matar o General Grievous, cumprindo a missão, porém simultaneamente a isso, seu aprendiz caiu para o lado sombrio, e Ordem 66 havia sido iniciada, colocando todos os clones contra ele. Obi Wan foi até Mustafar confrontar Anakin, derrotando-o e deixando para queimar as margens de Mustafar, e conseguindo realizar o parte de Padmé, salvando seus filhos. Com a fundação do Império, Kenobi levou o filho de Anakin, Luke, até Tatooine, onde passaria os próximos 19 anos de sua vida, com exceção a sua missão de resgate a Leia, onde chegou a enfrentar Darth Vader novamente.

Em ´´Uma Nova Esperança´´, o velho jedi inicia o treinamento de Luke, o acompanha na missão para resgatar Leia. Na Estrela da Morte, Kenobi se sacrifica durante um duelo com Darth Vader, permitindo que a Millenium Falcon escapasse. Como um fantasma da força, Obi Wan continuou ajudando Luke, até a sua vitória contra o Imperador.

 

3. Yoda

Para muitos, o maior jedi de todos os tempos. O velho mestre nasceu cerca de 900 anos antes da batalha de Yavin, sendo treinado pelo antigo mestre N´Kata Del Gormo, após cair por acidente em seu planeta, ao lado de um amigo. O velho mestre lhes revela que eles eram extremamente sensitivos a força, e inicia o seu treinamento. Essa parte da vida de Yoda, é bastante obscura, e pouco sabemos sobre o que aconteceu em seus primeiros passos como jedi.

Posteriormente, Yoda foi até Coruscant, onde completou seu treinamento, e aos cem anos, atingiu o título de mestre. Através dos anos, o grande mestre iria treinar os jedis mais talentosos da sua geração, como Mace Windu e Conde Dookan. Durante as guerra clônicas, Yoda assumiu o comando definitivo do conselho jedi. O grão mestre rompeu as regras, e atuou no conflito contra os separatistas, até a queda da ordem jedi, com a ordem 66 de Palpatine.

Com a destruição da ordem, o jedi se exila em Dagobah, onde ele treina Luke Skywalker, lhe ensinando o máximo possível sobre a força, em poucos dias. Em ´´O Retorno de Jedi´´, Yoda acaba sucumbindo a idade, e se une a força, usando a técnica que Qui Gon lhe ensinou, para retornar na forma de um fantasma da força. Através de seu espiríto, o velhinho continuou acompanhado Luke.

 

2. Anakin Skywalker

O escolhido da força, para trazer o equilíbrio. Anakin foi um escravo ao lado de sua mãe, no planeta Tatooine, até ser libertado e levado por Qui Gon e Obi Wan. Qui Gon percebeu um enorme poder no garoto, percebendo que ele poderia ser o escolhido, o levando até Coruscant, para que os jedis os avaliassem. Com a morte de Qui Gon, Obi Wan assumiu o treinamento de Skywalker, lhe tratando como um filho.

Com o início das guerras clônicas, a relação dos dois se fortaleceu muito, atuando lado a lado em diversos conflitos. Por baixo dos panos, o jovem jedi mantinha um relacionamento escondido com Padmé Amidala, o que seria o grande motivo da sua queda para as trevas. Anakin seria pai, e pesadelos assombravam a sua mente, com a morte de Padmé e seus filhos, e já bastante decepcionado com a ordem, Anakin cede as tentações de Palpatine, se tornando Darth Vader, e assassinando centenas de jedis. Em uma grande batalha, Obi Wan decepa os braços e pernas de Anakin, o deixando para queimar nos rios de lava de Mustafar. Skywalker é salvo por Sidius, que o prende em uma armadura com suporte de vida, pelo resto de seus dias.

Vader se tornou um agente do Imperador, matando e torturando milhares de pessoas, até que seu filho Luke aparece, e a faísca de bondade dentro do sith começa a reascender. Após uma batalha intensa com Luke, Vader é derrotado, e o Imperador passa a atacar seu filho, o que foi o empurrão necessário para Anakin venceu a sua luta interna, e destruir Vader de uma vez por todas, salvando seu filho, e depois, se entregando a força.

 

1. Luke Skywalker

O maior herói que a galáxia já viu. Luke foi escondido em Tatooine após a queda de seu pai para o lado sombrio, sendo criado por seus tios, até os seus 19 anos. Com a chegada dos droides RD-D2 e C3-PO, Luke entra em uma aventura ao lado do velho Ben Kenobi, para resgatar a princessa Leia, principalmente depois da morte de seus tios pelas mãos do império.

Skywalker inicia seu treinamento jedi ao lado de Obi Wan, e consegue resgatar Leia. Kenobi acaba sendo morto por Vader, mas a sua voz continuava na cabeça de Luke, o que lhe ajudou a destruir a Estrela da Morte.

Como um herói da aliança rebelde, Luke foi essencial em diversas batalhas, sendo um dos melhores pilotos da rebelião. Após a batalha de Hoth, Skywalker é guiado por Obi Wan até Dagobah, onde passa por um treinamento relâmpago, partindo para salvar seus amigos em Bespin e enfrentar Darth Vader. Vader humilha Luke, e revela que era seu pai, o convidando para se juntar a ele, coisa que o jovem nega.

Confuso e perdido, Luke retoma seu treinamento sozinho, se tornando extremamente poderoso, mas decidido a converter seu pai. O Cavaleiro jedi se entrega ao Império, e enfrenta seu pai na sala do trono do Imperador, e o derrota. Skywalker havia cedido a sua raiva para vencer Vader, mas consegue se recuperar e não cede aos desejos do Imperador, o confrontando. Desarmado, Luke é facilmente batido pelo vilão, mas seu pai o salva, em um ultimo ato heroico, morrendo no processo.

Com o fim do Império, Luke passa a reconstruir a ordem jedi. No cânone, Luke cede ao medo, e acaba deixando Ben Solo se tornar Kylo Ren, instaurando o terror na galáxia por anos. Depois de treinar Rey, o velho jedi se sacrifica, criando uma ilusão com a força para distrair Ren e a Primeira Ordem. Nos legends, o mestre jedi reconstrói sua ordem, e chega a confrontar um clone de Palpatine e um antigo sith, chamado Darth Krayt.












52 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page