O universo de Harry Potter é repleto de bruxos poderosos, tanto bons, quanto maus. Ao longo dos milênios, vários bruxos e bruxas foram corrompidos pela magia negra, atingindo níveis de crueldade nunca antes vistos, alguns talvez, tão malignos quanto Lorde Voldemort, e serão sobre esses bruxos que falaremos hoje.
Lorde Voldemort
Voldemort é considerado o maior bruxo das trevas de todos os tempos, com muitos se recusando a pronunciar seu nome. Tom passou toda a sua infância em um orfanato após a morte de sua mãe, Merope Gaunt. Aos 12 anos, ele foi levado a Hogwarts por Alvo Dumbledore, então professor de Transfiguração da escola. Em Hogwarts, Tom era adorado por alunos e professores, tanto por sua grande inteligência quanto por sua beleza. No entanto, por trás dessa fachada, ele estudava artes das trevas, com foco especial nas horcruxes, uma magia estritamente proibida, capaz de dividir a alma de um bruxo e armazená-la em um objeto ou ser vivo. Em 1943, Tom abriu a Câmara Secreta, causando verdadeiro caos na escola.
Após concluir seu último ano em Hogwarts, Tom tentou obter o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas com o diretor Armando Dippet, mas foi recusado. Ele também recebeu várias propostas para trabalhar no Ministério da Magia, que ele igualmente rejeitou. Em vez disso, Tom começou a trabalhar na loja Borgin & Burkes, no Beco Diagonal, uma loja suspeita, onde ele começou a criar suas horcruxes e a assassinar diversos bruxos e até mesmo trouxas, dando início à Primeira Guerra Bruxa. Agora conhecido como Voldemort, ele e seus Comensais da Morte espalharam medo e morte por toda a Europa.
Voldemort voltou a Hogwarts para novamente pedir o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, dessa vez a Dumbledore, que, assim como Dippet, recusou seu pedido, ciente das verdadeiras intenções do bruxo. Furioso com a recusa, Voldemort amaldiçoou o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, e desde então, nenhum professor conseguiu ocupar a posição por mais de um ano.
Algum tempo depois, Voldemort soube, por meio de seu fiel seguidor Severo Snape, sobre uma profecia feita por Sibila Trelawney, que dizia que um garoto nascido no final de julho seria o responsável por sua destruição. Esse garoto era Harry Potter. Sabendo disso, Voldemort foi até Godric’s Hollow para matar os Potter. O bruxo das trevas conseguiu matar Tiago e Lílian, mas, devido a uma magia antiga lançada por Lílian, ele foi impedido de matar Harry. O feitiço lançado por Voldemort ricocheteou e o destruiu, deixando-o sem corpo e vivo apenas pelas partes de sua alma preservadas nas horcruxes.
Depois de muitos anos tentando criar um novo corpo, Voldemort finalmente conseguiu, através de um ritual que envolvia o sangue de Harry Potter. Com o retorno de seu corpo, a Segunda Guerra Bruxa começou e só terminou quando Voldemort teve suas horcruxes destruídas e foi definitivamente morto por Harry Potter durante a Batalha de Hogwarts.
Gellert Grindewald
O bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos, Gellert Grindelwald, nasceu em uma família extremamente preconceituosa em relação aos mestiços e trouxas, e cresceu com os mesmos princípios.
Grindelwald estudou no Instituto Durmstrang, um colégio bastante liberal em relação às artes das trevas, mas mesmo assim, o bruxo acabou sendo expulso, por ser considerado extremo demais até para eles. Durante seu tempo em Durmstrang, Gellert foi um aluno extremamente talentoso e muito interessado em história, especialmente nas Relíquias da Morte. Sua busca pelas Relíquias o levou até Godric's Hollow, onde conheceu seu melhor amigo e amante, Alvo Dumbledore.
Dumbledore compartilhava muitos dos ideais de Gellert, desejando reunir as Relíquias da Morte e se revelar aos trouxas, governando-os. O famoso bordão de Grindelwald ("Pelo Bem Maior") foi criado por Alvo. Aberforth Dumbledore, irmão de Alvo, descobre a trama de seu irmão com Grindelwald e confronta ambos. Grindelwald ataca Aberforth e inicia um rápido confronto contra Dumbledore. Quando os três disparam seus feitiços ao mesmo tempo, eles ricocheteiam, e um deles atinge e fere a irmã de Alvo, Ariana, matando-a.
Agora como um criminoso, Gellert permaneceu nas sombras até descobrir a localização da Varinha das Varinhas, que estava nas mãos de Gregorovitch, um artesão de varinhas. Grindelwald o assalta e se torna o novo mestre da varinha mais poderosa de todos os tempos. Mais poderoso do que nunca, Gellert começa a reunir uma legião de seguidores fanáticos e cometer diversos crimes por toda a Europa.
O senhor do mal se infiltrou no Ministério da Magia dos EUA para localizar Credence Barebone, um obscurial extremamente poderoso, sob o disfarce de Percival Graves. O vilão é impedido e preso por Newt Scamander, mas escapa pouco depois, partindo rumo a Paris, onde reencontra Credence para usá-lo contra Dumbledore. Reunido com seus aliados e Credence, Grindelwald começa uma campanha política, desejando se tornar o Ministro Supremo da Magia, conseguindo se inocentar de todos os seus crimes anteriores. Nesse momento, ficamos sabendo que Gellert possuía um pacto de sangue com Dumbledore, que impedia que os dois duelassem. No final, o plano de Grindelwald é frustrado por Dumbledore, e o pacto de sangue entre eles é quebrado. Em 1945, Dumbledore e Grindelwald travam seu último confronto, que acaba com o bruxo das trevas derrotado e preso em Nurmengard, uma prisão feita por ele mesmo para aprisionar trouxas. Gellert permaneceu preso até 1998, quando foi morto por Lorde Voldemort, aos 115 anos.
Morgana Le Fay
Considerada por alguns como a bruxa da trevas mais poderosa de todos os tempos. Morgana foi uma poderosa bruxa da idade média, governante do reino de Avalon, meia irmã do famoso Rei Arthur e arqui-inimiga do bruxo mais poderoso da antiguidade, Merlim.
Morgana foi uma animago, além de uma habilidosa curandeira. Uma teoria que cerca a personagens, é de que seria ela a responsável por criar a maldição da morte, também conhecida como Avada Kedavra. Uma vez sendo uma curandeira, ela por vezes não era capaz de salvar seus pacientes, e para evitar uma morte sofrida, ela os eliminava de maneira indolor, com um feitiço que desativava o sistema nervoso da vítima. Claro, não temos nada oficial, já que existem teorias que apontam que os criadores das três maldições imperdoáveis, seriam os irmãos Peverrel, do Conto dos Três Irmãos.
Seu maior feito, foi duelar em pé de igualdade, em um duelo que marcou a história da magia, onde ela acabou derrotada.
Herpo, o Sujo
O criador das horcruxes, a mais obscura das magias das trevas. Herpo viveu na Grécia Antiga, e além da ofidioglota, ele era um imenso conhecedor das artes das trevas, sendo capaz de desenvolver uma horcrux, uma magia obscura, baseada em cometer um assassinato, para fragmentar uma parte de sua alma para introduzir em um objeto ou ser vivo, garantindo que enquanto ele existir, sua vida estará resguardada mesmo que seu corpo seja destruído, algo que Voldemort utilizou quando seu corpo foi destruído pelo bebê Harry Potter.
Obviamente, em algum momento seu corpo foi destruído, e já que não se tem nenhuma informação quanto a destruição de sua horcrux, ele possivelmente continua vivo, como um espírito errante, nem vivo nem morto, menos que um fantasma, vivendo um sofrimento eterno.
Salazar Sonserina
Salazar Sonserina nasceu por volta de 976, em uma família de sangue puro, crescendo com um grande preconceito contra mestiços e trouxas. Durante a juventude, Salazar se tornou grande amigo de Godric Grifinória e, mais tarde, fundou Hogwarts ao seu lado.
Sonserina era um bruxo extremamente poderoso, conhecido como Língua de Cobra, por ser um ofidioglota. Salazar defendia que apenas bruxos de sangue puro deveriam ter o direito de estudar magia, algo que seus amigos discordavam, optando por selecionar apenas esses bruxos para a sua casa. Isso desencadeou uma grande briga, que resultou na saída de Sonserina.
Antes de deixar o castelo, o bruxo deixou um basilisco colossal escondido em uma das câmaras, profetizando que, em algum momento, um de seus herdeiros o despertaria, trazendo a fúria do monstro contra todos os impuros da escola. Esse herdeiro era Tom Riddle, da família Gaunt. Ele abriu a câmara em duas ocasiões, espalhando o terror por Hogwarts. O basilisco foi morto por Harry Potter, e a câmara secreta foi selada em definitivo.
Além disso, o medalhão usado por Salazar acabaria se tornando uma das horcruxes de Voldemort.
Ekrizdis
Ekrizdis (nome maravilhoso de escrever) foi um bruxo das trevas britânico, responsável pela criação dos Dementadores e do castelo de Azkaban. Ele foi um pesquisador, ocultando a ilha do resto do mundo com sua magia, e atraindo trouxas até ela, fazendo os mais sombrios experimentos de magia negra com eles. Com sua morte, os feitiços que cercavam a ilha foram desfeitos, e o Ministério da Magia Britânico pode enfim localizar a ilha.
Azkaban estavam enfeitada de seres fantasmagóricos e sem vida, que ficaram conhecidos como Dementadores, (acreditasse que o próprio Ekrizdis se tornou um deles, e o restante eram os trouxas que ele corrompeu). Eles eram praticamente imortais, e estavam famintos. Destruir a ilha não era uma opção, já que isso atrairia essas criaturas para os lares bruxos, então, foi decidido que uma prisão seria construída para abrigar os piores bruxos das trevas, e assim, garantindo alimento constante para os Dementadores.