Uma das maiores críticas dos fãs, em relação aos filmes de Harry Potter, são os vários cortes feitos em relação aos conteúdos do livro. Nos primeiros dois filmes da saga, os cortes foram bastante discretos, mas a partir de ´´ Prisioneiro de Azkaban´´, grandes cortes passaram a ser realizados, e serão esses cortes, que iremos comentar hoje. Obviamente, existem muitos cortes em todos os filmes, e seria praticamente impossível citar todos, então, focaremos somente nos mais relevantes, que eu acredito que fazem na versão para o cinema.
Sirius Black no Dormitório
Como havíamos dito, os principais cortes nos filmes, se iniciaram em Prisioneiro de Azkaban. Uma das cenas mais tensas do livro, é quando o (fugitivo) Sirius Black, invade o dormitório masculino de Hogwarts, e assusta Rony, desaparecendo em seguida.
A Morte de Rabicho
No filme Harry Potter: Relíquias da Morte (parte 1), vemos Rabicho ser nocauteado por Dobby, enquanto ia verificar Harry e Rony nas masmorras da Mansão Malfoy. Porém, no livro as coisas são bastante diferentes. O Comensal da Morte entra no local, sendo atacado por Harry, e usando a sua mão metálica dada por Voldemort, consegue subjugar o garoto e começa a estrangula-lo. Quando Potter estava a beira da morte, Rabicho sente um pingo de piedade pelo garoto, e isso é o bastante para fazer com que a sua mão mágica se voltasse contra ele, e o estrangulasse até a morte.
Voldemort deu a seu servo um verdadeiro ´´presente de grego´´. Quando Rabicho decepou sua mão durante o ritual para ressuscitar Voldemort, ele recebeu uma nova mão de seu mestre, porém, ao mínimo sinal de falha, ela iria mata-lo.
Os Marotos
Voltando ao Prisioneira de Azkaban. Uma das partes mais legais da história do livro, é quando Remo Lupin explica a história dos Marotos, os responsáveis pela criação do Mapa do Maroto. O grupo era formado pelos amigos, Thiago Potter (Pontas), Pedro Pettigrew (Rabicho), Sirius Black (Almofadinhas) e Lupin (Aluado), e estudou em Hogwats durante a década de 1970. O grupo foi muito importante durante as transformações de Lupin em um Lobisomem, com seus amigos se tornando animagos, Thiago se tornou um cervo, Black um grande cachorro preto, e Rabicho um rato. Um passatempo recorrente do grupinho, era fazer bullying com Severo Snape, chegando a gerar conflitos físicos, e despertando um ódio imenso por parte de Snape, contra todos daquele grupo.
Passado de Voldemort e a Família Gaunt
Harry Potter e o Enigma do Príncipe, é o filme mais criticado de toda a franquia, cortando várias das tramas mais interessantes do livro, e substituindo-as por cenas ´´românticas´´ entre Harry e Gina, e Rony e Lilá, que estragam o filme.
Boa parte da história do livro era dedicada a descobertas sobre o passado de Voldemort, revivendo lembranças do Lorde das Trevas, através da Penseira de Dumbledore. Durante esses flashbacks, pudemos ver a história dos antepassados de Tom. Vemos a paixão de Mérope Gaunt pelo trouxa Tom Riddle Senior, um jovem que era odiado pelo pai preconceituoso de Mérope, Servolo Gaunt, descendente direto de Salazar Sonserina. Observamos a infância de Voldemort em um orfanato, até ser encontrado por Dumbledore e levado a Hogwarts, onde iniciou seus planos malignos, e fazendo suas horcruxes.
Com certeza, a presença dessas cenas iria melhorar e muito, o que pra muitos é o pior filme da série.
O Funeral de Dumbledore
Uma das cenas mais lindas e emocionantes de toda a série. O funeral de Alvo Dumbledore reuniu bruxos e criaturas mágicas de todo o mundo, se reunindo para prestar seu luto ao maior bruxo de todos os tempos. Essa cena, somada com a já dramática morte do diretor de Hogwarts poucas páginas antes, fazem um encerramento sensacional para o Enigma do Príncipe.
Assim como muitaaaaaas outras coisas em Enigma do Príncipe, essa cena também foi cortada, e o diretor David Yates justificou esse corte, por achar que a cena teria um problema de ritmo em relação ao resto do filme. Eu particularmente acredito que essa cena poderia ser estragada pelo filtro cinza usado durante todo o filme, que poderia tirar a vida dessa cena.
F.A.L.E
Um corte bastante significativo no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi a desconsideração do Fundo de Liberação Dos Elfos. Como podemos ver tanto no livros quanto nos filmes, os Elfos Domésticos são sempre tratados como escravos nas famílias bruxas, vivendo em condições bastante deploráveis. Ao observar as condições que os elfos estavam durante a Copa Mundial de Quadribol e nas cozinhas de Hogwarts, Hermione Granger decidiu criar a F.A.L.E, para que as pequenas criaturas pudessem ter os mesmos diretos que os bruxos, conseguindo atingir seu objetivo.
A Morte de Barto Crouch Junior
Assim como Rabicho, a morte do Comensal da Morte, Barto Crouch Jr, foi completamente esquecida. Após ser estuporado por Dumbledore, Barto revela todo o seu plano, como conseguiu fugir de Azkaban, trocando de lugar com sua mãe com a ajuda da poção polissuco. Depois, ele se reencontrou com seu mestre ,Voldemort, e orquestrou o plano para a sua volta. Mas é a partir daí, que as coisas começam a mudar. Cornélio Fudge chega a Hogwarts, e executa o Comensal com o beijo de um Dementador, sendo que no filme, ele é apenas preso.
Comments