O único futebol penta campeão mundial, conta com diversas estrelas na sua história. Na lista de hoje, vamos estar falando sobre os 5 maiores jogadores da seleção, que serão eleitos pelo seu desempenho na seleção, e não em sua carreira no geral, usando como critério tudo que o jogador fez e conquistou pela seleção em campo.
5. Cafu
O único jogador a disputar 3 finais de copa do mundo seguidas. Cafu ficou marcado por erguer a copa de 2002, porém, ele esteve presente também no título de 1994, jogando a decisão contra a Itália, após a lesão de Jorginho. Em 1998, Cafu liderou a seleção rumo a outra decisão, onde fomos batidos pela França.
Em 2002, Cafu foi o capitão da seleção, e importantíssimo na forte defesa de seleção, levando sua segunda copa para casa, após bater a Alemanha por 2x0. Além das duas copas, o lateral direito também foi bicampeão da copa américa e campeão da copa das confederações, sendo um dos jogadores com mais títulos pela seleção, e um dos melhores jogadores de defesa que o Brasil já teve.
4. Romário
O herói do tetra. Romário havia participado da fracassada seleção de 1990, onde não balançou as redes, e após isso, passou um longo período fora da seleção. Às vésperas do fim das eliminatórias, o Brasil dava sinais de que poderia não se classificar, e daí nasceu uma forte campanha popular pedindo Romário na seleção, e o pedido foi atendido por Parreira. Romário marcou dois gols sobre o Uruguai, e levou o Brasil aos Estados Unidos, onde prometeu trazer o título para o país.
Romário voou naquela copa, marcando 5 gols, e ao lado de Bebeto, levou o Brasil a decisão contra a Itália, podendo dar uma copa ao Brasil após 24 anos. Romário perdeu chances inacreditáveis durante o jogo, mas converteu seu pênalti na disputa final, e foi campeão. Romário iria participar também da copa de 1998, mas foi cortado por Zagallo devido a uma lesão, e também não esteve presente em 2002, devido a sua idade. Mesmo com apenas uma copa, Romário se tornou um ícone do nosso futebol, e chegou a faturar duas copas américa e uma copa das confederações.
3. Garrincha
O grande parceiro de Pelé na seleção. Garrincha esteve no elenco campeão em 1958, onde foi um dos grandes armadores da equipe. Em 1962, o gênio das pernas tortas viveu seu grande momento na seleção. Após a lesão de Pelé no segundo jogo, Garrincha assumiu a responsabilidade, distribuiu gols e assistências, levando o Brasil ao título sobre a Tchecoslováquia.
O craque também esteve no desastre de 1966, encerrando sua carreira na seleção de maneira melancólica, mas com títulos de peso na mala.
2. Ronaldo
O maior artilheiro do Brasil em copas. Ronaldo estreou na seleção em 1993, e garantiu presença na copa de 1994, onde foi campeão mundial pela primeira vez, mas sem nem se quer pisar em campo.
Em 1997, Ronaldinho ganhou a copa américa, jogando ao lado de Romário, formando uma das maiores duplas da história. Na copa da França, Ronaldo foi o artilheiro da seleção, mas devido a convulsões na noite antes da final, o jogador não chegou 100%, e pouco fez para evitar a derrota do Brasil para os franceses.
Após uma lesão gravíssima em 2000, o jogador ficou praticamente dois anos em recuperação, e estava praticamente acabado para o futebol, mas, com todas as suas forças, ele consegue se recuperar, e chega 100% para a copa de 2002. Ronaldo foi o craque da seleção no penta, com 8 gols, dois deles na final contra a Alemanha, conseguindo até mesmo a bola de ouro daquele mesmo ano. O craque permaneceu na seleção para 2006, onde se tornou o maior artilheiro das copas até aquele momento.
Se não fosse pelo rei, Ronaldo seria o maior jogador da nossa seleção, sendo o terceiro maior artilheiro da nossa história, e sendo essencial para o pentacampeonato.
1. Pelé
O maior de todos os tempos, e o maior craque da nossa seleção. Pelé começou sua história na seleção em 1957, contra a Argentina. Em 1958, Pelé ficou na reserva até as quartas, quando entrou para marcar o gol da vitória contra o País de Gales, e dali para frente, não saiu mais, marcando 3 gols contra a França e 2 na final contra a Suécia, tudo isso com apenas 17 anos.
Pelé havia atingido o status de ídolo, sendo amado por todo o Brasil, e considerado o maior jogador do planeta. Em 1962, Pelé chegava com tudo, pronto para ser destaque novamente, mas uma grave lesão o impediu de jogar o mata-mata, mas não impediu a seleção de conquistar o bicampeonato.
Pelé sempre foi caçado em campo, e continuou sofrendo com essa perseguição em 1966, onde na partida decisiva contra Portugal, o craque se lesionou, e a seleção acabou eliminada na fase de grupos. Após essa frustração, o jogador estava decidido a largar a seleção, mas a pressão popular o levara a participar da copa de 70, mesmo com o medo das lesões, e todo o atrito com técnica anterior a Zagallo, João Saldanha.
Pelé encantou a todos nos gramados do México, com 4 gols, 6 assistências, e a bola de ouro da copa no bolso, tornando o Brasil, o primeiro país tricampeão mundial;
Além das 3 copas, Pelé também é o maior artilheiro da seleção, com 77 gols, sendo sem dúvida o maior jogador brasileiro de todos os tempos.
Comments