Amácio Mazzaropi reuniu dezenas de vilões marcantes durante as suas dezenas de filmes, e nessa pequena lista, vamos contar um pouco da história dos verdadeiros maiores vilões do cinema.
Vaca Braba
Vilão interpretado por Roberto Duval, Vaca Braba é o arqui inimigo de Mazzaropi no filme ´´Jeca Tatu´´, onde o personagem deseja se casar com a filha do Jeca, Marina. O caipira sabia que Vaca não era boa pessoa, e mesmo com medo de sua reação, negou seu pedido, e lhe expulsou a tiros de sua casa.
Possesso, Vaca Braba começa a cometer diversos crimes, e acusar o Jeca por todos eles, chegando a agredir o filho de Giovanni, dono das terras onde o caipira vive. Após várias mentiras, Giovanni atiça fogo na casa de Jeca, lhe obrigando a deixar suas terras, a vingança do farsante estava completa. Porém, uma mulher havia flagrado todos os seus crimes, e conta a Jeca, que ao lado do filho de Giovanni, confronta Vaca Braba, e dá uma bela surra no bandido.
João Bigode
João Bigode é um ladrão que assola Vila do Céu, enquanto se passa pelo padre da região. Devido a intensa corrupção da cidadezinha, a polícia pouco faz para detê-lo, e após a morte do Xerife, ele mesmo nomeou o novo chefe de polícia, Inácio Pororoca. O homem era um desajeitado chefe de correio, e todos diziam que ele rapidamente seria morto, porém, João Bigode mal sabia que estava cavando a própria cova.
Inácio inflama a população contra os criminosos, e os enfrenta de peito aberto, chegando a descobrir que João era o padre. Antes que o vilão fosse entregue as autoridades, ele consegue fugir, e Jeca é colocado como mentiroso. Mais uma vez, o defensor de Vila do Céu captura o farsante, e lhe fantasia como o notório criminoso, e todos finalmente veem que ele é culpado. João resiste junto com sua gangue, e provoca a maior batalha que aquela cidade já viu, onde a população deixou o medo de lado, e os confrontou até o último homem, acabando com seu império de crime. João é preso por Inácio, e jogado na cadeia pro resto da vida.
Dona Dionisia
Dona Dionisia teve um caso com Poluído na juventude, mas foi superada pela atual esposa do mesmo, e após a morte de seu marido rico, decide retornar ao sertão, e usar todos os seus recursos para conquistar Jeca, para se vingar de sua antiga rival. O filme deixa implícito, que talvez a senhora não seja aquilo que se imagina. A história toda se baseia na criação da lei do divórcio, algo contra os princípios de Bíblicos, e em certos momentos, Dionisia é retratada como o próprio Diabo, quando tenta Poluído em uma noite chuvosa.
A vilã usa de várias artimanhas para convencer Poluído, como matar um homem, e acusar o filho do caipira pelo crime. No final, todas as suas investidas dão errado, e tanto ela quanto o advogado falso que ela contratou para implantar a lei do divórcio na cidade, são desmascarados.
Seu Leão
Seu Leão e seus filhos mandavam e desmandavam na fazenda onde seu Fufunca trabalhava ao lado dos Japoneses, matando e extorquindo tudo e todos que cruzassem seu caminho. Certo dia, Jeca e seus companheiros, decidem abrir uma cooperativa, para se livrar de Leão de uma vez por todas. O velho se irrita, e sequestra a mulher de Fufunca, e forja o sua morte para assustar o homem. Jeca salva sua esposa, e espera o momento certo para derrubar o criminoso, e ele surge justamente no casamento do filho do mesmo com Liu. Leão queima todo o vilarejo, e acusa os japoneses pelo crime, reunindo toda a população para lincha-los. No entanto, a situação se inverte, quando Fufunca se aprova da situação para contar todos os podres do homem diante da população, que o espanca. Pouco depois, o antigo coronel acaba preso, já que o prefeito foi até a cidade grande, denuncia-lo por todos seus crimes.
Coronel Arnaldo
Pra finalizar, vamos para um dos vilões mais cruéis que o Jeca já enfrentou. Arnaldo encobriu por anos o abuso de seu filho contra Eulália, filha de Gumercindo. Desse abuso, nasceu Paulinho, ao qual a mãe teve que cuidar sozinha, sem nenhuma ajuda do pai rico.
Arnaldo matou a todos que se opuseram a ele em suas terras, chegando até mesmo a sequestrar Paulinho, para forçar Gumercindo a ficar quieto. No entanto, sua máscara caiu quando seu próprio capataz se apaixonou por sua filha, e após a recusa do coronel em permitir o casamento, o homem matou seu filho a sangue frio.
No entanto, o próprio Capataz foi ao tribunal se entregar, devolver Paulinho a sua mãe, e denunciar os crimes de seu chefe diante de todos naquela sessão, acabando com sua vida de crime.
Comments