Seja bem vinda, nação do Lar da Cultura POP. Hoje nos reunimos mais uma vez, para contemplar uma lista feita por um dos nossos seguidores. O escolhido da vez, é o seguidor Guilherme, um aficionado por cinema e cultura pop, com uma lista bastante voltada para antigos astros das décadas de 1970 e 1980, e muitos ´´futuros pós apocalípticos´´.
5. Bruce Lee
O ator sino-japonês, Bruce Lee, não somente foi um dos maiores atores de ação de todos os tempos, como também, reconhecido no mundo todo pelo seu talento para as artes marciais, chegando a criar o seu próprio estilo de combate, o Jeet Kune Do.
Bruce protagonizou diversas obras ao longo de sua carreira, abaixo, estaremos citando as principais.
Dragão Chinês
Chen (Bruce Lee) deixa a China para viver na Tailândia, ao lado de seu tio. Ambos encontram emprego começam a trabalhar em uma fábrica de gelo, onde um criminoso conhecido como Dragão Chinês, comanda o tráfico de drogas na região. Chen havia se mudado, justamente para evitar conflitos e não precisar mais usar suas habilidades, no entanto, a situação lhe obriga a quebrar sua promessa e enfrentar para confrontar o Dragão.
Na reta final do filme, temos uma luta de 7 minutos entre o protagonista e seu inimigo, que para muitos é a melhor luta de Bruce nos cinemas, com golpes tão rápidos, que nem mesmo a tecnologia podia acompanhar. Ele começa levando vantagem, mas o adversário apela para o uso de armas brancas, chegando a arrancar sangue de Chen, mas o tiro sai pela culatra, quando o mesmo é desarmado, e tem sua própria faca fincada no peito, acabando com seu reinado criminoso.
Mesmo com o baixo orçamento, ´´Dragão Chinês´´ obteve uma bilheteria de 50 milhões de dólares, consagrando Lee e se tornando um de suas obras mais aclamadas.
Operação Dragão
O filme mais bem avaliado de Bruce. Lee é um investigador, contratado para se infiltrar em um torneio proposto pelo vilão, Han. Han está envolvido com o tráfico da droga Ópio, motivo de conflitos entre chineses e britânicos em séculos passados.
Han inicia um torneio de batalhas mortal, onde Lee adentra, protagonizando diversas cenas grandiosas de ação.
Caminho do Dragão.
O épico crossover entre Bruce Lee e Chuck Norris, dois ícones de ação dos anos 1970. Bruce interpreta o artista marcial Tang Lung, que tenta defender o restaurante de sua família, das ameaças da máfia local.
Após expulsar os bandidos, Tang treina seus amigos, para que também possam se defender. Após várias e várias tentativas, a máfia contrata Colt (Chuck Norris), o campeão mundial de karatê, para eliminar Lung. Lee e Norris, protagonizam uma grande (em todos os sentidos) cena de batalha, com mais de 10 minutos de luta, que acaba com a vitória de Tang Lung, e a morte de Colt.
4. Travis Bickle
Travis Bickle é o protagonista do filme "Taxi Driver", do grande diretor, Martin Scorsese.
Travis é um ex militar, extremamente perturbado, que decide trabalhar como motorista de táxi durante a noite na cidade de Nova York.
Travis Bickle se revolta em relação à sociedade, e sua solidão o leva a desenvolver uma visão distorcida do mundo ao seu redor. Ele se torna obcecado por uma jovem prostituta chamada Iris e decide salvar a jovem desse meio.
Progressivamente, Travis Bickle se sente cada vez mais isolado e perturbado, passando a nutrir sentimentos violentos e vingativos. Ele adquire armas de fogo e planeja assassinar um político corrupto e seu guarda-costas.
No clímax do filme, Travis Bickle inicia um massacre em um bordel, mas sua tentativa de assassinato é interrompida. Ele é ferido, mas acaba se tornando uma verdadeira lenda para várias pessoas, por lutado contra as injustiças da sociedade, ao mesmo tempo que é taxado como um completo louco, por outros.
3. Max Rockatansky
Max é um ex-policial, vivendo em um mundo pós apocalíptico, protagonizando tanto os três filmes originais de Mad Max, como também o reboot da série em 2015. No primeiro longa, Rockatansky atua como uma espécie de justiceiro, que após ter sua família morta por uma gangue chamada ´´The Acolytes´´´, embarca em uma jornada para vingar suas mortes, trocando seu nome para Mad Max. As cenas de ação com carros, arrepiam até os dias de hoje, sendo bastante fluídas e com poucos cortes, algo notável para a época (apesar de ter seus momentos de tosqueira), tendo em vista o orçamento baixo da produção. .
A premissa de futuro pós apocalíptico, ainda não havia sido explorada, ideia que só seria adotada a partir do segundo filme, em uma tentativa de afastar a obra da realidade.
Sua primeira aparição na obra, é em uma perseguição ao piloto Night Rider, que acaba sofrendo um acidente fatal, devido ao pavor que a presença de Max lhe causou.
Nos filmes 2 e 3, ele passa a não se importar com mais nada, estando completamente desesperançoso quanto ao futuro. E é justamente no segundo filme, que temos o vilão Humungus, que se tornou famoso anos mais tarde, por parecer um cospobre de Jason Voorhees, mesmo que tenham aparecido antes do vilão do slasher passar a utilizar esse visual.
2. Rorchach
A primeira aparição do personagem, foi na primeira edição da revista Watchmen, em 1986. Joseph Kovacs é um anti-herói, sem poderes, perito em desvendas mistérios. Alguns de seus traços se assemelham aos de Batman, no entanto, sua brutalidade vai muito além, torturando e matando criminosos sem dó nem piedade.
Watchmen
Joseph teve uma infância traumática, sendo criado por uma mãe prostituta, que o agredia constantemente, e lhe tratava como um verdadeiro lixo. Nas ruas, Kovacks aprendeu a se defender, respondendo as agressões de outros jovens, com o dobro de violência. Certo dia, quando estava completamente possesso, Joseph chegou a morder o rosto de um dos valentões que o atormentavam, o ferindo gravemente, algo que mudaria sua vida drasticamente. O descaso de sua mãe e seus atos de violência, acabam por leva-lo a um orfanato, onde além de se aperfeiçoar nas artes marciais, ele também demonstra aptidão para a religião, algo que seria um combustível para fazer justiça.
Já adulto, Joseph adota a identidade de Rorschach, resolvendo crimes, e prendendo os criminosos, sem tirar suas vidas. O ponto de virada, que transformou um justiceiro de princípios, em uma verdadeira máquina de matar criminosos, foi quando ele capturou um assassino, que havia molestado e assassinado uma menina, e entregue seu corpo aos cães. O criminoso implora que Rorschach o prenda, mas o justiceira o mata sem piedade, pois para ele, bandidos vão pra cadeia, mas cachorros como aquele, mereciam a morte.
Ele foi membro da equipe Watchmen por muitos anos, mesmo não se dando muito bem com muitos dos membros. Após a criação das leis que proibiram a atuação de super heróis, Rorschach é um dos poucos que continua ativo, e assim que o Comediante é assassino misteriosamente, embarca de cabeça na investigação, mesmo que seus colegas não o apoiem. Ao lado de Coruja, ele descobre que o culpado, era ninguém, ninguém menos, que o homem mais inteligente do mundo, Ozymandias. O plano do vilão era justamente focar a atenção das massas para a morte do Comediante e a saída do Dr, Manhattan da terra, e distraí-los do iminente conflito nuclear. Kovacs se revolta, e estava decidido a denunciar seu plano as autoridades, mas acaba sendo morto pelo Dr. Manhattan.
Relógio do Apocalipse
O detetive também marca presença em outro grande arco da DC, ´´O Relógio do Apocalipse´´ de 1992. No entanto, o manto de Rorschach seria usado por um homem até então desconhecido, chamado Reggie. O plano de Ozymandidas foi um fiasco, e a guerra final entre Rússia e Estados Unidos estava mais próxima do que nunca, e a única esperança de impedir o fim do mundo, é encontrar o Dr. Manhattan. É nessa Hq, que vemos o poder colossal de Manhattan, quando confronta legiões de super heróis, batendo sem nenhuma dificuldade, pesos pesados como Flash, Shazam, Mulher Maravilha, Supergirl e muitos outros, e temos a oportunidade de ver Batman e Rorschach, atuando lado a lado.
1. Snake Plissken
Protagonista do clássico ´´Fuga de Nova York´´, de 1981, dirigido pelo notório criador da franquia Halloween, John Carpenter. Snake (Kurt Russell) vive em um futuro pós apocalíptico (Mais um nesse estilo), onde o governo Norte-Americano, em uma medida para reduzir a alta taxa de criminalidade do país, transforma Nova York em uma superprisão (algo que me lembra vagamente do jogo Batman: Arkham City). Tudo corria ´´bem´´, até que o avião do presidente John Harker (me lembra o personagem Jonathan Harker do livro ´´Drácula´´), acaba caindo no meio da cidade. Sem saída, as autoridades decidem convocar Snake Plissken, um militar experiente, que lutou pelos Estados Unidos, em uma fictícia Terceira Guerra Mundial, contra a União Soviética. Porém, Snake era um criminoso, e acabou sendo preso na cidade-prisão, mas, se aceitasse embarcar na missão de salvar o presidente, poderia ter seus crimes perdoados, e como um incentivo a mais, os militares colocaram explosivos em suas artérias, que detonariam após determinado tempo. Durante o longa, vemos o desprezo de Plissken diante das hipocrisias do país, principalmente após o resgate de Harker, quando em seu discurso, ele despreza totalmente todos que morreram para salva-lo. O filme segue o padrão dos clássicos de ação dos anos 80, com protagonistas Badass, tiros, porradria e tudo mais, algo que serviu de inspiração para produções futuras, como os jogos da franquia ´´Metal Gear´´.
Após o sucesso do filme, e a boa recepção do personagem, outras obras foram feitas com seu nome, com até mesmo a Marvel, lançando uma série em quadrinhos do personagem em 1997. Em 2003, John Carpenter decidiu reviver o personagem em uma nova minissérie em quadrinhos,
Nos cinemas, Russell voltou a entrar na pele do personagem, para o filme ´´Fuga de Los Angeles´´, onde Snake deveria recuperar um disco perdido capaz de controlar diversos satélite na cidade de Los Angeles que agora, era um estado separado dos EUA, e assim como no original, o agente tem sua vida posta em jogo pelo governo, que lhe infecta com um vírus que o matará em 10 horas.
Snake recupera o disco, mas sabendo das intenções errôneas do governo com esse poder, lhes entrega uma caixa falsa, e utiliza o disco para desativar os satélites.
Comentários