Amácio Mazzaropi foi um dos maiores cineastas da história da sétima arte no Brasil, com mais de 20 filmes lançados durante sua carreira, que se estendeu de 1952 até 1979. Hoje, vamos passear pela história do cinema nacional, comentando os melhores filmes do lendário Jeca, meu personagem favorito da franquia.
O Grande Xerife
Inácio Pororoca, é o chefe dos correios de Vila do Céu, uma cidade pequena, tomada pelo crime e corrupção. O criminoso João Bigode, mata o delegado, e o prefeito, decidido a se livrar de vez de Inácio, coloca o velho para assumir o cargo, mesmo que ele não tenha nenhuma experiência.
Mesmo com os apelos de sua filha para que ele desistisse, o novo Xerife entra de cabeça na missão, e só iria descansar quando acabasse com João Bigode. João, estava disfarçado como padre na cidade, roubando o dinheiro doado pelos cidadãos para a construção de igreja.
Por fim, o Jeca desmascara o criminoso em frente a toda a cidade, e um imenso tiroteio começa entre os moradores e a gangue. Após muito chumbo, o Xerife rende João, e salva Vila do Céu, sendo condecorado como delegado da cidade para sempre.
Chofer de Praça
Um dos primeiros sucessos do ator. Zacaria a sua mulher se mudam para São Paulo, deixando sua vida de campo para viver na cidade grande. Ele fez isso para poder ajudar seu filho Raul, a se terminar seus estudos na faculdade de medicina. Sem conseguir achar emprego, Zacaria se torna Chofer, utilizando um carro horrível.
Por vir de outra região, e ser extremamente pobre e mal instruído, o novo Chofer se tornou motivo de piada entre seus colegas, sofrendo todo o tipo de humilhação, apenas para ajudar seu filho. Porém, Raul se mostrava extremamente orgulhoso, e não queria ser ligado com seus pais pobres, chegando a mentir o dia da sua formatura, para que eles não fossem.
De saco cheio, ele e sua mulher decidem voltar para o campo, deixando todo o dinheiro que conquistaram com seu trabalho nas mãos de seu filho, para que ele possa abrir seu consultório, mesmo que ele não valorize a maneira humilde com a qual eles conseguiram o dinheiro.
Jeca Tatu
Baseado em uma obra de Monteira Lobato, Jeca Tatu trás a história de Jeca e Jerônima, que tentam a todo o custo defender sua filha (Marina) de Vaca Brava, um vaqueiro mal encarado que insiste em se casar com ela. Ao mesmo tempo, Jeca desenvolve um rixa com seu vizinho Giovanni, um italiano dono de terras, cujo o filho (Marcos) também está interessado na filha de Jeca.
Depois de mais uma recusa do pai da sua amada em deixa-lo casar com ela, Vaca Brava começa a roubar galinhas, agredir pessoas, e queimar casas, ligadas a Giovanni, e colocar a culpa em Jeca, se aproveitando da raiva de ambos um pelo outro. Para se vingar, Giovanni incendia o rancho de sapê de Jeca e expulsa sua família de suas terras.
Tatu e sua família viajam sem rumo pelas estradas de chão do sertão, tentando achar o caminho de Brasília, onde iria ajudar nas obras da nova capital. Porém, acaba se deparando com o deputado Felisberto, que em troca de 2000 votos, iria bancar a construção de um belo sítio para Jeca e sua família. O plano da certo, e ao mesmo tempo, Dona Baratinha, um mulher apaixonada pelo caipira, acaba contando a todos o que realmente havia acontecido em todos aqueles crimes, dizendo que foi Vaca Brava que os cometeu e incriminou o velho. Marcos e Jeca encurralam o bandido na bar da vila, e lhe dão uma surra, acabando com o problema.
Por fim, Jeca e sua família ganham uma linda casa, cheia de gado e galinhas para criar, tornando o caipira em um poderoso Coronel.
Casinha Pequenina
Casinha Pequenina, além de uma clássica história de família do sertão, também faz um mergulho pela história brasileira, retratando o período da escravidão. Chico é um dos serviçais de Pedro, o coronel da região. O Jeca faz o possível para se manter distante de Pedro e sua família, devido ao histórico criminoso deles, ocultado pelo seu poder e dinheiro. No entanto, seu filho, Nestor, se apaixona por Ester, filha de Pedro.
O pai faz o possível para impedir que seu filho se envolva com a família do coronel, mas o jovem estava decidido, e nem sequer convidou seus pais para a cerimonia. Pouco depois, um capataz de Pedro, mata Ester, e a culpa recai sobre Chico, que acaba preso, e sua família, expulsa das terras do coronel. Mais tarde, Nestor descobre a verdade, e prende o criminoso. Arrependido e sozinho, Nestor parte em busca de seus pais, e juntos, retornam a sua antiga casinha.
Comentarios