Os anos 80 foram o auge dos desenhos e séries infantis, com as produções mais marcantes da história, que marcaram uma geração, e até hoje mantém a sua importância. E hoje, vamos falar um pouco sobre os melhores desenhos dessa década, Caverna do Dragão, He-Man, Thundercats e muitos outros.
Caverna do Dragão
Talvez o mais famoso dessa lista. Lançado em 1983, Caverna do Dragão foi desenvolvida pela CBS, e teve um total de 3 temporadas, com 27 episódios ao todo.
Nessa série, acompanhamos um grupo com seis jovens, Eric, Hank, Diana, Presto, Bobby e Sheila, sendo levados para outra dimensão por uma montanha russa. Nessa dimensão, existem diversas criaturas mágicas, e o grupo passa a ser guiado por um ancião conhecido como Mestre dos Magos. Esse personagem em específico é bastante polêmico, por aparentemente querer ajudar os garotos a voltar para casa, mas nunca realmente dá uma dica eficiente para isso, enquanto usa os jovens para resolver os problemas do planeta e confronta seu grande inimigo, o Vingador, seu próprio filho.
Além das ações duvidosas do velho mago, temos também o personagem mais inútil das séries, o unicórnio uni. Em mais de uma ocasião, o animal fica preso em algum lugar ou é capturado, forçando os heróis voltarem para salvá-lo, deixando de voltar para casa.
Como toda a boa série dessa época, nossos personagens têm diversos poderes e armas mágicas, como Presto com seus poderes mágicos, e Eric (o mais chato do grupo) com seu escudo mágico.
He-Man
O meu desenho favorito. He-Man e os Defensores do Universo, é uma série da Mattel, para aumentar a própria venda de brinquedos, lançada em 1983, com 2 temporadas e 130 episódios. Além da própria série, o universo de He-Man se entende, tendo também a série de She-Ra, a irmã de He-Man, com o qual compartilha alguns episódios.
He-Man é um herói do planeta de Eternia, tendo o dever de proteger o Castelo de Grayskull, das forças de Esqueleto, um antigo inimigo do planeta, que deseja os poderes do castelo para conquistar Eternia e derrubar o rei Randor. A identidade secreta do herói, é a de príncipe Adam, filho do rei, e um homem bastante desastrado e covarde, assim como seu Tigre, Pacato. Porém, assim que ele levanta a sua espada, Adam se torna o homem mais poderoso do universo, e Pacato se torna o poderoso Gato Guerreiro.
A série é bastante repetitiva, mas ao mesmo tempo muito criativa, com muita magia e personagens divertidos, o que manteve esse desenho vivo através das décadas.
Thundercats
Criada pela Rankin/Bass, os Thundercats é uma série de aventura estreada em 1985, ficando mais de cinco anos no ar, com 4 temporadas e 130 capítulos. Nessa história, acompanhamos um grupo de Thunderianos composto por Lion-O, Panthro, Tygra, Cheetara, Willy Kat, Willy Kit, Lynx-O e Bengali., fugindo do ataque de um planeta inimigo, fugindo em uma nave rumo ao Terceiro Mundo.
O grupo entra em capsulas de hibernação, já que a viagem levaria muitos anos, mas o que eles não esperavam, é que a hibernação na retardaria o seu envelhecimento, e quando finalmente chegam ao seu destino, já estão bem mais velhos. Nesse novo planeta, eles embarcam em diversas batalhas contra espécies nativas daquele planeta, cultivando vários amigos e inimigos.
O grande vilão da série, é Mumm-Ra, um ser milenar extremamente poderoso, que aparentemente possui o segredo para a vida eterna.
Tartarugas Ninja
Outro desenho que eu assisti, apesar de ter visto mais a série de 2012. O desenho foi feito pela Murakami-Wolf em 1987, durando até 1993, 194 episódios e 10 temporadas.
A história desses 4 irmãos é bastante conhecida, mas nessa história tínhamos fatos um tanto diferentes. Splinter era um mestre do clã do pé, que deixou o grupo após ser expulso, viajando rumo a Nova York. O velho mestre passa a viver nos esgotos da cidade, onde encontrou quatro pequenas tartarugas envoltas em um líquido radioativo. Após o contato com esse líquido, o homem foi tomando a forma de um rato gigante, enquanto as tartarugas tomavam uma forma humana, conseguindo até mesmo se comportar como um.
Com o tempo, esses 5 se tornaram uma família, e Splinter lhes deu os nomes de quatro artistas do renascimento, Raphael, Michelangelo, Leonardo e Donatello, e treinou todos eles nas técnicas ninjas.
Anos depois, o antigo colega de Splinter, Oraku Saki, chega na cidade com o clã do pé, agora sobre a alcunha de Destruidor, para trazer o terror para a cidade que nunca dorme.
Smurfs
Os Smurfs nasceram em 1981, criado pelo famoso estúdio Hanna-Barbera, responsável pela criação de outros famosos desenhos, como Scooby Doo. Os Smurfs são pequenos seres azuis, que habitam uma pequena vila, sendo liderados pelo velho Papai Smurf.
O grande vilão da série, é o mago Gargamel, que faz de tudo para destruir os anõezinhos, aparentemente sem um motivo claro.
A série se encerrou em 1989, após 9 temporadas e 256 episódios. Após a série original, muitas outras surgiram, e até mesmo filmes foram feitos.
Garfield
Para encerrar a nossa lista, nada mais justo do que citar o famoso gato Garfield. Garfield é um gato doméstico extremamente preguiçoso, que vive dando trabalho ao seu dono Jon, e tem a companhia do cão Odie.
A série começou em 1988, com cerca de 6 anos de duração, 121 episódios e 7 temporadas, sendo outro desenho super relevante, que marcou sua geração, e as outras depois dela, e esse é justamente o espírito de todos os desenhos que citamos. Mesmo com tramas bobas e muitas vezes furadas, os seus personagens, músicas e clichês, os tornaram eternos, sendo levados de pai para filho até os dias de hoje.
Comments