top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Os 10 Maiores Vilões da Marvel

Atualizado: 3 de out.

Assim como fizemos com a DC Comics, chegou a hora de contar a história de alguns dos maiores antagonistas da Marvel Comics. Vários deles já deram as caras no UCM, mas, hoje, vamos conhecer um pouco das suas histórias também nas hqs.

 

Duende Verde

Em Spider Man 14 de 1964, tivemos a primeira aparição do maior vilão do Homem Aranha, Norman Osborn, o Duende Verde.

Osborn era um magnata da cidade de Nova York, que após ser exposto a químicos, acaba se tornando completamente insano, e desenvolve uma dupla personalidade. Usando seu dinheiro, Osborn se equipou com um verdadeiro arsenal, tendo como maior arma, seu planador militar, com o grande objetivo de se tornar o maior criminoso da cidade, matando o Homem Aranha. Devido a sua rixa com o aracnídeo, Norman não se juntou ao Sexteto, por julgar que deveria acabar com o herói por conta própria.

O maior horror do Duende, foi assassinar Gwen Stacy, namorada de Peter, em uma das histórias mais dramáticas da Marvel. Sedento por vingança, Parker espanca o Duende, mas não o mata, algo que foi inesperado para o vilão.

A própria Marvel fez questão de manter em segredo a identidade do Duende, revelando-a apenas dois anos depois da primeira aparição do vilão. Em versões futuras, o manto do Duende seria passado para Harry Osborn, filho de Norman e melhor amigo de Peter.

O personagem apareceu duas vezes nas telonas, sendo interpretado duas vezes pelo grande William Defoe, e também pelo polêmico Dane Dehaan, que teve um visual um tanto quanto bizarro.

 

Thanos

O maior vilão do UCM. Thanos foi criado em 1973, por Jim Starlin, para a revista número 55 do Homem de Ferro. Thanos é um dos seres mais poderosos do universo Marvel, chegando muitas vezes a bater de frente com os Vingadores (saindo vitorioso em algumas ocasiões), além de seres universais, como o devorador de mundos, Galactus.

Thanos tem como grande plano, obter as 6 joias do infinito, para que assim. Possa exterminar 50% da vida do universo, assim trazendo equilíbrio para todos. Nos cinemas, todos sabem qual foi o resultado do plano do Titã louco, mas no quadrinhos, temos mais alguns detalhes bastante interessantes.

Thanos deseja matar metade da vida no universo, para agradar o amor de sua vida, a Morte. A paixão de Thanos pela morte, o conecta com outro grande personagem da Marvel, Deadpool. Que se tornou imortal, após se relacionar com a morte, o que fez com que Thanos o fizesse imortal, para que o mercenário nunca mais viesse a encontrar a sua amada.

Thanos é um verdadeiro gênio maligno, com vários séculos de experiência, traçando estratégias engenhosas para chegar nos seus objetivos malignos, e para auxilia-lo nisso, o Titã Louco conta com a ajuda da poderosa Ordem Negra.

 

Doutor Destino

O grande inimigo do Quarteto Fantástico. Criado em 1962, na quarta edição da revista do Quarteto, Victor Von Doom é um dos magos mais poderosos da Marvel, um gênio da ciência, e um ditador no reino oculto da Latveria.

Victor era filho de uma bruxa, chamada Cinthia, que acabou morta pelo demônio Mephisto, deixando seu filho a própria sorte, porém, com o dom mágico em suas veias. Ele dedicou sua juventude a estudar magia e ciência, e com isso, recebeu uma oportunidade na Universidade Empire State, se mudando para os EUA. Lá, ele conheceu seu maior inimigo. Reed Richards, o futuro Senhor Fantástico. Enquanto ele desenvolvia uma máquina para tentar se comunicar com sua falecida mãe, um acidente ocorre, uma pequena explosão que deforma levemente seu rosto, mas a arrogância e vaidade doentias de Von Doom, lhe fizeram passar a usar uma máscara, para esconder suas cicatrizes.

Após ser expulso da Universidade, Victor retorna a Latveria e usurpa o trono, e agora, além de seus poderes mágicos, ele também possuía um enorme exército a disposição. A partir daí, Victor passou a executar diversos planos megalomaníacos, para conseguir cada vez mais poder, mas geralmente é frustrado pelo Quarteto Fantástico.

Seu poder é tamanho, que Doutor Destino já foi capaz de duelar com Hulk e até mesmo erguer o Mjonir, além de ser considerado o maior feiticeiro da terra, a frente de Doutor Estranho e Feiticeira Escarlate.

 

Galactus

O poderoso Devorador de Mundos. Galactus é provavelmente o personagem mais poderoso da lista até o momento. O gigante nasceu logo nos primórdios do universo, sobrevivendo até mesmo ao Big Bang, passando a se alimentar da energia de planetas inteiros para saciar sua fome infinita.

Galactus foi capaz de confrontar legiões inteiras de super hérois, até mesmo o Deus Odin, que foi incapaz de derrotar o gigante, mesmo com a ajuda de Thor. Galactus também foi capaz de confrontar o demônio mais poderoso da Marvel, se mantendo é pé de igualdade contra ele.

Além disso, o vilão também é capaz de manipular a energia de buracos negros e estrelas, a usando a seu favor.

 

Doutor Octopus

Com a medalha de prata, temos o Doutor Otto Octavius, ou Doutor Octopus. Otto era um cientista renomado, que acabou sofrendo um acidente enquanto testava alguns braços mecânicos que havia criado, que acabaram se fundido com sua espinha, e manipulando sua mente, o levando ao crime. O interessante do personagem, é o seu desinteresse pessoal pelo Homem Aranha, buscando apenas eliminá-lo para que possa cometer seus crimes em paz, ao invés de vilões anteriores, que tinham uma rixa com o personagem.

Ele é o fundador do Sexteto Sinistro e talvez o vilão mais querido do Homem Aranha, estando presente na maior obra do herói, Homem Aranha 2, e sendo trazido de volta para Homem Aranha: Sem Volta para Casa.

Um episódio bizarro envolvendo o vilão, foi quando ele tentou se casar com May Parker, na intenção de tomar uma ilha que ela havia herdado, mas foi obviamente impedido pelo Homem Aranha.

 

Magneto

Erick Lehnsheer era um jovem mutante, nascido na Alemanha Nazista. Seus pais foram mortos nos campos de concentração, e foi nesse momento que Erick criou um ódio mortal pela humanidade, percebendo seus intensos preconceitos contra tudo que é diferente, e sempre acabando destruindo aquilo que não entendem, e isso incluía os mutantes.

Os poderes de Erick eram enormes, podendo manipular qualquer tipo de metal, podendo transformar um tanque de guerra em uma lata amassada em questão de segundos.

Mais tarde, ele se une a Charles Xavier, que viria a ser seu melhor amigo. Juntos, eles passaram a resgatar outros mutantes, ensina-los a utilizarem suas habilidades. Porém, essa amizade estava fadada ao fracasso, pois enquanto Magneto pregava uma rivalidade entre humanos e mutantes, Charles pregava que ambos poderiam viver juntos.

Magneto criou então a Irmandade Mutante, tendo como membros notáveis, Mística, Dentes de Sabre e seus dois filhos, Wanda e Pietro Maximoff. Magneto e a Irmandade rivalizam não só com os X-Men, mas também com os Vingadores, apesar de em certos momentos, eles lutarem lado a lado.

 

Loki

Irmão adotivo de Thor, e o Deus da Mentira. Loki era filho do rei dos gigantes de gelo, Laufey, porém, depois que Odin e as tropas asgardianas massacraram seu reino, o Pai de Todos decidiu adotar o jovem, para que não ficasse sozinho.

Loky e Thor foram criados juntos, mas eram completamente diferentes. Thor era o favorito ao trono de Argard, e um guerreiro glorioso e honrado, o favorito de Odin. Loki era mais próximo de Frigga, sua mãe, que lhe ensinava a magia das bruxas, algo que o Deus da Trapaça iria utilizar muito no futuro. Já adultos, Loki tenta em várias ocasiões, usurpar o trono de Odin e matar Thor, usando seus poderes mágicos para isso, mas Thor sempre o supera. Sua maior investida, foi manipular Hulk para que matasse Thor, mas isso acabou por formar os Vingadores, que inevitavelmente deteriam o vilão.

No cinema, o personagem foi vivido por Tom Riddleston, que foi abraçado pelos fãs, como um dos melhores personagens da Marvel.

 

Kang

Kang, o Conquistador, é um dos vilões mais poderosos da Marvel, utilizando tecnologias de todas as eras do universo para derrubar mundo após mundo perante seus pés. Sua primeira aparição foi nos quadrinhos do Quarteto Fantástico em 1963, onde Kang havia voltado no tempo, e assumido a identidade do faraó egípcio Rama Tut, se tornando um grande senhor da guerra. Posteriormente, o Quarteto Fantástico volta no tempo e derrota o vilão.

Porém, sua maior investida contra a terra, foi na saga Dinastia Kang, onde nem todos os Vingadores unidos foram capazes de bater o poder de Kang, que era capaz de voltar no tempo, e envia-los para outras eras. Por fim, Capitão América consegue criar uma espécie de avatar gigante de si mesmo, e confronta o vilão no espaço, espancando o vilão, e acabando com seus planos.

 

Ultron

Nos quadrinhos, Ultron foi um robô criado por Hank Pym para ajudar os Vingadores, mas a criatura se volta contra o criador, e hipnotiza Hulk, o utilizando contra os Vingadores. Mesmo acabando destruído dessa vez, ele é capaz de enviar sua consciência para a internet, sendo praticamente invencível.

Em arcos como Era de Ultron, o vilão de Admantium, se mostra capaz de gerar uma crise a nível mundial, derrotando a maioria dos heróis. Nos cinemas, o vilão foi retratado como uma máquina que havia compreendido que a humanidade não tinha solução, e para obter a paz mundial, o ser humano precisava ser extinta, mas ele acaba frustrado pelos Vingadores e morto por Visão.

 

Venom

O parasita simbionte veio para a terra através do próprio Homem Aranha, que ao tentar reparar seu traje durante o arco Guerras Secretas, acabou sendo hospedeiro dessa criatura criada por Knull, uma das entidades mais poderosas da Marvel.

O poder do herói aumentou exponencialmente, mas a sua mente estava sendo destruída aos poucos pelo parasita, só conseguindo se livrar dele com a ajuda dos sinos de uma igreja, já que o traje tinha fraqueza a sons altos. Com isso, o simbionte acabou caindo nas mãos do jornalista Eddie Brock, que nutria um grande ódio pelo Aranha, e não perdeu a oportunidade de usar o simbionte para destruí-lo.

Venom é dos vilões mais brutais e poderosos do Homem Aranha, sendo superior a ele fisicamente, e chegando a travar um duelo com o próprio Superman em um crossover. Porém, Eddie não foi o último hospedeiro do parasita, já que tivemos vilões como

Cletus Kassady, mas conhecido como Carnificina, que se tornou um dos vilões mais violentes do da Marvel, sendo um psicopata antes mesmo de se tornar um super-humano.








16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page