top of page

OS MEUS 5 ANIMAIS SELVAGENS FAVORITOS

Atualizado: 23 de set. de 2022

Em um rascunho completamente aleatório, vamos trazer os meus animais favoritos!!! Teremos apenas carnívoros, em maioria felinos, o que torna a lista pouco variada, mas, a vida é assim, então bora.


 

5. Leopardo

Uma espécie que está presente em quase todo o planeta, marcando presença na Africa, Asia e partes da América, o Leopardo é um dos caçadores mais versáteis e eficientes da natureza. Nessa lista, iremos nos aprofundar apenas no Leopardo Africano. Essa espécie mede cerca de 2 metros de comprimento, e 70 cm de altura, com um peso de 90 kg, habita as selvas, savanas e desertos da Africa, sendo geralmente um animal solitário, tendo companhia apenas nos primeiros anos de suas vidas, ao lado de suas mães, ou em época de acasalamento.

Por não ser um caçador de grande porte, e não contar com a ajuda de grandes grupos como Leões e Hienas, o Leopardo se tornou um predador bastante estratégico e oportunista, se limitando a caça de animais menores, como javalis, veados, gazelas e macacos, geralmente os caçando durante a noite. Para evitar embate com outros predadores, o Leopardo desenvolveu uma grande habilidade de escalar árvores com maestria, podendo levantar até três vezes o seu próprio peso até as copas das árvores.

Muitos confundem o Leopardo com a nossa Onça Pintada, e realmente existem muitas semelhanças entre os dois animais, porém, é possível diferenciá-los facilmente. A Onça possui um corpo muito mais robusto que o Leopardo, além das pintas das feras brasileiras, possuírem pintas ainda menores no interior de suas rosetas, e os Leopardos não.



 

4. Leão

Considerado por muitos, o Rei dos Animais. O Leão é o animal selvagem mais adorado pelas pessoas, de acordo com diversas pesquisas.

Os Leões habitam as regiões da África subsaariana e partes da Índia. Um Leão Africano pode pesar até 200 Kg, 2,10 de comprimento e 1,10 de altura, sendo o predador terrestre mais poderoso do continente africano, e mesmo com esse porte, o Leão é capaz de atingir os 80 km/h.

O grande trunfo dos Leões, são os seus grandes bandos, podendo chegar aos 40 membros, embora isso seja muito raro. Esses bandos são caçadores extremamente eficientes, geralmente comandados pela Leoa alfa em caça, podendo derrotar animais como Girafas, Búfalos, Hipopótamos e até mesmo filhotes de elefantes. Os Leões caçam na maioria das vezes, no cair da noite, já que devido ao clima quente, passam boa parte do dia dormindo.

Os Leões possuem uma rivalidade com as Hienas, canídeos carniceiros que vivem em grandes grupos, e tem a mesma dieta que os felinos, chegando até a assassinar filhotes de Leões, para acabar com seus rivais, o que gera um ódio mutuo entre as duas espécies, mas em um confronto justo, as Hienas não tem chance contra o Rei dos Animais.

Devido a sua bela pelagem, os Leões são extremamente caçados, algo que com o passar dos anos, exterminou boa parte dos Leões no planeta, deixando a espécie em risco de extinção, estando protegidos somente nas reservas florestais.

Abaixo, vamos deixar um vídeo espetacular, onde um grupo de Leões derrota uma girafa gigantesca.



 

3. Lobo Cinzento

O Lobo Cinzento, é a maior e mais feroz espécie de Lobo, nativo da Asia, América do Norte e partes da Europa, o Lobo é uma criatura muito adaptável a diversos biomas, sejam eles frios ou quentes. Os Lobos Cinzentos podem pesar até 80 kg no máximo, medindo 1 metros de comprimento e 80 cm de altura.

Os Lobos operam em matilhas, grupos de Lobos que podem chegar a até 35 membros, apesar de serem formadas geralmente por 9 ou 10 lobos. Unidos, essas matilhas são capazes de caçar grandes presas, como veados e bisões, e se defender de ataques de predadores maiores, como o urso. Esses animais realizam a comunicação entre si, e alertam outros animais próximos, através do seu uivo característico, marca registrada dessa espécie.

A pelagem do Lobo, é bastante importante, o mantendo isolado do frio constante e a diversas danos físicos, o que torna o Lobo um dos animais mais resistentes e implacáveis da natureza.

Por estar espalhado por várias regiões do planeta, os Lobos muitas vezes se encontram com os seres humanos, e conflitos acabam ocorrendo, geralmente quando os Lobos atacam os animais dos fazendeiros, o que gera uma caça por parte do homem, o que, somado com a absurda caça esportiva, deixou essa espécie de Lobo com um grande risco de extinção.


 

2.Guepardo

O animal terrestre mais rápido do mundo. O Guepardo ou Cheeat, foi o meu animal favorito por muitos anos.

O Guepardo é um felino de médio porte, pesando até 72 kg, medindo 94 cm de altura e 1,5 de altura, que tem como grande vantagem, a sua velocidade absurda de 130 km/h, o que o ajuda tanto na caça, quanto na fuga de outros predadores, já que o Guepardo não possui muita força física, uma mordida pouco potente, e garras sem corte, já que são os únicos felinos com garras não retrateis.

Os Guepardos são naturais das grandes planícies da África, o que favorece o estilo de movimentação do felino, mas também podem ser encontrados na Asia, em alguns casos, no topo de montanhas.

Assim como seu primo Leopardo, a Cheeat geralmente é um animal solitário, com exceção de alguns grupos de machos, tendo sigo registrados grupos com até 5 integrantes.

Um grande problema dos Guepardos solitários, é a rivalidade com outros carnívoros, como Hienas e Leões, que superam o Guepardo em força e números, e muitas vezes, conseguem roubar o alimento do gato veloz, e algumas vezes, devoram seus filhotes.



 

1. Tigre

O Imperador dos Animais. O Tigre Siberiano é o maior felino terrestre, chegando aos 3 metros de comprimento e 1,20 m de altura, além de pesar até 300 kg. A subespécie indiana, chamada Tigre de Bengala, é um pouco menor que seu parente da Sibéria, porém, ainda é o segundo maior felino existente.

O Tigre é um caçador solitário, nativo da índia e algumas regiões da Rússia, apesar de já ter vivido em alguns locais da América do Norte, mas devido a caça intensa a esse animal, principalmente para a coleta da sua bela pelagem listrada, o animal acabou sendo extinto daquela região, e hoje em dia, é uma das espécies mais ameaçadas do mundo, com cerca de 4 mil espécimes em natureza.

O Tigre, sem dúvida é o felino mais poderoso do nosso tempo, sendo capaz de abater Ursos, Veados, Búfalos, Gauros, Elefantes e até Leões, completamente sozinho, mas também é capaz de se contentar com macacos, cobras e até mesmo cupins. Sendo um caçador extremante calmo e efetivo, atacando de surpresa, e eliminando seu adversário com poucos golpes, com a ajuda de suas garras potentes, e de sua mordida devastadora, que é a segunda mais forte entre os felinos, ficando atrás apenas do Onça Pintada, acompanhada de uma resistência absurda a danos.

O Tigre também é um caçador muito versátil, se adaptando a biomas bastante distintos, de ricas florestas, até desertos de neve, tendo capacidade de nado espetacular, conseguindo abater crocodilos dentro da água. Outro ponto forte desse felino, é a sua velocidade, podendo atingir até 65 km/h, além de ter uma ótima qualidade de escalada e alcançar até 9 metros em um único salto. Sua eficiência é tão grande, que a espécie chegou a ser utilizada como animal de caça por alguns humanos.

Como citamos anteriormente, os Tigres são capazes de matar Leões, mesmo que não habitem o mesmo local, diversos confrontos entre os dois felinos já foram registrados, seja em cativeiro ou em duelos em ringues, e na maioria das vezes, o Tigre sai vitorioso. O primeiro embate registrado entre as duas feras, data do final dos anos 1800, na Índia, onde um governante indiano realizou um embate entre os dois animais, apostando tudo na vitória do Leão, que acabou morto pelo Tigre, trazendo um prejuízo enorme para o homem.

E para encerrar a lista com chave de ouro, vamos deixar um pequeno clipe do filme ´´The Big Cage´´, de 1933, onde um Tigre e um Leão se confrontam em uma épica batalha.



70 visualizações9 comentários

Posts recentes

Ver tudo

©2022 por Lar Da Cultura POP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page