O cinema ao longo da sua história, nos mostrou criaturas incríveis, dignas do ápice da criatividade humana. Hoje, vamos conhecer alguns dos maiores monstros da sétima arte, obviamente, não baseados em tamanho, mas sim em sua importância e qualidade.
Godzilla
Chamado originalmente de Gojira, Godzilla foi criada em 1954 no Japão, como uma representação do medo dos japoneses em relação as armas nucleares e a guerra. A origem dos monstro varia de versão para versão, já que possui mais de 30 filmes, em algumas, ele é uma criatura vinda da Terra Oca, um mundo povoado inteiramente por monstros, em outras, é um ser nascido de explosões nucleares, como no caso da obra original.
Nesse primeiro filme, o monstro de mais de 50 metros, é uma verdadeira máquina de destruir, varrendo cidades inteiras, com sua força e suas rajadas atômicas, sendo praticamente imune a tiros, bomba e etc. Ao longo dos anos, os filmes foram moldando a imagem do monstro, não como um vilão, mas sim como um defensor da humanidade, contra outras criaturas realmente malignas, como seu maior inimigo, Kingdora. O auge do personagem, foram seus crossovers com seu rival norte americano, King Kong, ao qual venceu em ambas as oportunidades.
A cada filme, o monstro foi se tornando maior, tendo a sua maior versão, aparecendo no filme Godzilla vs Kong, com 120 metros de altura.
Frankenstein
Um dos monstros mais conhecidos de todos os tempos, saindo diretamente do conto de Mary Shelley. A criatura apareceu pela primeira vez em 1931 em ´´Frankenstein´´, através do lendário ator Boris Karloff, sendo criada pelo cientista louco, Henry Frankenstein. Henry tinha o sonho de ter o poder de Deus, de criar vida, e trazer os mortos de volta. Por isso, ao lado de seu servo Igor, Henry juntou pedaços de diversos corpos, e colocou um cérebro defeituoso no corpo resultante, criando uma criatura irracional, que foi trazida a vida com energia elétrica de alguns relâmpagos. A criatura consegue escapar, e espalha o terror, até ser queimada viva pelos moradores da cidade, coisa que a deixou fora de combate por um tempo.
Boris permaneceu no papel do monstro por mais dois filmes, A Noiva de Frankenstein e o Filho de Frankenstein. Bela Lugosi e Lon Chaney Jr também fizeram o papel do monstro em sequencias futuras. O personagem foi bastante sucateado ao longo dos filmes, sendo completamente secundário e sem personalidade, tendo seu desenvolvimento apenas em seus dois primeiros filmes. Em bombas como ´´Frankenstein conhece o Lobisomem´´, o personagem literalmente só aparece em ação nos últimos cinco minutos (Sim, eu contei), para literalmente se matar, se afogando na areia movediça, transformando a criatura em um simples brutamontes sem personalidade e inteligência.
King Kong
Criado em 1933, o lendário King Kong ganhou vida através de uma tecnologia pouco usada no cinema atual, o Stop Motion. O gorila vivia na terrível Ilha da Caveira, lar de diversas feras consideradas extintas a anos. Um grupo de pesquisadores vai até a ilha, e acaba se deparando com o monstro, que desenvolve um interesse inexplicável pela jovem Ann Darow, e a sequestra. Com o tempo, ela percebe que o monstro não é mal, mas não consegue convencer o resto de sua equipe disso, quando eles a resgatam e capturam o monstro. Carl Denham, comandante da expedição, leva o macaco até Nova York, colocando o monstro como uma verdadeira atração de teatro. No entanto, o monstro foge, captura Ann, e destrói tudo que vê pela frente, chegando a subir até o topo do Empire State. Os caças do exercito metralham a fera, a matando.
Dali para frente, King Kong viria a aparecer em diversos outros filmes, enfrentando diversos outros monstros. No Monsterverse, seu ápice foi confrontar Godzilla, e matar o poderoso Mecagodzilla.
A Bolha
Um dos maiores sucessos do cinema trash, bombando em 1988. Assim como os palhaços espaciais, a Bolha é um invasor de outro mundo, chegando à Terra através de um meteoro, que vai se espalhando pela cidade e consumindo as pessoas.
A ameaça se espalha, e as força militares são chamadas para intervir, mas não conseguem impedir tamanho poder. A única forma de deter a vilã, foi a congelando em um caminhão de sorvete e a lançando em um mar de gelo.
A Mosca
Protagonista de um dos filmes mais nojentos de todos os tempos, Seth Brundle era um cientista brilhante, que estava desenvolvendo uma máquina, capaz de tele transportar matéria de uma máquina até outra. Enquanto testava pessoalmente sua máquina, ele não percebeu que do outro lado, havia entrado uma mosca, e quando a máquina foi ativada, ambos os corpos se fundiram, transformado Seth, pouco a pouco, em uma verdadeira aberração.
Mesmo com seu corpo em plena deterioração, o cientista fez de tudo para se recuperar, mas ao final, ele se vê obrigado a implorar para que sua namorada, Veronica, acabe com a sua vida com uma espingarda, e ela o faz.
A Coisa
Uma criatura a qual existência transcende quase o tempo de vida do universo, a Coisa ou It, existe desde sempre, e se alimenta do medo e da alma das pessoas, principalmente crianças. Em certo momento, a criatura se instalou na cidade de Derry, onde atraia as crianças, aumentando seu poder através do medo delas, para assim poder mata-las. Sua primeira queda, quando um grupo de adolescentes, conhecido como ´´Clube dos Perdedores´´, liderados por Bil Denbrough, mataram a criatura pela primeira vez. Após décadas, o palhaço retornou, para se vingar daqueles que o derrotaram, e chegou perto, mas acabou morto em definitivo, quando os Perdedores conseguem destruir sua forma definitiva, esmagando seu coração.
A criatura cósmica nasceu da mente de Stephen King, e teve três adaptações para o cinema, sendo uma delas uma versão indiana de baixíssimo orçamento. As versões conhecidas pelo grande pública, são a série unificada de 1990, e os dois filmes de 2017 e 2019, onde temos o ótimo ator Bill Skarsgård, interpretando a entidade.
Alien
Os Aliens são criaturas hospedeiras, como podemos ver no primeiro filme, quando um deles sai do estômago do tripulante Kane, e rapidamente cresce, matando toda a tripulação, menos Helen Ripley, que conseguiu jogar o alienígena no espaço. Em Aliens, o Resgate, Helen descobre que ainda existem muitos desses animais, e se vê obrigada a extermina-los, gerando um dos melhores filmes de todos os tempos.
Os Aliens já protagonizaram um crossover com a raça dos predadores, em filmes de qualidade no mínimo questionável.
Comments