top of page

Os 10 Maiores Personagens da Bíblia

Foto do escritor: Canal Cultura POPCanal Cultura POP

Atualizado: 28 de jul. de 2024

Fala nação, a alguns meses, fizemos uma lista com alguns dos melhores momentos de Jesus Cristo no bíblia, e após todo esse tempo, mais uma vez retornamos com o tema por aqui, com aquela que promete ser a maior produção do gênero por aqui! A bíblia, em suas mais de mil páginas de história, possui diversas pessoas, que relataram suas experiências com Deus e a fé, e tiveram sua importância na sua construção e expansão. Porém, existem aquelas pessoas que se destacaram nessa missão, e serão dessas dez pessoas que iremos falar hoje!

 

10. Adão e Eva

Para abrir a lista, nada mais justo do que o primeiro homem e a primeira mulher. Adão foi o primeiro ser humano a pisar na Terra, criado a imagem e semelhança de Deus, vivendo em meio aos outros animais criados pelo Criador.

Percebendo a solidão de sua criação, Deus lhe impôs um profundo sono, e arrancou-lhe uma costela, fazendo a partir dela, Eva, a primeira mulher e companheira de Adão. Eles viveram por muito tempo em paz e comunhão com Deus no belíssimo Jardim do Éden, recebendo tudo que precisavam dele, tendo apenas um único limite, jamais deveriam comer do fruto proibido.

Porém, Eva foi tentada pelo Diabo em forma de serpente, e enganada, comendo o fruto proibido e oferecendo-o a Adão, fazendo com que os dois traíssem a confiança de Deus.

Devido a sua desobediência, Deus lhes expulsou do Éden, condenados a conseguir seu sustento do suor dos seus rostos. Mesmo não sendo os melhores exemplos de fé e bons feitos, sem dúvida são personagens fundamentais para a história que a humanidade teria na Terra.

 

9. Salomão

A história do Rei Salomão é uma das mais conhecidas da Bíblia e é encontrada principalmente nos livros de 1 Reis, 2 Crônicas e nos escritos atribuídos a Salomão como Provérbios e Eclesiastes.

Salomão era filho de Davi, o rei de Israel, e de Bate-Seba. Após a morte de Davi, Salomão foi ungido como rei, sucedendo seu pai.

Salomão é famoso por sua sabedoria excepcional, concedida por Deus. Um episódio notável é quando dois mulheres disputaram a maternidade de uma criança. Salomão sugeriu cortar o bebê ao meio para resolver o impasse, revelando assim quem era a verdadeira mãe, pois a verdadeira mãe preferiu abrir mão de seu direito em vez de ver seu filho morrer.

Sob o reinado de Salomão, o Templo de Jerusalém foi construído. Este templo se tornou o centro espiritual e religioso do povo de Israel.

Durante seu reinado, Israel experimentou um período de paz e prosperidade. Salomão era conhecido por sua riqueza e por suas alianças com outras nações, incluindo o Egito.

Salomão era conhecido internacionalmente por sua sabedoria e sua riqueza. Ele era famoso por suas relações comerciais e por projetos de construção monumental, como o Templo de Jerusalém e o Palácio de Salomão.

Apesar de sua sabedoria, Salomão eventualmente se desviou da fé de seus pais. Ele se envolveu em casamentos com mulheres estrangeiras que trouxeram seus próprios deuses, o que desagradou a Deus.

 

8. José

Uma escolha que talvez possa surpreender alguns, mas, na minha opinião e na de alguns dos nossos consultores, mesmo com sua participação curta, José foi de extrema importância na criação de Jesus, assim como na construção do modelo da família bíblica.

Descendente de Davi, José era um simples carpinteiro, profissão que ensinou a Jesus futuramente. Ele demonstrou uma grande fé, quando acreditou em Maria quando disse que estava grávida do filho de Deus, e que ele poderia casar-se com ela sem medo de ter sido traído. Por diversas vezes, José protegeu Maria e seu filho, como quando lhes retirou do Egito durante o massacre de Herodes contra as crianças da região.

Sua importância é tamanha, que em certas igrejas, como a católica, recebeu o título incontestável de Santo.

 

7. Pedro

Pedro era inicialmente um pescador junto com seu irmão André, no Mar da Galileia. Jesus os chamou para segui-lo, prometendo torná-los pescadores de homens (Mateus 4:18-20, Marcos 1:16-18). Pedro, André, Tiago e João foram os primeiros discípulos a serem chamados por Jesus.

Pedro se destacou entre os apóstolos como líder e porta-voz do grupo. Ele muitas vezes foi quem fez perguntas em nome dos outros discípulos e expressou sua fé e confiança em Jesus de maneira intensa.

 Pedro também é conhecido por sua impulsividade e momentos de fraqueza. Ele tentou andar sobre a água em direção a Jesus, mas começou a afundar por causa de sua falta de fé (Mateus 14:28-31). Durante a prisão de Jesus, Pedro negou conhecê-lo três vezes, conforme predito por Jesus antes que o galo cantasse (Mateus 26:69-75).

Pedro desempenhou um papel crucial na pregação do Evangelho após a ascensão de Jesus. Ele foi um dos líderes proeminentes da igreja primitiva em Jerusalém e desempenhou um papel decisivo no Concílio de Jerusalém, que determinou as diretrizes para a inclusão dos gentios na comunidade cristã (Atos 15).

 Segundo a tradição cristã, Pedro foi martirizado em Roma durante o reinado do imperador Nero, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se considerar digno de morrer da mesma maneira que seu Senhor Jesus Cristo.

 

6. Paulo

Paulo, originalmente chamado Saulo, nasceu em Tarso, e era um fariseu zeloso e perseguidor dos primeiros seguidores de Jesus. Ele estava presente e consentiu na morte de Estêvão, o primeiro mártir cristão. Sua vida mudou radicalmente quando, a caminho de Damasco para perseguir os cristãos, ele teve uma visão de Jesus ressurreto, que o chamou para ser seu apóstolo.

 Após sua conversão, Paulo dedicou sua vida à pregação do Evangelho. Ele realizou três grandes viagens missionárias pelo mundo greco-romano, estabelecendo comunidades cristãs e escrevendo muitas das Epístolas do Novo Testamento.

Paulo enfrentou várias prisões por sua fé e por pregar o Evangelho. Ele foi preso em Jerusalém, Cesareia e finalmente em Roma, onde escreveu suas últimas cartas antes de ser martirizado durante a perseguição de Nero.

 

5. Davi

Davi nasceu em Belém como filho mais novo de Jessé, e inicialmente era um pastor de ovelhas. Ele foi escolhido por Deus para se tornar rei de Israel, sucedendo Saul. Davi ganhou fama ao derrotar o gigante filisteu Golias com uma funda e uma pedra, demonstrando sua coragem e fé em Deus.

Davi serviu a Saul como músico e soldado, mas a relação entre eles se deteriorou devido à inveja de Saul pela popularidade e sucesso de Davi.  Saul tentou matar Davi várias vezes, forçando-o a se esconder e viver como fugitivo durante muitos anos, apesar de Davi ter várias oportunidades de matar Saul e ascender ao trono, ele se recusou a fazê-lo por respeito à posição de Saul como ungido de Deus.

Após a morte de Saul e de seu filho Jônatas, Davi finalmente foi coroado rei de Judá, e depois de todo o Israel. Ele estabeleceu Jerusalém como a capital e trouxe a Arca da Aliança para a cidade. Apesar de ser lembrado como um rei justo e corajoso, cometeu erros graves, incluindo adultério com Bate-Seba e envolvimento no assassinato de seu marido, Urias, o heteu.

 

4. Moisés e Abraão

Mesmo sendo de períodos distintos, fomos obrigados a junta-los para possibilitar a entrada de todos os nomes mais relevantes.

Moisés nasceu no Egito, sendo criado pela filha do Faraó, já que sua mãe não poderia cria-lo, devido a uma lei existente na época. Adulto, Moisés foi responsável por guiar o povo de Israel rumo a Terra Prometida por Deus, com uma fé tamanha, que foi capaz de através do poder de Deus, abrir caminho pelo mar vermelho. Também foi ele a subir o Monte Sinai, para obter a tábua com os Dez Mandamentos, a lei máxima de Deus. Infelizmente, ele morreu antes de chegar a Terra prometida, mas graças a ele, seu povo pode alcançar o objetivo.

Deus fez uma aliança com Abraão, prometendo-lhe que ele se tornaria uma grande nação, que sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu, e que através dele todas as nações seriam abençoadas. Claro que sua trajetória não foi totalmente livre de erros, já que ao não confiar em Deus para lhe conceder um filho com sua esposa Sara, ele se envolveu com Hagar, dando assim origem a Ismael, algo que não era da vontade do Senhor.

Porém, futuramente seu desejo foi concedido, e ele e Sara tiveram Isaque, ao qual envolveu a maior provação de Abraão, quando Deus pediu que o homem lhe oferecesse em sacrifício, algo que ele se mostrou capaz de fazer, mas o próprio Deus o impediu.

 

3. João Batista

 João nasceu de Isabel e Zacarias, um sacerdote do templo, em resposta a uma promessa divina após anos de esterilidade de sua mãe. Seu nascimento foi anunciado pelo anjo Gabriel, assim como Jesus seria posteriormente.

João se tornou conhecido por seu batismo simbólico nas águas do rio Jordão, chamando as pessoas ao arrependimento. Ele batizou Jesus, que veio a ele para ser batizado.

 João enfrentou a oposição das autoridades religiosas e políticas de seu tempo, especialmente o Rei Herodes , que eventualmente o prendeu por criticar seu casamento com Herodias, a esposa de seu irmão.  João foi executado por ordem do rei, durante uma festa em seu palácio, onde Salomé, filha de Herodias, dançou e pediu a cabeça de João como recompensa. Herodes, relutantemente, concedeu seu pedido e João foi decapitado. Mesmo na morte, João foi lembrado por Jesus Cristo, como o maior profeta que já existiu.

 

2. Maria

Maria nasceu em Nazaré, na Galileia, sendo descendente do rei Davi. Ela era filha de Joaquim e Ana, e desde jovem foi consagrada a Deus.

Maria recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, que anunciou que ela seria a mãe do Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo. Ela aceitou humildemente este chamado divino. Maria deu à luz a Jesus em Belém. Mesmo batendo em todas hospedarias, ninguém ofereceu abrigo a ela e seu marido, e por isso, ela deu a luz ao filho de Deus em uma simples manjedoura, envolta por animais. Ela estava presente durante os primeiros milagres de Jesus, como na transformação da água em vinho, e apoiou seu filho em toda sua jornada.

Maria acompanhou Jesus em sua jornada pública, incluindo sua crucificação e ressurreição. Ela foi testemunha da morte de Jesus na cruz e foi consolada por Ele enquanto pendia da cruz.

Na crença Católica, sua morte veio quando em um Domingo, Jesus desceu dos seus cercado por anjos, e acolheu a alma de sua mãe para junto de si, em um fim leve para sua vida terrena.

 

1. Jesus Cristo

E na primeira posição, não temos novidade alguma! Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes, o Grande. Seu nascimento foi profetizado e anunciado por anjos a pastores locais. Ele veio ao mundo de forma humilde, sendo colocado em uma manjedoura.

Jesus cresceu em Nazaré, uma pequena cidade na Galileia, onde seu pai adotivo, José, era carpinteiro. Ele era conhecido por sua sabedoria desde jovem e foi submetido às práticas religiosas judaicas, frequentando a sinagoga local.

Aos cerca de 30 anos, Jesus iniciou seu ministério público, sendo batizado por João Batista no rio Jordão. Jesus viajou por toda a região da Galileia ensinando sobre o Reino de Deus, proclamando o arrependimento e realizando milagres como curas, como os dez leprosos e o cego em Jericó, expulsões de demônios, multiplicação de alimentos e até mesmo ressurreição de mortos, como no caso de seu amigo Lázaro e sua filha.

 Jesus foi crucificado em Jerusalém durante o governo de Pôncio Pilatos, sob a acusação de blasfêmia e sedição. Ele morreu na cruz, pagando assim, pelos pecados cometidos pela humanidade desde Adão e Eva, mesmo sendo puro e livre do pecado, ele se expôs a pior tortura possível, apenas por amor a humanidade.

Três dias depois, conforme profetizado, ressuscitou dos mortos, aparecendo a seus discípulos e a muitos outros durante um período de 40 dias antes de ascender ao céu. Em sua subida, ele prometeu retornar, para enfim instaurar o Reino de Deus sobre a Terra, e pôr fim a morte e ao pecado.





31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page