Nessa nova série, vamos viajar ao longo da história do cinema, conhecendo as melhores obras cinematográficas ao longo das décadas, começando pelas produções centenárias de década de 1920. Para definir as obras da lista, vamos nos basear nas notas da crítica, na relevância história e na bilheteria obtida por elas.
Nosferatu-1922
Outra obra do expressionismo alemão, Nosferatu é uma releitura da obra ´´Drácula´´ de Bram Stoker, lançada em 1922. A trama é praticamente idêntica ao livro de Stoker, apenas alterando os nomes. Hutter (Jonathan Harker) viaja até a Transilvânia, onde conhece o conde Orlok (Drácula), que deseja comprar uma casa em Wisborg, em frente a de Hutter. O jovem corretor sofre nas mãos do vampiro milenar, até o mesmo viajar para sua nova casa, e consigo trazer uma onda sem fim de morte, ao espalhar Peste Negra pelas ruas de Wisborg.
O alvo principal de Orlok, era Ellen (Mina Murray), mulher de Hutter, que ao ser atacada pelo lorde das trevas, consegue distrai-lo por tempo suficiente, para que o monstro moribundo morra, queimado até as cinzas pelos raios solares da manhã.
Sabendo desse plágio, a mulher do escritor decidiu processar a produtora do longa (que faliu logo depois do lançamento do filme), forçando suas cópias a serem destruídas, no entanto, algumas cópias conseguiram escapar da fogueira e levaram o clássico através dos anos.
Gabinete do Doutor Caligari-1920
Outro clássico dos anos 1920. O Gabinete do Doutor Caligari, trás a história do maníaco doutor e seu comparsa Cesare, ao qual utiliza como atração de circo, por ser sonâmbulo. Além do show, Cesare também realiza previsões do futuro, geralmente sobre quando alguém morrerá, e assim que a hora chega, o próprio realiza a execução.
Um homem chamado Francis, suspeita das reais intenções do Doutor e seu comparsa, e decide investiga-los, descobrindo a sua trama assassina. Cesare se apaixona, e tentar raptar a donzela Jane para si, mas acaba morto pela polícia, e pouco depois, as autoridades ficam cientes do experimentos doentio de seu mestre, e lhe prendem. Ao final, temos uma ambiguidade, pois vemos Francis, em um sanatório, ao lado de Jane e Cesare, nos fazendo duvidar se tudo que vimos é verdade, ou apenas algo nascido de uma mente perturbada.
Esse sucesso do expressionismo alemão, é uma obra inovadora para o terror, e conta com uma produção impecável para os padrões da época, com uma arte confusa e criativa.
A Carruagem Fantasma-1921
A obra sueca de 1921, retrata a história de Edit, uma Freira que está prestes a morrer, e deseja encontrar um bêbado chamado David, que conhece uma lenda sobre o pós vida. De acordo com ele, a última pessoa a morrer em cada ano, seria responsável por dirigir a carruagem da morte no ano seguinte, até ser substituído. David acaba morrendo, e vemos sua alma deixar o corpo, e ser levada por seu amigo morto, George, o último ser humano a morrer no ano anterior.
Ao longo do filme, os dois espíritos revisitam momentos de sua vida, com diversas reflexões interessantes, e cenas extremamente bem produzidas para sua época. Além de ser considerado um verdadeiro clássico cult, o filme conta com uma nota de 8 de 10 no IMDB, algo ótimo para uma obra de mais de 100 anos de história.
Metrópolis-1927
Mais uma obra alemã nessa lista, que se encontra como um dos melhores filmes de todos os tempos. A trama se passa em 2026, próximo da realidade que vivemos hoje. Na trama, a colossal cidade Metrópolis, é constituída inteiramente por arranha-céus, em um visual que serviu de referências para vários quadrinhos e filmes nos anos seguintes, inclusive a cidade Metrópolis de Superman, que também é recheada de prédios enormes e modernidade.
A obra faz uma crítica social, colocando os ricos como governantes displicentes da grande cidade, enquanto os trabalhadores que garantem o funcionamento da metrópole, são totalmente descartáveis.
O visual mais marcante, é a da robô Maschinenmensch, criada por um cientista chamado Rotwang, que criou a máquina baseada em sua esposa Hel, no intuito de substitui-la. Esse personagem é considerado um dos maiores efeitos especiais da sua época, e também serviu de base para obras futuras.
Em questão de importância histórica, essa é provavelmente a maior obra dessa lista.
O Médico e o Monstro
Esse monstro não faz parte do universo dos monstros, mas é um dos maiores clássicos do horror clássico, e foi referenciado no filme ´´Van Helsing´´ ao lado de Drácula, Lobisomem e Frankenstein.
O Dr. Jekyll era um grande cientista, que estuda questões da personalidade urbana, do lado bom e ruim do homem, achando que seria capaz de controlar isso através de um soro. Após tomar esses químicos, Jekyll liberta seu lado maligno, o Dr. Hyde, um monstro deformado, que entre suas maldades, é capaz até mesmo de matar. Para deter Hyde, Jekyll se suicida com medicamentos, e acaba com o rastro de sangue do seu alter ego.
O Garoto
"O Garoto" é um filme icônico dirigido, escrito e estrelado por Charlie Chaplin. Lançado em 1921, é considerado uma das obras-primas do cinema mudo e um dos filmes mais importantes da carreira de Chaplin.
A história gira em torno de um vagabundo, interpretado por Chaplin, que encontra um bebê abandonado nas ruas e decide cuidar dele. O garoto cresce ao lado do vagabundo em uma relação afetuosa e cheia de desafios. Juntos, eles enfrentam dificuldades financeiras, preconceito social e tentam sobreviver em uma sociedade desigual.
"O Garoto" é um filme que combina comédia, drama e emoção de uma forma magistral. Chaplin demonstra sua habilidade única em mesclar humor físico e gestual com momentos de profunda sensibilidade e humanidade. A relação entre o vagabundo e o garoto é retratada de maneira comovente, explorando temas como amor, paternidade e redenção.
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