Sem dúvida uma das listas mais polêmicas da história. Em nosso canal, fizemos essa mesma lista a quase dois anos atrás, então, muito coisa mudou, inclusive a posição de alguns times. Para ordena-los, vamos utilizar os critérios como títulos, tradição, torcida e etc, baseado unicamente nos títulos oficiais de todas as equipes citadas.
10. Vasco da Gama
Criado em 1898 para competições de Remo, o Vasco se moldou ao longo dos anos, como um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, sendo lar de vários dos maiores craques do nosso futebol, como Romário, Juninho Pernambucano, Edmundo e seu maior ídolo, Roberto Dinamite, um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro.
Entre suas conquistas, podemos citar seus 4 títulos brasileiros, a copa do Brasil de 2011 e a Libertadores de 1998. No Rio de Janeiro, o Vasco conta com 24 títulos cariocas.
Mesmo com tantas glórias, o Vasco foi vítima da corrupção interna do clube, que lhe conduziu a várias crises nos anos 2000 e 2010, resultando em uma equipe que até então nunca havia sido rebaixada, jogando a série B quatro vezes, sendo motivo de chacota para seus rivais cariocas, e abalando a história do clube.
Falando em rivais, o Vasco construiu diversas rivalidade dentro e fora do Rio de Janeiro, porém, seu maior rival é claramente o Flamengo, formando o conhecido ´´Clássico dos Milhões´´, reunindo as duas maiores torcidas do Rio de Janeiro.
9. Atlético Mineiro
O Atlético Mineiro, também conhecido como Galo, foi fundado em 1908 por um grupo de jovens que frequentavam a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O clube começou a se destacar nos anos 1930, conquistando o tricampeonato estadual em 1931, 1932 e 1933. Nos anos 1950, o Atlético Mineiro viveu uma de suas melhores fases, conquistando três campeonatos mineiros e dois torneios nacionais. Em Minas Gerais, o Atlético lidera as conquistas com 48 conquistas.
Na década de 1970, o Galo foi campeão brasileiro em 1971 e chegou à final da Copa Libertadores da América em 1972, sendo derrotado pelo Independiente, da Argentina. Nos anos 1980, o clube passou por uma crise financeira, mas conseguiu se recuperar e conquistou o título do Campeonato Brasileiro em 1991.
Nos anos 2000, o Atlético Mineiro viveu altos e baixos, mas teve um grande momento em 2013, quando conquistou a Copa Libertadores da América e ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Desde então, o clube tem tido bons desempenhos em competições nacionais e internacionais, sendo campeão da Copa do Brasil em 2014 e da Copa Sul-Americana em 2021.
Seu maior rival, é o Cruzeiro, ao qual ele leva uma grande vantagem em confrontos diretos, porém, não se equipara em títulos. Em questão de ídolos, existem dois que merecer sem citados. Um deles é o lendário Ronaldinho Gaúcho, que jogou apenas duas temporadas no Galo, mas trouxe o maior título da história do clube, a Libertadores de 2013. O outro é Reinaldo, craque da equipe nos anos 1980, e um dos maiores ídolos da torcida mineira.
8. Internacional
Fundado em 1909 no Rio Grande do Sul, o Inter foi responsável por quebrar diversos padrões na época, rejeitando o racismo, e permitindo que negros atuassem em sua equipe, algo que mudou os parâmetros do futebol brasileiro. Em seu estado, o clube é soberano com 45 títulos estaduais, estando um pouco a frente do rival, Grêmio, com 42.
Entre seus títulos temos, duas libertadores, um mundial, uma copa do Brasil e três brasileiros, sendo a edição de 1979, conquistada da maneira invicta, encerrando uma década mágica do time gaúcho. O ponto mais baixo da sua história, foi seu rebaixamento em 2016, onde durante toda a campanha, os dirigentes agiam de maneira arrogante, dando como impossível o rebaixamento do Internacional, algo que eles sentiram na pele. Logo no ano seguinte, o Inter voltou ao seu lugar na elite do país, e se tornou rapidamente uma equipe competitiva, com dois vices do campeonato brasileiro e um da copa do Brasil, fazendo grandes campanhas, mas sempre batendo na trave.
O clássico Grenal talvez seja o mais brigada do país, com uma rivalidade incomparável entre as duas torcidas. O inter venceu o Grêmio em 160 oportunidades, e o Grêmio em 141, mesmo com a má fase recente, o Inter tem ampla vantagem sobre o rival tricolor.
Entre seus muito ídolos, podemos destacar Andrés D´Alessandro, argentino que jogou 517 jogos com a camisa colorada. E Fernandão, considerado por muitos o maior jogador da história do clube, a autor do gol do título da Libertadores de 2006, perante o São Paulo.
7. Cruzeiro
O Cruzeiro foi fundado em 1921 em Belo Horizonte, Minas Gerais. O clube é considerado um dos principais times de futebol do estado e do país, tendo conquistado diversos títulos nacionais e internacionais ao longo de sua história.
Entre suas principais conquistas estão a conquista da Copa Libertadores da América em duas ocasiões, em 1976 e 1997, e da Copa do Brasil em seis edições, sendo o maior campeão da competição atualmente.
Além disso, o Cruzeiro é o segundo maior vencedor da história do Campeonato Mineiro, com 38 títulos estaduais conquistados.
Entretanto, nos últimos anos o clube enfrentou uma crise financeira e administrativa, o que culminou em seu rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2019. Foram anos dificeis pro Cruzeiro, que bateu as portas da falência e da série C em vários momentos, mas graças ao investimento salvador de Ronaldo Fenômeno, jogador que fez história no clube, a equipe azul deu a volta por cima, conquistou a série B de maneira incontestável, e hoje é uma equipe de elite novamente.
Já citamos a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético anteriormente. Mesmo com mais derrotas do que vitórias diante do Galo, o Cruzeiro se sustente nas diversas conquistas, para se sobressair ao rival, sendo amplamente considerado o maior time de Minas Gerais.
6. Corinthians
O Corinthians foi fundado em 1910 por um grupo de operários em São Paulo. O seu primeiro título foi o Campeonato Paulista de 1914, e desde então o clube tornou-se um dos mais tradicionais do Brasil. O Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro sete vezes, a Copa Libertadores duas vezes e o Mundial de Clubes da FIFA em 2000 e 2012. Além disso, o clube é conhecido por sua torcida apaixonada e fiel, que o apelidou de "Timão". A história do Corinthians é marcada por momentos de glória, como a conquista do primeiro Brasileirão em 1990 e momentos de superação, como a queda para a segunda divisão em 2007 e o retorno à elite em 2008.
Em São Paulo, o Corinthians nutre um forte rivalidade com Palmeiras e São Paulo. Corinthians e Palmeiras é um clássico que vai muito além das quatro linhas, se tratando de uma luta também política, entre operários e burgueses, pelo menos em seus primórdios. A rivalidade chega a causar diversas brigas entre torcidas organizadas de ambas as equipes, dividindo a cidade por completo, algo que também ocorre em relação ao São Paulo, mas em menor escala.
O Timão possui diversos astros em sua história, mas o maior deles provavelmente é um que ainda atua no Corinthians, o goleiro Cássio. Cássio esteve presente nas duas maiores conquistas do time, a Libertadores e o Mundial de 2012, além de 3 brasileiros e 4 campeonatos paulista, e em todas as conquistas, realizando grandes defesas e sendo uma das lideranças da equipe.
5. Grêmio
O Grêmio foi fundado em 1903, em Porto Alegre, RS, por um grupo de amigos apaixonados por futebol. Durante seu primeiro ano de existência, o clube realizou apenas jogos amistosos contra outras equipes locais.
Nos anos seguintes, o Grêmio se consolidou como uma das grandes equipes do futebol gaúcho e brasileiro, conquistando títulos importantes, como o Campeonato Gaúcho em 42 oportunidades, a Copa do Brasil 5 vezes, a Libertadores da América três vezes e o Campeonato Mundial Interclubes, em 1983.
O Grêmio conheceu a série B em três oportunidades, sendo a últimas delas em 2021, em um rebaixamento que muitos consideram inexplicável, pois o time possuía um grande elenco e ótimas condições financeiras, mas nem isso evitou a sua queda vexatória.
Como antes citado, o clássico Grenal é moldado em cima da maior rivalidade entre duas torcidas em nosso país, e mesmo com desvantagem em confrontos diretos, o Grêmio vem levando vantagem sobre o Inter nos últimos confrontos, e possui mais libertadores e copas do Brasil que seu rival, algo que da aos torcedores munição para zoação.
O maior ídolo do Grêmio, é o seu atual treinador, Renato Gaúcho, multicampeão pelo tricolor gaúcho, dentro e fora do campo.
4. Palmeiras
O Palmeiras é um dos times de futebol mais tradicionais do Brasil, fundado em 1914 por imigrantes italianos. O clube já conquistou diversos títulos, entre eles, 11 campeonatos brasileiros (sendo o atual campeão), 4 Copas do Brasil e 3 Copas Libertadores da América, sendo a equipe mais tradicional do nosso país nessa competição.
Os pontos fracos do Verdão em comparação aos três primeiros, se baseia em seus dois rebaixamentos e a sua não conquista do mundial de clubes, chegando a ser vice em duas oportunidades, diante de Manchester United e Chelsea.
Seu maior rival é sem dúvida o Corinthians, ao qual o alviverde leva vantagem com 134 vitórias contra 129 do alvinegro. O Palmeiras teve como sua maior vitória diante do rival, as marcantes quartas da Libertadores, onde nos pênaltis, o Palmeiras despachou seu rival.
O maior ídolo do time, é Ademir da Guia, meia que atuou 15 anos no clube, conquistando 5 campeonato brasileiros.
3. Flamengo
O Flamengo é um clube de futebol brasileiro fundado em 1895 na cidade do Rio de Janeiro. É considerado um dos times mais populares e bem sucedidos do país. O clube conquistou diversos títulos nacionais e internacionais ao longo de sua história, incluindo a Taça Libertadores da América em três oportunidades e o Campeonato Mundial Interclubes em 1981, além de 7 campeonatos brasileiros e 4 copas do Brasil. O Flamengo também é conhecido por ter uma grande torcida, que é considerada a maior do mundo.
Entre seus rivais, temos Fluminense e Vasco em solo carioca, e Palmeiras e Corinthians em São Paulo. Devido ao desnível do futebol do Rio, o Flamengo passou a rivalizar com os grandes de São Paulo, em especial o Palmeiras, com quem vem disputando o protagonismo do futebol brasileiro atualmente. Porém, historicamente, a maior rivalidade do Rubro Negro é com o Vasco da Gama, formando o clássico do milhões.
Entre os vários ídolos do clube, podemos destacar Gabigol e Zico, dois jogadores que protagonizaram as melhores fases do Flamengo em sua história.
2. São Paulo
O São Paulo Futebol Clube é um clube de futebol fundado em 1930 na cidade de São Paulo, Brasil. É um dos times mais tradicionais e bem sucedidos do país, tendo conquistado diversos títulos ao longo de sua história, incluindo seis Campeonatos Brasileiros, três Copas Libertadores da América, duas Copas Intercontinentais, uma Supercopa da Libertadores e uma Recopa Sul-Americana. O São Paulo também é conhecido por sua estrutura de gestão profissional, que foi pioneira no futebol brasileiro na década de 90.
Seu maior rival sem dúvida é o Corinthians, com jogos sempre pegados, principalmente entre as torcidas.
O clube tem diversos ídolos, todos multicampeões pelo clube, mas a disputa para mim ficaria entre Raí e Rogério Ceni. Raí foi bicampeão da Libertadores e também mundial pelo São Paulo, marcando gols decisivos em todas essas conquistas. Por outro, Rogério também foi campeão mundial, além de contar com três títulos brasileiros, e o recorde de goleiro com mais gols na história, com 131 gols, todos pelo São Paulo. Além disso, Ceni também treinou o tricolor paulista em duas oportunidades, mas ambas as passagens resultaram em fracasso.
1. Santo
O Santos Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro fundado em 1912 na cidade de Santos, São Paulo. É conhecido por ter revelado grandes jogadores como Pelé, considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos. Ao longo de sua história, o Santos conquistou diversos títulos nacionais e internacionais, incluindo oito Campeonatos Brasileiros, três Copas Libertadores da América e duas Copas Intercontinentais. O clube também é conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e habilidoso, que ficou conhecido como "futebol arte".
O Santos não tem boas lembranças quando o assunto é clássico, tendo desvantagem diante de todos os três grandes rivais de São Paulo, inclusive o maior deles, o Corinthians.
O Santos tem uma imensa galeria de grandes jogadores em sua história, como Neymar, Ganso, Coutinho e o maior deles, Pelé, que trouxe ao Santos 6 brasileiros, 2 libertadores e 2 mundiais, fazendo da equipe da vila, o melhor time do mundo por muitos anos, e para mim até hoje, o maior time do Brasil.
cade o paysand?