top of page
Foto do escritorCanal Cultura POP

Os Personagens Favoritos dos Seguidores

Atualizado: 3 de out.

Fala nação, enfim voltamos a postar no Lar da Cultura POP! Após problemas técnicos, por fim retornamos a ativa, e dessa vez, com mais uma lista construída por um de nossos seguidores, dessa vez, o agraciado será o recém chegado Kevin! A lista dele é bastante focada em super-heróis de DC e Marvel.

 

Wolverine

O ano era 1974, e a Marvel vinha vendendo muito bem no Canadá, porém, não tinha nenhum personagem relevante naquele país. Então, em Incrível Hulk 180, surgiu James Holwlett, o Wolverine, nome baseada em um pequeno carnívoro chamado Carcaju, que apesar de pequeno, é extremamente violento, algo que combina perfeitamente com o personagem.

Com suas garras de Admantium e seu fator de cura, ele foi enviado pelo governo Canadense, para deter Hulk e o Wendigo, que estavam duelando através do país, assim travando seu primeiro duelo com o Gigante Esmeralda, que se tornou um dos seus maiores rivais nos quadrinhos.

O mutante entrou para os X-Men em 1975, quando os escritores decidiram adicionar personagens de diversos países a sua revista, como Noturno e o próprio James. Sua origem foi explicada apenas em 1991. O Mutante nasceu em 1892, já com seu fator de cura, e acabou fazendo perto do experimento Arma-X, que injetou Admantium em seu sangue, em um procedimento doloroso e brutal, que somente alguém com seu fator de cura poderia suportar. A partir daí, James se tornou um verdadeiro animal, e saiu matando pessoas desenfreadamente, até ser encontrado por um casal que o acolheu, lhe devolvendo sua humanidade e lhe introduziram a Tropa Alfa, equipe que ele fez parte antes de ir para os X-Men.

 

Batman

Movido pelo sucesso de Superman, a National Comics (futura DC) precisava criar novos personagens a altura do Homem de Aço, e ficou a cargo do jovem desenhista Bob Kane, criar esse tal personagem. Durante uma festa, Kane conheceu o quadrinhista Bill Finger, que decidiu ajuda-lo nessa missão. O herói da dupla seria um vigilante da noite, sombrio e brutal, reunindo traços dos justiceiros Zorro e Sombra, e do assassino fictício, o Morcego. O nome de Bruce Wayne, foi criado pela junção dos nomes do Rei Escocês Robert Bruce, e do general inglês Anthony Wayne.

O Homem Morcego teve a sua primeira aparição, em Maio de 1939, na revista Detective Comics #27, um dos maiores marcos da história dos quadrinhos. Na edição chamada ´´Caso do Sindicato dos Químicos´´, já somos apresentados a Bruce Wayne e Comissário Gordon, e quando Gordon é avisado sobre um crime em uma fábrica de químicos, somos apresentados ao Cavaleiro das Trevas, que entra em ação, combatendo os criminosos, chegando a matar um deles, revelando um dos fatos mais chocantes sobre essa primeira versão do herói, ele não tinha nenhum remorso quanto aos criminosos, os matando brutalmente e chegando a utilizar armas de fogo.

Com o sucesso estrondoso das primeiras edições, no ano seguinte, Batman recebeu a sua revista solo, que teve um sucesso tão grande quanto a Detective Comics. O Cruzado Encapuzado chegou ao Brasil em 1940, na edição 7 da revista O Lobinho, com o nome do alter ego do herói deixando de ser Bruce Wayne, e se transformando em Bruno Miller, e Gotham City se transformando em Riacho Doce (kkkkk).

Um fato bastante desconhecido e triste sobre a criação do personagem, foram as discussões internas entre Bill Finger e Bob Kane, com Kane se autoproclamando o único criador do Batman, levando todos os direitos da criação do personagem. Mesmo que Finger tivesse participação ativa na criação das histórias, seu nome nunca era colocado. Apenas depois da sua morte em 1974, Finger passou a receber um pouco de crédito sobre suas criações.

 

Homem Aranha

Homem Aranha/Peter Parker foi criado em 1962, para a edição número 15 da revista Amazing Comics. A Amazing vinha em uma grande crise, com riscos sérios de ser cancelada, quando o grande Stan Lee, chegou com a ideia de criar um herói adolescente com poderes de aranha, coisa que foi ridicularizada pelo diretor da revista, porém pela falta de opções, acabou sendo concretizado.

Das mentes de Stan Lee e do desenhista Steve Dikto, o Homem Aranha foi desenvolvido para ser um herói do povo, com dificuldades cotidianas. Outra coisa inovadora, foi a figura de Peter Parker ser um jovem, diferente dos heróis experientes tradicionais. Devido a essa identificação popular, a venda da Amazing Fantasy alavancou de forma espetacular, e em pouco tempo, o herói ganhou a sua própria revista, a primeira edição de The Amazing Spider Man, lançou em Março de 1963, o que cimentou o caminho para um dos maiores personagens da história da Cultura Pop.

O visual do herói é bastante marcante, se mantendo quase inalterado na maiorias das obras que vieram posteriormente, uma característica diferente desse traje, e que foi retratado no filme Homem Aranha: Longe de Casa, são as teias debaixo dos braços do Aranha, que servem como uma asa delta, semelhante a capa do Batman.

 

Doutor Estranho

O Mago Supremo, e um dos usuários de magia mais poderosos da Marvel, ao lado da Feiticeira Escarlate e Doutor Destino. Stephen Strange é mais um dos personagens criados pela dupla dinâmica da Marvel, Steve Dikto e Stan Lee, em 1963, dando as caras pela primeira vez na edição 110 de Strange Tales.

Assim como nos cinemas, Strange era um neurocirurgião renomado, mas, extremamente arrogante. Após um grave acidente de carro, ele perde boa parte do controle sobre suas mãos, o que o impede de trabalhar, lhe afundando em uma profunda depressão.

Obstinado, ele buscou uma forma de recuperar suas mãos, acabando por conhecer a Anciã, uma poderosa feiticeira e monge, que além de lhe ensinar tudo que sabia sobre magia, ainda lhe deu belas lições de humildade. Ela sabia que ele estava destinado a se tornar o Mago Supremo, papel que cumpriria muito bem.

Seu poder é sensacional, sendo capaz de derrotar Wanda sem nenhuma dificuldade, enfrentar Thanos de igual para igual, e deter ameaças cósmicas a nível Dormammu, assim como fez nos cinemas.

 

Doutor Manhattan

Criado por Alan Moore na série Watchmen, Jonathan Osterman deu as caras 1986. Como um brilhante cientista, Osterman acaba preso acidentalmente em uma câmara de testes físicos. Os poderes que perpassaram seu corpo, certamente matariam qualquer um, mas não ele, que por outro lado, recebeu um poder monstruoso, sendo a partir daquele momento, um dos seres mais poderosos do universo DC.

Entre seu leque de habilidades, tem telecinese, teletransporte, semi-oniciência, além de uma resistência quase infinita, já que mesmo tendo seu corpo físico destruído, ele pode rapidamente desenvolver outro. No arco ´´Relógio do Apocalipse´´, Osterman enfrenta uma legião de super-heróis, entre eles, Flash, Shazam, Batman e outros, vencendo todos sem nenhuma dificuldade, sendo Superman, o único que aparentemente poderia ameaça-lo.

Entre os membros do Watchmen, Manhattan é o único com poderes, e talvez por isso, e pela sua compreensão anormal em relação a vida, lhe faz ser o herói mais retraído entre eles. Quando os heróis começam a ser mortos, e o fim do mundo pelas mãos do próprio homem se torna iminente, Manhattan só agiu no final da trama, pois sabia que a sua influência seria decisiva, e por isso, precisava ser acertada.

Por fim, compreende-se que Doutor Manhattan é um peso pesado do maior escalão, mas, muitas vezes, contido pela sua própria mente.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page