Esse promete ser um post polêmico. Os filmes de Harry Potter marcaram uma geração inteira, mas, é inegável que muito material de qualidade, foi cortado em prol de manter os filmes com uma duração de no máximo 2 horas e meia. No entanto, esses cortes levaram consigo, parte importante do desenvovimento de alguns desses personagens, alguns que boa parte dos fãs concorda, e outros que podem dar o que falar.
Dobby
Esse é um caso praticamente unanime. Dobby apareceu pela primeira vez em Câmara Secreta, e nos cinemas, praticamente desapareceu a partir daí. Seu retorno ocorreu apenas em Relíquias da Morte: Parte 1, apenas para ser morto por Bellatrix.
Nos livros, Dobby aparece em todos, e tem uma participação bastante relevante em Cálice de Fogo, servindo de base para Hermione, na criação da F.A.L.E, seu projeto para garantir trabalho digno para os elfos domésticos de Hogwarts.
Seu final é idêntico aos cinemas, sendo morto em defesa de Harry e seus amigos, dando a ele um destino honrado, após um desenvolvimento um pouco mais profundo.
Gina Weasley
Gina Weasley é a cásula da família Weasley, entrando em Hogwarts apenas quando seu irmão Rony já estava no segundo ano. Em Câmara Secreta, Gina é manipulada por Tom Riddle, a cometer vários ataques contra nascidos trouxas em Hogwarts, deixando a escola inteira em pânico, quase forçando seu fechamento.
Pouco antes que Riddle usasse a vida da garota para retomar seu corpo, Harry Potter a salva e destrói o diário de Voldemort, o derrotando pela terceira vez até então. A partir desse momento, Gina passou a nutrir uma grande admiração por Harry, que futuramente se transformaria em amor.
Nos filmes, a personagem é um tanto quanto escanteada, mas nos livros, ela é bastante ativa, principalmente no quadribol, se tornando apanhadora profissional após se formar em Hogwarts. Seu romance com Harry também se desenrola de maneira diferente, ao invés do primeiro beijo do casal ser escondido na Sala Precisa, nos livros, ele ocorre diante de quase todos os estudantes do sexto ano da Grifinória, deixando o ar envergonhado e timído da garota de lado.
Ela fez parte da Armada de Dumbledore, até mesmo durante o regime de Voldemort sobre a escola, onde fez de tudo para complicar a vida dos irmãos Carrow por lá.
Neville
Esse caso vai além do próprio Nevile, tendo em vista que até mesmo seus pais, que possuiam um dos arcos mais dramáticos da saga, também foram deixados de lado. Os filmes deixaram Neville bastante de lado, deixando de contar seu passado com sua avó, de como ele sofreu pela falta de dominio de sua magia, muito por causa do trauma da ´´perda´´ de seus pais.
Sem dúvida, o arco mais relevante de Longbottom que foi descartado, é o passado de seus pais com os Lestrange e Barto Crouch Jr. Esses comensais da morte, enfurecidos com a queda de Voldemort, foram até a casa dos Longbottom em busca de informações, capturando Frank e Alice, e os torturando com a maldição Cruciatus, os deixando loucos. Seu estado mental era tão precário, que eles nem mesmo se lembravam de seu filho.
O casal foi internado no hospital St. Mungus, que visitamos em Ordem da Fênix, que abriga outros bruxos notórios, como Gilderoy Lockchart. Lá, vemos o sofrimento de Neville ao ver seus pais naquela situação.
Vemos mais de sua valentia, quando ele se torna um dos membros mais promissores da Armada de Dumbledore, mostrando que ele não era um idiota como alguns acredtiavam. Durante os eventos de Reliquias da Morte, Neville lidera a resistência contra Voldemort, mesmo sendo constantemente castigado.
Durante a Batalha de Hogwarts, Neville destrói Nagni, acabando com a última parte alma de Voldemort fora de seu corpo, permitindo que Harry Potter o destruísse. Sua avó, que durante a saga sempre criticou seu neto, agora o elogiava, percebendo o quão corajoso era seu neto, assim como seu pai.
Os Marotos.
O pouco que vemos dos Marotos, são seu mapa, que acaba nas mãos de Harry em Prisioneiro de Azkaban, e as lembranças de Snape, em Ordem da Fênix.
Os Marotos foram um grupo formado por Sirius Black (Almofadinhas), Pedro Pettigrew (Rabicho), Remo Lupin (Aluado) e Thiago Potter (Pontas), quatro alunos da Grifinória, que apesar de brilhantes, eram péssimos elementos, aprontando de tudo em Hogwarts, inclusive uma rixa contra o jovem Severo Snape, desde a primeira vez que se encontraram no Expresso de Hogwarts.
Os quatro viviam humilhando Snape, que respondia a altura, chegando a pegadinhas que passaram dos limites, resultando em brigas sérias, uma delas, fazendo que Lilian Potter, o grande amor de Snape, se afastasse dele.
A grande prova do amor desses amigos um pelo outro, foi quando Lupin se revelou um Lobisomem. Ao invés de se afastarem, eles permaneceram ao lado de seu amigo, o abrigavam na Casa dos Gritos em noites de lua cheia, e se tornaram animagos, para poder acompanha-lo. Thiago se tornou um cervo, Pedro um rato e Sirius um enorme cão preto.
Durante a Primeira Guerra Bruxas, um traidor destruiu totalmente essa amizade. Rabicho, o fiel do segredo da localização da casa do Potter, era em segredo, um servo de Voldemort, e lhe revelou onde eles estavam. Após a morte dos Potter, Sirius foi confrontar Rabicho, que matou vários trouxas com um único feitiço e cortou seu dedo na intenção de forjar sua morte. Como único presente na cena do crime, Sirius foi preso, Rabicho viveu seus próximos anos como um rato na família Weasley e Remo permaneceu sozinho.
Além disso, tudo segue como nos filmes, principalmente o reecontro dos três Marotos restantes, em Prisioneiro de Azkaban.
Voldemort
Esse pode ser um pouco surpreendente, mas, após notar tudo que foi cortado sobre Voldemort, principalmente em Enigma do Príncipe, será impossível não concordar.
Aos 12 anos, Tom foi levado a hogwarts por Alvo Dumbledore, professor de transfiguração da escola. Em Hogwarts, Tom era adorado por alunos e professores, seja pela sua grande inteligência ou beleza, porém, por baixo desse disfarce, Tom estudava as artes das trevas, buscando principalmente informações sobre as horcruxes, uma magia estritamente proibida, capaz de transportar a alma de um bruxo para dentro de um objeto ou ser vivo. Em 1943, Tom abriu a Câmara Secreta, criando um verdadeiro caos. Pouco antes, Tom havia indo até Little Hangleton, lar de sua antiga família. Ao chegar, encontra apenas seu tio morinbundo, Morfino. O velho revela que Tom era filho de um trouxa daquela região, deixando o orgulhoso jovem possesso, sem aceitar que não tinha sangue puro. Ele invade a casa de seu pai, e o elimina junto a seus avós, controlando a mente de seu tio para assumir a culpa.
Assim que terminou seu ultimo ano na escola ,Tom tenta conseguir o cargo de professor de defesa contra as artes das trevas, com o atual diretor da escola, Armando Dipet, no entanto foi negado. Tom também recebeu diversas propostas e indicações para o Ministério da Magia, mas o garoto negou. Com isso, o jovem começa a trabalhar em uma loja extremamente suspeita no Beca Diagonal, chamada Borgin e Burkes. Durante esse período, Tom começou a criar as suas horcruxes e assassinar diversos bruxos e até mesmo trouxas, dando início a primeira guerra bruxa, onde o agora chamado Voldemort e seus comensais da morte, trouxeram o medo e a morte pela Europa. Voldemort retornou a Hogwats para pedir a vaga de professor de defesa contra as artes das trevas, para o agora diretor, Alvo Dumbledore, que assim como Dipet, negou o pedido, sabendo as verdadeiras intenções do bruxo. Revoltado com a decisão de Dumbledore, Voldemort amaldiçoou o cargo de professor de defesa conta as arte das trevas, e a partir daquele momento, nenhum professor conseguiu ficar mais de um ano no cargo.
Algum tempo depois, o Lorde das Trevas fica sabendo através do seu fiel comensal, Severo Snape, de uma profecia de Sibila Trelawney, que promete que um garoto nascido no final de Julho, seria o responsável por destrui-lo. Esse garoto, era Harry Potter. Sabendo disso, Voldemort vai até Godrics Hollow, para matar os Potter. O bruxo das trevas consegue acabar com Tiago e Lilian, porém, uma magia antiga feita por Lilian, o impediu de atacar Harry, e o feitiço lançado por Voldemort, se volta contra ele mesmo, destruindo seu corpo, ficando preso a vida, somente pelas partes de sua alma dentro das horcruxes.
Comments