top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Os 5 Maiores Times de Santa Catarina

Após muito (muito tempo mesmo) retomamos as listas de futebol em nossa plataforma. Anteriormente, trouxemos uma lista com os 10 maiores times do futebol brasileiro, e replicaremos o estilo dela, porém, apenas com os times do futebol de Santa Catarina, que apesar da pouco relevância nacional, tem sua tradição.

 

Avaí Futebol Clube

O Avaí Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro sediado em Florianópolis, Santa Catarina. Fundado em 1º de setembro de 1923, o clube tem como cores o azul e o branco, que estão presentes em seu uniforme e em seu escudo.

A história do Avaí Futebol Clube é marcada por participações em diversas competições nacionais e estaduais. O clube já conquistou títulos importantes, como o Campeonato Catarinense, do qual é um dos principais vencedores, com 18 títulos e 28 decisões disputadas, e a Série C do Campeonato Brasileiro. Além disso, o Leão da Ilha também possui uma Copa Santa Catarina. No Campeonato Catarinense, o Avaí foi o primeiro campeão em 1924, garantindo sua hegemonia nos primórdios do futebol catarinense.

Além disso, o Avaí já teve participações na elite do futebol brasileiro, competindo na Série A do Campeonato Brasileiro em várias temporadas. Entre suas principais rivalidades locais, destaca-se o clássico Avaí x Figueirense, um dos mais tradicionais de Santa Catarina. Apesar de não possuir o maior número de vitórias, o Time da Raça ostenta a maior goleada do clássico de Floripa, um sonoro 11x2 em 1938. Além do Figueirense, o Avaí também tem rivalidade com outros gigantes do estado, como Joinville e Criciúma.

O Time da Raça é o detentor da melhor campanha de um time de SC no Brasileirão, com uma sexta colocação em 2009, liderada por Marquinhos Santos, o maior jogador da história do clube. O Avaí chegou na semifinal da Copa do Brasil em 2011 e na Quartas da Sulamericana em 2010, dominando o cenário do futebol catarinense durante esse período.

O Avaí é o clube com maior número de torcedores entre os clubes do estado, com pouco mais de meio milhão de torcedores.

 

Joinville Esporte Clube

Fundado em 1976, o Joinville dominou o futebol catarinense desde a sua fundação, nascido das cinzas do esquecido América de Joinville, até metade dos anos 1980, ganhando 9 títulos nesse período, sendo o único octacampeão consecutivo no estado.

Nessa época, o Joinville garantiu seu maior feito, vantagem em todos os clássicos estaduais, superando com certa folga Criciúma, Avaí, Figueirense e Chapecoense. Além das conquistas estaduais, o JEC também foi campeão das séries B e C do Brasileirão. Após a conquista da série B em 2014, o Joinville entrou na pior fase de sua história, sendo rebaixado na lanterna em 2015, e ano após ano, caindo mais divisões, chegando a deprimente situação de estar sem série para jogar, retornando apenas esse ano, a série D do Brasileirão.

O JEC possui um dos estádios mais modernos do estado, a Arena Joinville, e está entre as cinco maiores torcidas do estado, mesmo em má fase.

Seu grande craque, é o ex meia Nardela, multicampeão com o clube.

 

Figueirense Futebol Clube

O Figueirense Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro com sede em Florianópolis, Santa Catarina. Fundado em 12 de junho de 1921, o clube possui as cores preto e branco em seu escudo e uniforme.

A história do Figueirense é marcada por participações em competições estaduais e nacionais. O clube já conquistou diversos títulos, incluindo o Campeonato Catarinense, que surge como maior campeão ao lado do seu rival Avaí. A maior rivalidade do estado, ocorre entre os dois times da capital, Figueirense e Avaí, com o time do Estreito tendo uma leve vantagem de três jogos, neste que é um confronto centenário.

Além disso, o Figueirense já teve participações em diversas divisões do futebol brasileiro, incluindo a elite, competindo na Série A do Campeonato Brasileiro em várias temporadas, sendo a equipe catarinense com maior tempo de permanência na série A. O Figueira chegou perto de conquistar uma Copa do Brasil, sendo vice para o Fluminense em 2007, perdendo em casa, no Orlando Scarpelli, por 0x1.

Seu maior ídolo, é o jogador Fernandes, autor de mais de 100 gols pelo Furação, atuando na era dourada do alvinegro. Em questão de torcida, o Figueirense disputa a primeira posição com o Avaí, beirando entre 450 e 500 mil torcedores.

 

Criciúma Esporte Clube

O Criciúma Esporte Clube postula entre os maiores times d Santa Catarina. Fundado em 13 de maio de 1947, o clube tem como cores o amarelo, preto e branco em seu escudo e uniforme, nascido a partir do extinto Comerciário.

A história do Criciúma é marcada por participações em competições estaduais e nacionais. O clube já conquistou diversos títulos importantes, incluindo o Campeonato Catarinense, do qual é um dos principais vencedores, e a Copa do Brasil, em 1991, a maior conquista de sua história, derrotando a poderosa equipe do Grêmio. No ano seguinte, o Tigre continuou indo além, chegando as quartas da Libertadores, caindo apenas para o Campeão São Paulo. Nesse período dourado, ninguém mais ninguém menos do que Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, futuro pentacampeão com o Brasil, treinava o tricolor.

O Tigre também retém uma série B e C, além de 12 títulos estaduais, sendo o terceiro maior campeão, atrás apenas da dupla da capital. Seus maiores rivais são Avaí e Joinville, com destaque para o Joinville, com quem já decidiu diversas finais de Catarinense.

A briga para maior ídolo do clube, fica entre os ícones de 1991 Alexandre, Roberto Cavalo e Grizo, e o atacante Éder, herói de três títulos estudais, e acessos a série A.

 

Associação Chapecoense de Futebol

A Associação Chapecoense de Futebol é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Chapecó, Santa Catarina. Fundado em 10 de maio de 1973, o clube tem como cores o verde, o branco e o grená em seu escudo e uniforme.

A história da Chapecoense é marcada por um crescimento notável, tendo se destacado principalmente nas últimas décadas. O clube conquistou vários títulos estaduais, incluindo o Campeonato Catarinense, e obteve grande visibilidade nacional ao alcançar a Série A do Campeonato Brasileiro.

Um dos momentos mais marcantes da história da Chapecoense ocorreu em 2016, quando a equipe estava indo disputar a final da Copa Sul-Americana, mas o trágico acidente aéreo na Colômbia resultou na perda de muitas vidas, incluindo jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes.

Mesmo após a tragédia, o time se reergueu e seguiu como protagonista do futebol catarinense, conquistando títulos estaduais e o brasileirão série B. Por outro lado, a Chape tem a pior campanha da história do Brasileirão, concebida em 2021, caindo com apenas 15 pontos, e adentrando em uma das piores crises de sua história.





1.366 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page