Em nosso primeiro post exclusivo de terror, iremos relembrar os maiores assassinos do gênero slasher, que estourou na década de 1980, trazendo diversas informações sobre os personagens e a sua importância para o gênero.
Para fazer aquela propaganda marota
Jason Voorhees
Jason, o grande protagonista da saga ´´ Sexta Feira 13´´, é provavelmente o maior personagem do Slasher, e um dos maiores personagens do cinema, se tornando um verdadeiro ícone popular.
Jason surgiu em meio a grande leva de filmes slasher dos anos 80, iniciada por Halloween em 1978, e acabou se tornando um dos maiores ícones da cultura pop mundial.
Jason era um jovem deficiente, que morreu afogado no acampamento Crystal lake, o que fez com que a mãe do garoto, Pamela Voorhees, fizesse um chacina no local como vingança. Porém a mulher acaba sendo morta por uma campista sobrevivente, chamada Alice Hardy, o que resulta no retorno inexplicável de Jason. Que a partir dali, mataria qualquer um que pisasse no acampamento, começando pela assassina de sua mãe.
O personagem de Jason teve dois momentos bastante distintos, durante os 12 filmes da franquia. Nas partes 2-4, vemos a versão humana do assassino, já nas partes 6-12, vemos uma versão zumbi do personagem, após ele ser acidentalmente ressuscitado por Tommy Jarvis, explicando sua aparente imortalidade e super força. E além de seus filmes solo, Jason também confrontou Freddy Krueger em um crossover em 2003, onde saiu vitorioso, em uma luta bastante manipulada pelo roteiro.
Michael Myers
O percursor dos assassinos slashers, junto a Leatherface, Michael Myers, o grande vilão da saga ´´Halloween´´ se tornou um ícone do terror, onde o assassino é retratado como o mal encarnado, e com uma grande áurea de mistério. Onde não sabemos se ele é um humano, ou um ser sobrenatural. Michael começou sua vida de crimes, logo aos 6 anos de idade, quando matou sua irmã na noite de halloween, e foi internado no sanatório smith grove. Myers ficou sobre os cuidados do Dr. Samuel Loomis, que afirmou que o jovem era o mal em pessoa, e não havia salvação para ele. 15 anos depois, Michael escapa do sanatório, e inicia uma onda de assassinatos em sua cidade natal (Handofield), afim de matar a jovem, Laurie Strode. E a partir dessa histórias, 3 continuidades foram
Porém, essa não é a única origem do personagem, pois em 2007, um remake da franquia foi lançado, sobre a direção de Rob Zombie. A origem do personagem, é explicada através de uma infância traumática e uma família desestruturada, onde Michael mata sua irmã e seu padrasto, e acaba sendo internado por sua mãe. Loomis tenta de tudo para salvar Michael, mas o garoto se afundava a cada dia, até acabar atacando uma enfermeira diante da sua mãe, fazendo a mulher tirar sua própria vida. E obviamente, ao chegar na fase adulta, Myers propõe um massacre no sanatório, e volta a Handonfield.
Chucky
Criado em 1989, por Don Mancini e Tom Holland (Não é o Homem Aranha) para o filme ´´O Brinquedo Assassino´´, Chucky ou Charles Lee Ray, é um dos assassinos mais inovadores do cinema, sendo um boneco assassino, algo que seria copiado em muitos filmes nos anos seguintes.
Charles Lee Ray, era um assassino em série conhecido como ´´ Estrangulador de Lakeshore´´. Que em uma noite, foi abandonado por seu parceiro durante uma fuga da policia, e acaba baleado pelo detetive Mike Norris, mas consegue se esconder em uma loja de brinquedos. Antes de morrer, Ray transfere a sua alma para um boneco da linha Good Guy e consegue escapar.
Pouco depois, Chucky acaba caindo nas mãos do menino Andy Barclay, e vê no garoto a oportunidade de conseguir um novo corpo. Após fazer várias vítimas. Chucky é finalmente confrontando por Andy e sua mãe, que com a ajuda do detetive Norris, conseguem eliminar o Brinquedo Assassino.
Como toda a franquia Slasher, Brinquedo Assassino teve diversas sequencias, com Chucky chegando a participar de 8 filmes, e alguns especiais. Mesmo com a proposta caricata, Chucky marcou o cinema de terror, com sua personalidade única, com muito humor mórbido e agressividade, trazendo uma essência especial para o personagem.
Em 2023, o Boneco Assassino recebeu sua própria série, que já conta com três temporadas, onde o vilão age de maneira mais bem humorada, abandonando quase por completo a seriedade que a série se propôs a ter nos seus primórdios.
Leatherface
Leatherface foi criado em 1974, no clássico do terror ´´O Massacre da Serra Elétrica´´, um dos primeiros filmes Slashers da história, que ao lado de Halloween, fundaram o gênero no cinema.
O assassino mascarado foi inspirado em alguns assassinos reais, como o monstruoso Ed Gein, que também serviu de base para Norman Bates. Leatherface e sua família, vive em uma casa isolada no Texas, armando armadilhas nas estradas, para atrair vítimas para se alimentarem, ou até mesmo, fazer moveis e roupas com partes de seus corpos.
A franquia ´´Massacre da Serra Elétrica´´, é bastante irregular, com um intervalo de 12 anos entre o primeiro e o segundo filme. A saga tem um total de 9 filmes, com o ultimo sendo lançado pelo Netflix em 2022. Todos os filmes menos o original, receberam críticas bastante negativas, o que acaba distanciando a franquia das outras grandes sagas do Slasher.
Ghostface
Criado em 1996, Ghostface foi o grande vilão da franquia Pânico, construída por Wes Craven.
Ghostface já teve diversas identidades, que mudam a cada filme, o que dificulta a sua análise individual, por isso, faremos uma análise mais geral.
O personagem foi criado, como uma espécie de caricatura de outros assassinos do slasher (principalmente Michael Myers), brincando com os clichês dos gênero, e criando um personagem completamente inovador.
A saga Pânico é bastante regular, com nenhum de seus 5 filmes, sendo considerado um desastre, e sempre mantendo os principais atores no elenco.
Freddy Krueger
Criado por Wes Craven em 1984, Freddy Krueger foi um dos personagens mais inovadores do terror, nascido em meio a uma avalanche slasher nos anos 80. Com as franquias Sexta Feira chegando ao seu quarto filme, e Halloween chegando ao seu terceiro.
Freddy Krueger era um assassino de crianças na cidade de Springwood, que após ser queimado vivo pela população da cidade, realiza um ritual com os demônios dos sonhos, se tornando assim um deles. Nos anos seguintes, Freddy iria espalhar o terror sobre os filhos das pessoas que o queimaram, as torturando em seu sonhos, até finalmente mata-las. Sua vítima mais famosa, foi a jovem Nancy Thompson, que conseguiu derrotar Freddy no primeiro filme, porém foi assassinada pelo serial killer no terceiro filme.
Diferente de outras franquias do horror, a saga ´A Hora do Pesadelo´ foi muito mais regular que as suas concorrentes, tanto em público quanto em crítica, chegando ao 7 filmes, e um remake em 2007.