O universo de Harry Potter tem diversos bruxos extremamente poderosos, e hoje, vamos nos aprofundar um pouco na história de cada um deles. Detalhe, nos livros da franquia, é deixado implícito que Merlim seria o bruxo mais poderoso, no entanto, é impossível medir seu poder, se nunca pudemos vê-lo em cena, então, citarei apenas bruxos com aparições nos livros e filmes.
5. Harry Potter
O Menino que Sobreviveu a Lorde Voldemort. Harry Potter nasceu 31 de julho de 1980, filho de Lilian Evans e Thiago Potter. Com apenas um ano de idade, Harry perdeu seus pais, durante um ataque de Voldemort, que desejava matar o garoto, por temer que ele fosse o único capaz de derrota-lo no futuro. O bruxo dispara a maldição da morte contra o bebê, mas, de maneira inexplicável, o feitiço rebate, a destrói Voldemort, e Potter se tornou a única pessoa a sobreviver a maldição da morte.
O pequeno Potter é levado por Hagrid até a casa dos seus tios trouxas Walter e Petúnia Dursley, que criaram o garoto ao lado do seu filho, Duda. Até os seus 11 anos, Harry foi maltratado por seus tios, que lhe tratavam como um verdadeiro lixo, e dizendo que seus pais haviam morrido em um acidente de carro. Em seu décimo primeiro aniversário, Harry é visitado pelo meio gigante Hagrid, que lhe conta que ele é um bruxo, lhe entregando a sua carta de Hogwarts, e explica como seus pais realmente morreram. Ao lado do gigante, Potter conhece o Beco Diagonal, onde compra seus matérias para a escola. A caminho de Hogwarts, Harry conhece Rony e Hermione, seus melhores amigos.
Em seus primeiros anos em Hogwarts, Potter confrontou Voldemort duas vezes, lhe impedindo de conseguir um novo corpo, e em seu terceiro ano, descobre que tinha um parente bruxo ainda vivo, seu padrinho, Sirius Black. No quarto ano do garoto em Hogwarts, ele acaba sendo forçado a participar do torneio tribruxo, através de uma armação de Barto Crouch Jr. Na ultima prova do torneio, Harry Potter e Cedrico Digorry, acabam sendo levados até Little Hangleton, onde Rabicho e Voldemort estavam lhes esperando. Rabicho mata Cedrico, e usa o sangue de Potter para concluir um ritual, que cria um novo corpo para o Lorde das Trevas, que finalmente havia retornado. Harry enfrenta Voldemort, e graças a Priori Encantatem, consegue escapar de volta a Hogwarts.
Com o retorno do bruxo das trevas, Harry começa a ser preparado por Dumbledore, para enfrentar o seu inimigo. A influencia do senhor das trevas ia crescendo, e com a morte de Dumbledore pelas mãos de Snape, Harry e seus amigos são obrigados a vagar pelo mundo bruxo, buscando uma forma de derrubar Voldemort.
O trio de ouro retorna a Hogwarts, buscando destruir as horcruxes remanescentes, e ao lado de diversos estudantes e professores, travam a famosa Batalha de Hogwarts. Potter descobre que uma fração da alma de Voldemort habitava seu corpo, e decide se entregar ao vilão, que destrói a horcruxe com uma Avada Kedavra, e deixou Potter apenas desacordado, sendo a segunda vez que o garoto escapou da maldição da morte. Harry acorda, e enfrenta Voldemort mais uma vez, que estava sobre posse da varinha das varinhas, que na verdade, pertencia a Harry.
Diante de todos no Salão Comunal, Potter humilha Voldemort, e quando o vilão tenta mata-lo com o Avada Kedavra, o feitiço se volta contra o feiticeiro mais uma vez, e Riddle enfim encontra o seu fim,
Como o maior herói da história do mundo bruxo, Harry se torna um auror respeitado do ministério da magia, e se casa com Gina Weasley, tendo três filhos com a bruxa, Tiago, Lilian a Alvo Potter.
Mesmo jovem, Harry se provou um dos bruxos mais poderosos de seu tempo, derrotando Comensais da Morte, Monstros, e até o terrível Voldemort. Em seu auge, sem dúvida é um dos bruxos mais poderosos do mundo.
4. Minerva Mcgonagall
A bruxa mais poderosa que já existiu (pelo menos nos filmes e livros). Minerva é diretora de Grifinória, e professora de transfiguração de Hogwarts a décadas. Isobel, sua mãe, era bruxa, e desistiu da magia por causa de seu marido, que era membro da igreja. Com as primeiras demonstrações de poder de sua filha, Isobel foi obrigada a se revelar para seu marido, que aceitou tranquilamente, e o casal ainda teria mais dois filhos.
Aos 12 anos, Minerva foi para Hogwarts, sendo selecionada para a Grifinória. Além de uma aluna genial, Mcgonagall também era apaixonada por Quadribol, mas acabou sofrendo uma lesão séria, que a afastou do esporte para sempre.
Devido a sua genialidade, assim que se formou na escola, Minerva foi convidada a se juntar ao Ministério da Magia, mas havia um problema, a sua recente paixão por um trouxa conhecido como Dougal. Ela não queria ter o mesmo destino de sua mãe, que teve que esconder seus dons bruxos para não quebrar as leis mágicas, e preferiu abrir mão de seu amor, e focar em sua carreira.
Não se agradando com o emprego, Minerva se demitiu e pediu emprego a Dumbledore em Hogwarts, que prontamente a contratou, a colocando no cargo de Vice Diretora de Hogwarts.
Com suas habilidades em transfiguração, podendo se transformar em um gato, Minerva foi importante na Primeira Guerra Bruxa, se infiltrando nas linhas de Voldemort para trazer informações. Após a morte dos Potter e a Queda de Voldemort, Minerva, Dumbledore e Hagrid deixaram o filho do casal na porta de seus tios, a contra gosto de Mcgonagall, que os descreveu como ´´O pior tipo de trouxa´´.
Com a chegada de Harry a escola, Minerva sempre tratou de proteger e auxiliar o garoto em tudo, chegando a protege-lo de Snape em Relíquias da Morte, onde derrotou seu colega de trabalho. Seu maior feito, foi ao lado de Horácio Slughorn e Quingley Shackbolt, ao manter um embate parelho contra Voldemort em seu auge.
3. Voldemort
Voldemort é considerado o maior bruxo das trevas de todos os tempos, com muitos se recusando a pronunciar seu nome. Tom passou toda a sua infância em um orfanato após a morte de sua mãe, Merope Gaunt. Aos 12 anos, ele foi levado a Hogwarts por Alvo Dumbledore, então professor de Transfiguração da escola. Em Hogwarts, Tom era adorado por alunos e professores, tanto por sua grande inteligência quanto por sua beleza. No entanto, por trás dessa fachada, ele estudava artes das trevas, com foco especial nas horcruxes, uma magia estritamente proibida, capaz de dividir a alma de um bruxo e armazená-la em um objeto ou ser vivo. Em 1943, Tom abriu a Câmara Secreta, causando verdadeiro caos na escola.
Após concluir seu último ano em Hogwarts, Tom tentou obter o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas com o diretor Armando Dippet, mas foi recusado. Ele também recebeu várias propostas para trabalhar no Ministério da Magia, que ele igualmente rejeitou. Em vez disso, Tom começou a trabalhar na loja Borgin & Burkes, no Beco Diagonal, uma loja suspeita, onde ele começou a criar suas horcruxes e a assassinar diversos bruxos e até mesmo trouxas, dando início à Primeira Guerra Bruxa. Agora conhecido como Voldemort, ele e seus Comensais da Morte espalharam medo e morte por toda a Europa.
Voldemort voltou a Hogwarts para novamente pedir o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, dessa vez a Dumbledore, que, assim como Dippet, recusou seu pedido, ciente das verdadeiras intenções do bruxo. Furioso com a recusa, Voldemort amaldiçoou o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e desde então, nenhum professor conseguiu ocupar a posição por mais de um ano.
Algum tempo depois, Voldemort soube, por meio de seu fiel seguidor Severo Snape, sobre uma profecia feita por Sibila Trelawney, que dizia que um garoto nascido no final de julho seria o responsável por sua destruição. Esse garoto era Harry Potter. Sabendo disso, Voldemort foi até Godric’s Hollow para matar os Potter. O bruxo das trevas conseguiu matar Tiago e Lílian, mas, devido a uma magia antiga lançada por Lílian, ele foi impedido de matar Harry. O feitiço lançado por Voldemort ricocheteou e o destruiu, deixando-o sem corpo e vivo apenas pelas partes de sua alma preservadas nas horcruxes.
Depois de muitos anos tentando criar um novo corpo, Voldemort finalmente conseguiu, através de um ritual que envolvia o sangue de Harry Potter. Com o retorno de seu corpo, a Segunda Guerra Bruxa começou e só terminou quando Voldemort teve suas horcruxes destruídas e foi definitivamente morto por Harry Potter durante a Batalha de Hogwarts.
2. Garlet Grindewald
O bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos. Garlet Grindewald nasceu em uma família extremamente preconceituosa em relação aos mestiços e trouxas, e Garlet cresceu com os mesmos princípios.
Grindewald estudou no Instituto Durmstrang, um colégio bastante liberal em relação as artes das trevas, mas mesmo assim, o bruxo acabou sendo expulso, por ser considerado extremo demais até para eles. Durante seu tempo em Durmstrang, Garlet foi um aluno extremamente talentoso, e muito interessado em história, principalmente nas relíquias da morte. Sua busca pelas relíquias, o levou até Godric's Hollow, onde conheceu seu melhor amigo e amante, Alvo Dumbledore.
Dumbledore compartilhava muitos dos ideais de Garlet, desejando reunir as relíquias da morte e se revelar aos trouxas, os governando. O famoso bordão de Grindewald (Pelo Bem Maior) foi criado por Alvo. Albeforth Dumbledore, irmão de Alvo, descobre a trama de seu irmão com Grindewald, e confronta ambos. Grindewald ataca Albeforth, e inicia um rápido confronto contra Dumbledore, e quando os três disparam os seus feitiços ao mesmo tempo, elas ricocheteiam, e uma delas atinge e cheio a irmã de Alvo, Ariana, a matando.
Agora como um criminoso, Garlet permaneceu nas sombras, até descobrir a localização da Varinha das Varinhas, nas mãos de Gregorovitch, um artesão de varinhas. Grindewald o assalta, e se torna o novo mestre da varinha mais poderosa de todos os tempos. Mais poderoso do que nunca, Garlet começa a reunir uma legião de seguidores fanáticos, e cometer diversos crimes por toda a Europa.
O senhor do mal se infiltrou no Ministério da Magia dos USA, para localizar Creedence Barebone, um obscurial extremamente poderoso, sobre o disfarce de Percival Graves. O vilão é impedido e preso por Newt Scamander, mas escapa pouco depois, partindo rumo a Paris, onde reencontra Creedence, para usa-lo contra Dumbledore. Reunido com seus aliados e Creedence, Grindewald começa uma campanha política, desejando se tornar o ministro supremo da magia, conseguindo se inocentar de todos os seus crimes anteriores. Nesse momento, ficamos sabendo que Garlet possuía um pacto de sangue com Dumbledore, que impedia que os dois duelassem. No final, o plano de Grindewald é frustrado por Dumbledore, e o pacto de sangue entre eles é quebrado. Em 1945, Dumbledore e Grindewald travam seu ultimo confronto, que acaba com o bruxo das trevas derrotado e preso em Numengard, uma prisão feita por ele mesmo para prender trouxas. Garlet permaneceu preso até 1998, quando foi morto por Lorde Voldemort, aos 115 anos.
1. Alvo Dumbledore
Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore, o maior e mais sábio bruxo de todos os tempos. Alvo nasceu em 1881 e foi o mais velho de três irmãos: Ariana e Aberforth Dumbledore. Ariana era uma Obscurial, e por isso apresentava um enorme poder mágico, mas pouco controle sobre ele, o que fez com que ela fosse exposta a um grupo de trouxas que a atacou. O pai dos irmãos, Percival, retaliou contra os trouxas como vingança, sendo preso em Azkaban pelo resto da vida. Isso deixou Alvo como responsável por sua família.
Dumbledore foi para Hogwarts aos 11 anos, sendo escolhido para a casa Grifinória. Ele sofreu certa perseguição pelo passado criminoso de seu pai. Mesmo com essas dificuldades, Alvo foi um dos alunos mais brilhantes de sua geração e, futuramente, tornou-se professor de Transfiguração na escola.
Na adolescência, Dumbledore conheceu Gellert Grindelwald, outro jovem brilhante e com ideias semelhantes às de Alvo, que já começava a nutrir um crescente ódio pelos trouxas. Com o tempo, Alvo se apaixonou por Grindelwald, ficando cego para as intenções malignas do amigo, mas isso não duraria muito. Aberforth confrontou os dois, provocando Grindelwald, que o atacou, iniciando um embate que resultou na morte acidental de Ariana, causada por uma maldição ricocheteada.
Dumbledore ficou confuso e impotente, incapaz de se voltar contra Grindelwald. Com a ajuda de Newt Scamander, Alvo conseguiu frustrar os planos de Grindelwald de se tornar o Ministro Supremo e quebrou o pacto de sangue que havia feito com ele. Isso permitiu que, em 1945, Alvo o derrotasse em um duelo que ficou conhecido como "O Maior Duelo que o Mundo Bruxo Já Viu".
Em 1938, Dumbledore conheceu um jovem bruxo chamado Tom Riddle em um orfanato e o convidou para ir a Hogwarts. Riddle foi um aluno brilhante, mas sombrio. O professor já conhecia a natureza sombria do garoto e nunca se deixou levar por seus encantos. Mais tarde, já como Voldemort, Tom retornou a Hogwarts para pedir o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, sendo novamente barrado, dessa vez por Dumbledore. Revoltado, o Lorde das Trevas amaldiçoou o cargo, fazendo com que, a partir de então, nenhum professor permanecesse nele por mais de um ano.
Durante a Primeira Guerra Bruxa, o diretor fundou a Ordem da Fênix, reunindo bruxos como Lílian e Tiago Potter, os Longbottoms, Sirius Black, Alastor Moody e muitos outros, para combater Voldemort. Dumbledore era o único bruxo que Riddle temia. Com a queda de Voldemort, Dumbledore começou a traçar um complexo plano junto a Snape para guiar Harry até sua vitória contra o vilão. O diretor salvou Harry do Basilisco através de Fawkes, ajudou o garoto a salvar Sirius Black, o livrou de Barto Crouch Jr., e até mesmo duelou com Voldemort para defendê-lo. Mas o maior sacrifício de Dumbledore foi pedir que Snape o matasse, garantindo assim a confiança total de Voldemort em Snape.
No final, o sábio plano de Dumbledore deu certo, e o Lorde das Trevas foi finalmente derrotado por Harry Potter. Assim, Dumbledore foi responsável por derrotar os dois maiores bruxos das trevas da história: Grindelwald e Voldemort, provando-se não apenas o bruxo mais poderoso da história, mas também o mais sábio, espalhando sabedoria em cada ação que tomava e em cada frase que dizia.