top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Os 10 Maiores Vilões da DC

Atualizado: 3 de out.

A DC Comics possui uma das melhores galerias de vilões da cultura pop, com vários dos maiores vilões do cinema. Na lista de hoje, vamos conhecer alguns desses grandes personagens.

 

Flash Reverso

Um dos vilões mais populares da DC nos últimos anos, e o arqui inimigo de Flash. Eobard Twane foi um fã do Flash, que chegou até mesmo a se conversar com seu grande herói, porém, Flash percebeu que Twane estava causando crimes para que ele tivesse que agir. Sabendo disso, Flash o prendeu, o que ao invés de ajuda-lo, o afundou em uma psicopatia intensa, e alimentou um ódio infinito pelo Flash, tendo como seu único motivo de viver, acabar com o velocista.

Com uma máquina do tempo, ele consegue vestígios da força de aceleração no traje do Flash, e se torna veloz como ele, e assim, passa a viajar no tempo, causando tragédias na vida do Flash.

Seu feito mais marcante, foi matar Nora Allen, mãe de Barry, e ocasionar a prisão de seu pai, acabando com a infância do garoto.

Além de super inteligente, Flash Reverso possui grandes poderes assim como Flash, podendo voltar no tempo, se tornar intangível e aplicar socos com uma massa absurda, batendo de frente com os pesos pesados da Liga da Justiça.

 

Bane

Um dos vilões mais jovens do Batman. Bane surgiu em 1992, durante o arco ´´A Queda do Morcego´´. Uma saga criada durante uma baixa nas vendas dos quadrinhos de super herói, forçando a editora a mudar drasticamente as histórias, criando histórias como A Morte de Superman, e junto a isso, a queda de Batman, pelas mãos de um vilão que faria história nos quadrinhos do herói.

Bane nasceu na prisão de Penã Dura, em Santa Prisca. Desde criança, o vilão já demonstrava uma força e inteligência impressionantes, além de uma grande habilidade em combate, o que fez com que desde criança, ele fosse temido pelos outros detentos. Isso fez com que os diretores do presidio, usassem Bane como cobaia de um novo composto químico, chamado Veneno. O Veneno aumentava a níveis alarmantes a força física do usuário. Diferente de todas as outras cobaias, Bane consegue sobreviver, mas se finge de morto, para conseguir escapar da prisão.

Em seguida, o vilão foi até Gotham City, confrontar o Batman, movido por uma visão demoníaca de um morcego, que assolava sua mente durante o seu tempo preso, o que lhe gerou um desejo de supera-lo, e tomar posse de Gotham. O vilão traça um plano bastante inteligente, libertar todos os vilões do morcego, para faze-lo lutar todos os dias, sem parar. Bane também descobre a identidade secreta do herói. E quando o momento chega, o vilão invade a Mansão Wayne, para confrontar o herói. Com Batman extremamente cansado, Bane leva vantagem, e espanca o Cavaleiro das Trevas, chegando a quebrar sua coluna, e deixa-lo paraplégico. Além disso, Bane também enfrenta o vilão Crocodilo, e o vence com facilidade, quebrando as mãos do mutante.

Com Bruce Wayne fora, Azrael assume o manto de Batman, e derrota o bombado, cortando os tubos de veneno do vilão, o enfraquecendo. Bane ficou a beira da morte, mas o novo Batman se recusou a finaliza-lo.

Bane teve duas versões para o cinema. Uma na sessão de tortura chamada Batman e Robin, em 1997. E outra em 2012, no filme ´´Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge´´.

 

Darkseid

Darkseid é um dos seres mais antigos do universo DC, sendo um verdadeiro símbolo de maldade e tirania. Ele governa o planeta de Apokolips, cercado das criaturas mais monstruosas do universo, os parademônios, formas de vida que após um processo de transformação, recebem um novo corpo e mente, servindo apenas a Darkseid.

O grande sonho do tirano, é conquistar a Terra, e dela, extrair a equação antivida, e com ela, conquistar o universo. A única barreira para seu plano se cumprir, é a Liga da Justiça, que impediu o vilão várias vezes.

Darkseid é um adversário a nível de toda a Liga da Justiça, conseguindo derrotar Superman em várias situações, e até mesmo matar o Batman. Ele foi capaz de conquistar a aniquilar diversos planetas, com o auxílio de seus lacaios, como Lobo da Estepe e Kalibak.

 

Charada

Criado em 1948, em Detective Comics #144. O Charada se tornou um dos vilões mais simbólicos do Batman, ficando atrás apenas do palhaço do crime (Que todos sabiam que iria ser o primeiro colocado).

Edward Nygma (que futuramente teria seu nome trocado para Edward Nashton), teve uma infância traumática ao lado de seu pai. E como distração dessa vida triste, Edward gostava de resolver quebra cabeças, e outros tipos de desafios mentais. Já que desde cedo, demonstrava um intelecto a nível de gênio.

Ainda na escola, Edward ganhou diversos desafios de inteligência. Na intenção de impressionar seu pai. Porém, o homem não aceitava o sucesso de seu filho, o acusando de trapaça.

Na fase adulta, Nygma começou a aplicar pequenos golpes em algumas pessoas, roubando pequenas quantias em dinheiro, mas a megalomania do vilão, não o permitiria ficar assim por muito tempo. E logo (Já sobre o codinome de Charada) , ele decidiu desafiar o Batman, a jogar um de seus jogos.

O herói saí vitorioso, e o Charada acaba preso. Com seu ego ferido, o Charada jurou que iria derrotar o herói intelectualmente, para se provar melhor que ele. A qualquer custo. O que transformou o vilão em um verdadeiro louco.

O Charada já teve duas aparições nos cinemas. Uma em 1995, vivida pelo comediante Jim Carrey, no deprimente filme Batman Eternamente. E por ultimo, no filme The Batman. Onde o vilão foi inspirado no assassino em série, Zodíaco, matando e deixando pistas para o Batman e a policia.

Para muitos, o Charada deveria ser o maior vilão do Batman, por ser um adversário que desafia o intelecto e a capacidade investigativa do morcego, ao invés de seus músculos, porém, esse trabalho acabou ficando com o Coringa.

 

Duas Caras

Outro vilão lendário do Batman, Harvey Dent criado em 1942, na revista Dectetive Comics #66.

Harvey era um honesto promotor publico de Gotham, e trabalhava junto com Batman e a policia de Gotham no combate ao crime. Mas após ter seu rosto atingido por ácido, durante o julgamento de Carmine Falcone, Harvey fica gravemente ferido, tendo uma parte do seu rosto completamente queimada pelo ácido. Mas principalmente, a mente de Dent havia sido muito atingida, assumindo um vicio pela dualidade e o acaso, e deixando de confiar na justiça.

Em algumas histórias, Harvey Dent chega a ser recuperado, mas sempre volta para a vida do crime.

Durante a Era da Censura entre as décadas de 1950 e 1970, o notório assassino sumiu completamente das HQs, pois seu visual deformado, era considerado muito perturbador para os jovens da época, tendo retornado somente no final dos anos 1970.

Nos cinemas, o vilão das duas faces, apareceu duas vezes, a primeira em 1995, em Batman Eternamente. E a lendária interpretação feita por Aaron Eckchart, na obra prima, Batman: O Cavaleiro das Trevas.

 

Brainiac

Um dos seres mais sábios do universo DC. Brainiac vaga pelo universo, destruindo planetas e extraindo o seu conhecimento, um deles, foi Kripton, planeta natal do Superman. Seu novo alvo, era a terra, encolhendo cidades e as adicionando a sua coleção, assim como fez com Argo City e Kandor, duas cidades de Kripton. Outro desejo dele, era capturar Superman e usa-lo em experimentos.

Brainiac foi criado em 1958, e jamais apareceu nos cinemas, mesmo já tendo sido ventilado diversas vezes. Seu destaque, foi em Injustice 2, onde a sua ameaça foi tão grande, que forçou Batman a libertar Superman da cadeia, para que pudesse derrota-lo. A maior arma do vilão, é a sua nave, que é conectada diretamente ao seu cérebro.

 

Espantalho

Um dos vilões mais assustadores do Cavaleiro das Trevas. O Espantalho se utiliza do gás do medo, uma substancia que faz com que a mente das pessoas, gerem alucinações com seus maiores medos, para cometer crimes e combater o Batman.

Jonathan Crane teve uma infância bastante traumática, sofrendo abusos de sua bisavó, que havia adotado o garoto, depois que sua mãe o abandonou. Nas mãos de sua sua Bisavó, Crane sofreu todo o tipo de abuso físico e mental, e na escola, era zombado e agredido por seus colegas, devido a sua aparência magra, e suas roupas velhas e sujas.

A infância de Crane foi cheia de dor e medo, o fazendo ficar fascinado por esses sentimentos, percebendo o quanto eles afetavam as pessoas, e decidiu usar esse poder ao seu favor.

Com isso, Crane passa a estudar a fundo as áreas de química e psicologia, chegando a se tornar professor em uma faculdade. Porém, devido a seus experimentos bizarros, e métodos arriscados de ensino, Jonathan acaba sendo demitido.

Após isso, Jonathan desenvolveu seu gás do medo, e entrou de vez na vida criminosa, se tornando um dos maiores vilões do Cavaleiro das Trevas.

O vilão teve presença constante nos filmes de Christopher Nolan, e é um dos principais vilões da saga Batman Arkham.

 

Apocalypse

Apocalypse foi uma cobaia de cientista kriptonianos, que largaram um simples bebê em um planeta recheado de monstros, que dia após dia, matavam a criança, mas eles a ressuscitavam e jogavam de volta para o desafio. Após anos vivendo assim, aquele ser havia se transformado em uma besta completa, e totalmente adaptada a todo o tipo de adversidade, se tornando a máquina de combate perfeita, que finalmente conseguiu escapar daquele planeta, e massacrar os cientistas.

Um herói chamado Radiante conseguiu conter a fera, e a aprisionou, a deixando a deriva no espaço. Ele acaba colidindo com a terra, e ficando preso no subsolo por vários anos. Quando ele se solta, começa a destruir tudo e todos que vê pela frente, varrendo até mesmo a Liga da Justiça, com apenas um homem sendo capaz de detê-lo, o Superman. Em um duelo que derrubou Metropolis quase inteira, Superman e Apocalypse morrem, só que nem mesmo a morte seria capaz de encerrar essa rivalidade.

Ambos são trazidos de volta a vida, e Superman vai a caça do seu algoz, em Apocolips, onde o mesmo havia espancado Darkseid. Percebendo que confronta-lo diretamente era suicídio, Superman o aprisiona em uma dimensão alternativa, onde não poderia ferir mais ninguém.

Apocalypse foi o destaque do arco ´´A Morte de Superman´´, sendo um vilão imponente e assustador, mostrando que nem mesmo o Homem de Aço, conseguia supera-lo.

 

Lex Luthor

O grande inimigo do Superman, é presença garantida entre os maiores vilões dos quadrinhos, e também do cinema. Sua primeira aparição ocorreu logo no primeiro filme do Homem de Aço em 1978, onde foi interpretado por Gene Hackman.

Luthor é um gênio do crime, que após começar a ser frustrado por Superman, passou a ter um ódio gigante pelo herói, e passou a ter como seu único objetivo, destruir o Homem de Aço, para amaciar seu próprio ego.

Lex não possui poderes, e sim uma grande inteligência e uma grande conta bancária, criando armadilhas e monstros para matar Superman. Sua mente criminosa não é age apenas contra o kriptoniano, já que Luthor esteve no caminho do Batman em algumas ocasiões, sendo um dos maiores vilões da DC, assumindo a liderança de grandes grupos de vilões, como a Legião do Mal.

Luthor tem uma grande divisão em sua personalidade nos quadrinhos. Dos anos 1940 ate 1980, ele era escrito como um cientista louco, fissurado em criar algo que destruísse o Superman, sendo ele, responsável direto da criação de vilões importantes do universo do Homem de Aço, como Parasita e Bizarro. Já nos 1980 até hoje, Luthor se tornou um magnata megalomaníaco, louco por atenção, que ao ser ofuscado pelo Superman, se viu na necessidade de supera-lo.

 

Coringa

O Palhaço do Crime, sem dúvida é o maior vilão da história dos quadrinhos, e não poderia ficar de fora dessa lista. Criada logo na primeira edição da revista Batman, em 1940, o Coringa se consagrou como um notório assassino, que fazia o Batman atingir o seu limite físico e mental, e quase cruzar a linha entre matar e não matar.

Coringa tem uma relação de amor e ódio com o Cavaleiro das Trevas, cometendo crimes na intenção de chamar a atenção do Homem Morcego, e como foi mostrado nos quadrinhos em que Batman morre ou se aposente, o palhaço fica totalmente sem rumo, a interrompe sua vida de crimes. Em Cavaleiro das Trevas, o Príncipe do Crime fica em uma espécie de coma, sem falar ou se mover, até o Batman voltar a ativa, pois sem o herói, o vilão não tem motivos para viver.

Ele foi capaz das maiores atrocidades possíveis, como aleijar a Batgirl, espancar Robin até a morte, e destruir Metropolis junto a Lois Lane, deixando Superman completamente louco, o transformando em um vilão tão doentio quanto o próprio Coringa.

O Coringa é um personagem bastante importante para a história do cinema, tendo ganho dois prêmios Oscar. Um Oscar postulante, de melhor ator coadjuvante, para o lendário Heath Ledger, e o Oscar de melhor ator, para Joaquin Phoenix. Além desses, o grande ator Jack Nicholson, também teve o desafio de incorporar o personagem, e fez isso com maestria no clássico Batman de 1989.

Com tudo isso em conta, é inegável que o Coringa merecia estar no topo dessa lista. Caso tenhamos uma boa recepção dela, estaremos lançando outro no mesmo modelo, com vilões da Marvel!










37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page