top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Os 10 Maiores Vilões da História: Parte 2

Um dos primeiros posts do nosso site, foi a famosa lista dos maiores vilões do cinema, mas devido a limitação de posições, muitos vilões acabaram ficando de fora, então, vamos fazer uma nova lista, formando uma espécie de top 20, com mais alguns vilões interessantes, pelo menos na minha opinião. A ordem dos personagens fica a critério de vocês, estaremos apenas citando aqueles que não conseguiram vaga na primeira lista.

 

Lex Luthor

O grande inimigo do Superman, é presença garantida entre os maiores vilões dos quadrinhos, e também do cinema. Sua primeira aparição ocorreu logo no primeiro filme do Homem de Aço em 1978, onde foi interpretado por Gene Hackman.

Luthor é um gênio do crime, que após começar a ser frustrado por Superman, passou a ter um ódio gigante pelo herói, e passou a ter como seu único objetivo, destruir o Homem de Aço, para amaciar seu próprio ego.

Lex não possui poderes, e sim uma grande inteligência e uma grande conta bancária, criando armadilhas e monstros para matar Superman. Sua mente criminosa não é age apenas contra o kriptoniano, já que Luthor esteve no caminho do Batman em algumas ocasiões, sendo um dos maiores vilões da DC, assumindo a liderança de grandes grupos de vilões, como a Legião do Mal.

 

Sauron

O grande vilão de Senhor dos Anéis, que passou muito perto de estar ainda na primeira lista. O Senhor do Escuro era originalmente chamado de Mairon, um simples trabalhador da forja de Aule, mas sua sede de poder e conquista eram imensas, o que o levaram a pender para o lado do mal.

Após alguns séculos nas sombras, Sauron começava a montar seu exército em Mordor, e enganava os elfos para que construíssem os anéis de poder para ele. A manipulação era o grande poder de Sauron, iludindo homens, orques e elfos, para que se juntassem as suas tropas.

Após anos de escuridão, Sauron foi derrotado, quando teve seu anel arrancado pela espada de Isildur.

Porém, mesmo com seu corpo destruído, esse ainda não era o fim do vilão, que manteve seu espírito vivo em Mordor, até que o anel de poder fosse finalmente destruído por Frodo, acabando para sempre com a vida do Lorde das Trevas.

 

Leatherface

O pai dos slashers ao lado de Michael Myers. Leatherface nasceu em 1974, no clássico Massacre da Serra Elétrica, como o mais novo de três irmãos, da família assassina dos Sawyer. Leatherface era o responsável por capturar e matar vítimas, para que sua família se alimentasse da sua carne, e para que ele pudesse fazer máscaras com a sua pele.

Originalmente, não temos uma origem para o vilão, já no remake, ficamos sabendo que ele nasceu da uma gravidez bastante conturbada, e acabou sendo adotado pelos Sawyers, e assim, entrando na sua vida assassina. O brutamontes nunca foi o principal vilão da franquia, sendo sempre influenciado por seus irmãos, que se aproveitaram da sua pouca inteligência.

Assim como todo bom vilão de terror, Leatherface passou por várias continuações, com um total de 9, com uma ainda esse ano. Ele foi importantíssimo para que alguns estereótipos do gênero fossem fundados, como o assassino bruto e sem fala, algo que ficaria mais conhecido através de Jason ou Michael, já na era de ouro.

 

Imperador Palpatine

Um dos vilões de maior sucesso na cultura pop, conseguindo governar a galáxia por mais de 20 anos. Palpatine se infiltrou na república com a ajuda de seu mestre Plagueis, e assumiu o cargo de Chanceler supremo, onde atuando pelos dois lados, conseguiu dar início as guerras clônicas, a ruína dos jedis.

Pouco a pouco, Sidius ia ganhando mais poder, enquanto manipulava a mente de Anakin Skywalker, até que o momento da Ordem 66 chegasse. Com a conversão de Anakin, Palpatine o usou para comandar o massacre aos jedis, enquanto o próprio derrubava a república e instaurava o Império. Com seu reinado montado, Sidius deixou Darth Vader com a missão de eliminar os jedis e manter a galáxia em ordem, enquanto ele estudava as artes sith ainda mais a fundo, conseguindo aprender técnicas de transferência de essência, o mais perto que ele pode chegar na imortalidade. Com a perda de poder de Vader, Sidius precisava de um aprendiz mais jovem e poderoso, indo em busca de Luke Skywalker, algo que dá terrivelmente errado, já que o jedi conseguiu reascender a chama de bondade no coração de Vader, que acabou matando o Imperador.

Enfraquecido, o Lorde Sih se exilou em Exagol, até ser finalmente morto por Rey e Ben Solo, após sua última investida para restaurar o Império.

 

Alex

Outra presença recorrente nas listas pela internet. Alex, interpretado por Malcom Mcdowell, é um psicopata que ao lado de sua gangue de arruaceiros, comete todos os tipos de crimes possíveis. O jovem tem a ideia distorcida de que a maldade é algo natural do ser humano, e por isso deve ser libertada em algum momento. É justamente essa visão diatópica, que torna o vilão interessante para tantas pessoas.

Após outro assassinato, Alex é preso, e exposto ao tratamento nada convencional, onde é torturado com drogas e gravações perturbadoras, que lhe trouxeram uma completa aversão a violência. Após ser solto, o vilão é rapidamente morto por pessoas próximas as suas vítimas, que buscavam vingança.

 

Pennywise

Um vilão saído diretamente da mente de Stephen King, um dos maiores autores do terror. Pennywise é uma entidade cósmica, que vive desde os primórdios do universo, se alimentando de crianças, as quais ele amedronta com seus piores medos, até ter poder o bastante para matá-las.

Essa criatura permaneceu nos esgotos de Derry, onde a cada 30 anos, ele ressurge para fazer novas vítimas.

Sua gama de poderes é imensa, podendo se transformar em qualquer coisa que coloque medo em sua vítima, indo de um Lobisomem, até um velho leproso. A única forma de vencê-lo, é apenas não tendo medo dele, o que o torna vulnerável, o que possibilitou que Bill e seus amigos o derrotassem duas vezes.

O palhaço teve duas versões marcantes nos cinemas, a de Tim Curry em 1990, e a de Bill Skarsgård em 2017.

 

Jack Torrence

Outro vilão criado por King, ainda em 1977, no clássico O Iluminado, que após 3 anos, chegou aos cinemas. Interpretado por Jack Nicholson, Jack Torrence viajou rumo ao hotel Overlook junto com sua família. Jack era um ex alcoólatra, que havia agredido seu próprio filho, Danny, e por isso, aceitou o trabalho no hotel, onde ficaria completamente isolado, e poderia focar na reconciliação com seu filho e na escrita do nosso seu novo livro.

Pouco a pouco, coisas paranormais começam a acontecer, com Danny e Jack presenciando vários espíritos, algo que fica subentendido, já que tudo pode ser um devaneio da mente de ambos. Torrence cede à loucura, e ataca sua família, mas acaba se perdendo em um labirinto de gelo durante a perseguição, e acaba congelando até a morte.

A história de Torrence é muito interessante e misteriosa, sendo difícil ter certeza se o que despertou sua loucura, foi o paranormal, ou seu alcoolismo. A atuação de Nicholson passa um ar ameaçador e doentio, que combinam perfeitamente com o personagem.

 

T-800

O famoso ciborgue assassino da Skynet também tem vaga garantida na lista. Essa máquina foi construída para trazer um fim definitivo para a raça humana, podendo até mesmo assumir uma aparência humana.

O primeiro espécime desse androide foi visto em Exterminador do Futuro, de 1984, onde ele tinha a missão de eliminar Sarah Connor, antes que ele dessa à luz ao homem que daria fim a Skynet, Jonh Connor. Porém, esse T-800 acaba destruído por Sarah, e no filme seguinte, ele seria reprogramado, e usado para ajudar a resistência.

 

Scar

Não poderia faltar um vilão das animações na lista. Scar era o irmão mais velho de Mufasa, mas sempre foi posto de lado por seu pai, tendo uma inveja gigante de seu irmão. Quando Mufasa ganhou um herdeiro, Scar tinha certeza de que jamais chegaria ao trono, então, teria que tirar os dois do seu caminho.

O velho leão arma uma armadilha para seu irmão, que acaba pisoteado por uma manada de gnus, que o levam a morte, e esse trauma, fez com que Simba fugisse do reino, que foi entregue de bandeja para Scar.

Após um reinado de trevas, Scar é confrontando por Simba, que derruba seu tio da pedra do rei, caindo em meio as hienas, que se sentindo traídas, atacam mortalmente o leão.

Scar é provavelmente o melhor vilão das animações, sempre estando entre os grandes vilões da sétima arte.

 

Zé do Caixão

Uma menção honrosa ao cinema brasileiro, é o grande vilão do terror, Zé do Caixão. Em ´´A Meia Noite Levarei sua Alma´´, Zé era um homem temido em sua pequena cidade, e tinha como grande objetivo, ter um filho com a mulher ´´perfeita´´, que daria continuidade ao seu sangue. Ele tinha uma completa aversão a qualquer religião, principalmente a cristã, chegando a comer carne na Sexta-Feira Santa, simplesmente para provocar um padre.

Percebendo que sua atual esposa não seria a ideal para lhe dar um filho, ele simplesmente a mata, e captura a esposa de seu amigo, após matá-lo. A garota escolhe a morte a se relacionar com o vilão, que decide buscar um novo alvo, mas acaba sendo amaldiçoado por uma cigana, que promete que ele seria levado para o inferno pelas pessoas que matou. Zé acaba sendo atacado pelos espíritos que matou, mas acaba saindo vivo, e inocentado de seus crimes, partindo para uma segunda investida atrás da esposa perfeita.

O personagem foi o estopim para o nascimento do cinema de terror no Brasil, e se tornou marcante no cinema nacional, aparecendo em diversos filmes, com José Mojica Marins, cravando seu nome na história do nosso cinema.






24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


Batman Wayne
Batman Wayne
01 déc. 2022

Zé do Caixão é sacanagem, mas a lista tá massa

J'aime
bottom of page